Scroll Top

Profissão

Atenção Primária à Saúde – Princípios, Práticas Médicas da APS, SUS

Eu ainda não tinha tido contato com essa área da Medicina chamada de Atenção primária, mas quando estava vendo a grade curricular do Curso de Medicina da Usp (no qual Felizmente passei pelo vestibular desse ano de 2013!!!) e encontrei essa disciplina já no primeiro semestre. Fiquei interessada e fui pesquisar um pouco mais sobre o assunto, para ver se já aprendia alguma coisa básica…

Compartilho agora com vocês  internautas, um pouco do que depreendi do assunto.. Trouxe alguns conceitos e definições  exemplos de Práticas Medicas de Atenção Primaria e Dicas de Leitura sobre o Tema….

Atenção Primária à Saúde – Parte do Programa de Atendimento do SUS

O que é (Definição) Atenção Primária à Saúde (sigla APS)?

É parte integral do sistema de saúde do país [no nosso caso o SUS], do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde. (Organização Mundial da Saúde, 1978)

Outra definição moderna dessa Estrategia de Atendimento:

Em uma visão ampliada do processo saúde-adoecimento (PSa), as práticas de saúde devem ir além da assistência à saúde de indivíduos, ocupando-se também da atenção à saúde.
 A assistência seria então entendida como um conjunto de procedimentos clínico-cirúrgicos dirigidos a indivíduos, estejam eles doentes ou não. A atenção seria um conjunto de atividades intra e extra-setor saúde (intersetorialidade) que, incluindo também a assistência individual, não se esgota nela, atingindo grupos populacionais com o objetivo de manter a condição de saúde, requerendo ações concomitantes sobre todos os determinantes do PSa (NARVAI, 2008).
Partindo dessa perspectiva ampliada de saúde, podemos entender a atenção à saúde como sendo o campo de  competência do profissional de saúde dentro de um Pronto Socorro, compreendido como complexo e multideterminado (NARVAI, 2008).

 Um dos Objetivos dessa Estratégia de Atendimento Médico é:

“Sugerir que, ao aumentar a orientação dos serviços de atenção primária em direção à resposta das necessidades, tanto das comunidades como dos indivíduos que buscam atenção, a atenção médica primária convencional se aproximará da visão de atenção primária à saúde de Alma Ata [declaração da OMS de 1978] e em direção a uma maior equidade.”

Isso porque quanto maior as desigualdades na distribuição de riqueza em qualquer população, maior serão as disparidades no acesso a Saúde. A APS tem papel importantíssimo para reverter esse quadro, pois tem como Princípios que o Sistema de Atendimento seja:

* Dirigido por por valores de dignidade humana, valendo-se da Equidade, da solidariedade e ética profissional;

* Direcionado para a proteção e promoção da saúde;

* Centrado em pessoas, permitindo que os cidadãos influenciem nos serviços de saúde;

* Baseado no financiamento sustentável e focado na qualidade.

Práticas Médicas da Atenção Primária à Saúde e Importância no SUS

Foto de Atendimento básico SUS

A condição de saúde de uma comunidade é determinada pela interação de fatores como as características  da população (genética e comportamentos), condições ambientais (contexto social e físico), a prática da medicina etc.

Para que a atenção primária otimize a saúde, ela deve enfocar a saúde das pessoas nos vários determinantes de saúde  como no meio social e físico no qual as pessoas vivem e trabalham, ao invés de focar apenas na enfermidade individual. 

A APS apresenta um conjunto de funções, que combina atividades clínicas (diagnostico e exames, por exemplo) com serviços de prevenção, orientação e reabilitação da comunidade, no sentido de maximizar a saúde e o bem-estar, melhorando o atendimento do SUS.

APS na Grade curricular do Ensino Médico…

Em parceria com programas do SUS (Sistema Único de Saúde) diversas instituições de Ensino superior da área da Saúde oferecem em sua grade curricular a disciplina de Atenção Primaria, Saúde da Família e similares.

A matéria do primeiro semestre do curso de Medicina da Usp tem como objetivos propiciar aos alunos a vivencia a Estratégia de Saúde da Família (ESF) como modalidade de assistência à saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS, com foco na população de abrangência do ESF e no reconhecimento dos problemas da comunidade. Outras Faculdades como a Santa Marcelina (FASM) também apresentam essa vertente curricular. 

Programa Saúde da Família

Dicas de Livros – Biografia para Estudos sobre Atenção Primária à saúde….

Atenção Primária: equilíbrio entre as necessidades de saúde, serviços e tecnologia, autora Bárbara Starfield, editado pela Unesco e Ministério da Saúde,2004.

Relatório da OMS- Cuidados de Saúde Primários> Agora mais que nunca. 2008.

Brasil. Ministério da Saúde. Fundação Osvaldo Cruz. Promoção da Saúde. Carta de Ottawa, Declaração de Adelaide, Declaração de Sundswall, declaração de Santa-fé de Bogotá, Declaração de Jacarta, Rede de Mega países e Declaração do México. Tradução de Le Fonseca e R Fernandez. Brasília: Ministério da Saúde; 2001.

Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (Portaria GM/MS nº 687). Brasília: MS; 2006.

** O que achou das Informações sobre o Tema?? Deixe seus comentários aqui no ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • Atenção Primaria a Saúde Principios
  • principios de atencao primaria a saude
  • sigla aps
  • atençao primaria principios alma ata
  • Conceito de assistência médica primária
  • o que é atençao medica
  • princípios da atenção primária a saúde

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Atenção Primária à Saúde – Princípios, Práticas Médicas da APS, SUS!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: