Scroll Top

Estudante de Medicina

Bactérias – Morfologia e Características, Gram Positiva e Negativa

As bactérias são seres vivos que, a despeito do seu tamanho, possuem grande importância na vida humana (seja como agente etiológico, causador de doenças, como cooperador em relações mutualísticas no trato digestório ou sendo utilizado em indústrias).

Hoje vou comentar um pouco sobre esse tópico da Microbiologia: Morfologia e Estrutura das Bactérias, aproveitem para tirar dúvidas e comentar no Blog ABC da Medicina!!

Bacterias-

Características Gerais

As Bactérias fazem parte dos seres Procariontes (sem núcleo organizado) e diferem das células Eucarioticas, principalmente, pela: ausência de organelas e citoesqueleto em seu citoplasma; o glicocálix está presente como cápsula (proteção contra Fagocitose: papel importante na virulência) ou camada viscosa (protege contra desidratação), além de promoverem adesão; ribossomos de tamanho menor (70S); presença de Parede Celular complexa de Peptideoglicano; membrana plasmática sem carboidratos e, geralmente, sem esteróides (o que a torna mais rígida); normalmente possui um único cromossomo circular, e não tem histonas.

É importante diferenciar tais células bacterianas das eucarioticas, humanas em especial, pois assim pode-se desenvolver mecanismos específicos para combate de bactérias patogênicas ao organismo, sem causar danos ao paciente. Os principais alvos dos Antibióticos são: Parede Celular (que quando há em eucariontes é quimicamente simples, de quitina e celulose) e Ribossomos (os maiores ribossomos possuim 80S).

Estruturas Essenciais (Presentes em todas as bactérias) – parede celular (exceção: Micoplasmas); citoplasma; membrana plasmática; Nuclóide e Ribossomos

Estruturas Não-Essenciais (presentes em algumas espécies) – Flagelos, Fímbrias, Pilus Sexual, glicocálice, plasmídeos, endósporos

Morfologia Miscroscópica das Bactérias

Cocos – possuem forma de Esfera, podendo estar sozinha, ou em arranjos de duas (Diplococos); de quatro (Tétrade); em cadeia (Estreptococos); aglomerados (Estafilococos).

Bacilos – possuem forma de bastão, podendo ser encontrados isolados; em arranjos de dois bacilos (Diplibacilos); em cadeia (Estreptobacilos); ou como Cocobacilos.

Há ainda outras formas como: Vibrião, Espirilo, Espiroqueta… Veja na figura esquemática abaixo:

Bacterias-morfologia

Funções da Membrana Celular Bacterina

Formam uma barreira à permeabilidade (impede o extravasamento e atua como porta para o transporte de nutrientes para dentro da célula), ancoram proteínas (de transporte, quimiotaxia) e armazenam energia (gradiente energético, força próton motiva). 

Parede Celular – Gram Positivas e Gram Negativas

Trata-se de uma estrutura externa à membrana celular, formada nas bactérias por Peptideoglicana (polimero de N-acetil glicosamina e ácido N-acetil murâmico, com ligações b-1,4). As cadeias laterias de tetrapeptídeos (ligadas ao ácido murâmico) se ligam covalentemente, o que permite a organização dos polímeros em camadas.

Bacterias-coloracao2A parede ajuda a dar e manter a forma das células das bactérias, conferem proteção contra pressão osmótica e participa da divisão celular (na formação do septo).

Há, basicamente, doi tipos de células bacterianas as Gram positivas e as Gram Negativas:

Gram – : apresentam além da membrana plasmática, uma fina camada de peptideoglicano e uma segunda membrana externa (bicamada lipídica assimétrica) foramando a Parede Celular. Há um espaço entre o peptideoglicano e a memb. externa, chamado de Periplasmático e é o local de ação de várias enzimas.

Outra característica importante é a presença de Lipopolissacarídeo (LPS) na membrena externa (barreira para moléculas grandes e hidrofóbicas, incluindo alguns antibióticos; apresenta um Antígeno O que mimetiza estruturas do Hospedeiro, o que proporciona um escape da resposta imune). Quando corados pela Coloração de Gram, as bactérias G- tornam-se rosas.

Gram + : apresentam uma membrana plasmática e parede celular grossa, possui ácidos teicóicos e Lipoteicóicos (que atuam na entrada e saída de cátions, proteção de rupturas, promovem adesão e especificidade antigênica). As bactérias Gram positivas são mais sensíveis a penicilina. Quando coradas pelo método de Gram, apresentam a coloração roxa.

Os passos da Coloração de Gram são: 1) aplicação de cristal de violeta (afinadade por componentes de carga negativa); 2) aplicação de Iodo (ajuda a fixar o cristal); 3)Lavagem com alcool (nos Gram negativos, como a camada de peptideoglicano é menor, o alcool cria poros na parede e promove a saída do corante violeta associado ao idodo); 4) Aplicação do Contracorante Safranina (Gram positivos não perdem o cristal violeta, logo permanecem com essa cor, já os negativos são corados nessa etapa e ficam róseos).

Assuntos do Artigo
  • Morfologia das bacterias
  • morfologia da bacteria
  • morfologia bacteriana
  • bacterias gram positivas caracteristicas
  • bacterias morfologia
  • caracteristicas morfologicas das bacterias
  • bacteria morfologia

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 3,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Bactérias – Morfologia e Características, Gram Positiva e Negativa!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: