Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Calouros Medicina Usp – Como é o Trote, Semana de Recepção Pinheiros

Tem curiosidade sobre Como é a Semana de Recepção dos Calouros de Medicina Usp?  Saiba como é o Trote da Medicina Pinheiros, Veja fotos e informações…

Med-usp-2

Há alguns anos que o curso de medicina da Faculdade de Medicina da Usp não possui um temível trote… Quando se fala em trote na med usp, muitos ainda lembram do estudante que morreu na piscina da atlética da faculdade… Mas agora o esforço da instituição é de que os alunos sejam recepcionados da melhor maneira possível, não há mais Trote e sim uma Semana de Recepção em que nos, calouros, somos muito parabenizados, bem recebidos e apresentados a vários grupos e programas da faculdade!

Dia do "Canta Calouro"!!!

Recepção dos Calouros 2013 – Turma 101 (sentada) pelos Veteranos (cantando em pé), com a participação da Bateria em frente ao busto de Arnaldo (o “pai” da nossa facul)

A vida de um calouro aqui na FMUSP, pelo menos na primeira semana, é muito boa… Somos parabenizados o tempo todo pelos professores, veteranos, funcionários etc… Eu já contei um pouco sobre como foi a matricula, no post anterior, e agora vou falar como foi a primeira Semana.

A faculdade prepara uma semana cheia de atividades para que os alunos se conheçam melhor e também a instituição. No Domingo há um coquetel e apresentação para os pais, é muito legal porque o diretor e professores coordenadores conversam com os pais (explicam como é a rotina do curso, falam das extensões que são oferecidas, os cursos extras….Eles preparam e acalmam nossos familiares, o que é excelente).

Na segunda  tem uma apresentação da faculdade para os alunos, depois o pessoal da atlética e a bateria cantam as musicas de guerra da Pinheiros, em frente ao busto do Dr Arnaldo (foto 2). Depois disso vem a tradicional, e mais esperada festa dos calouros, a Espumada na Atlética (o nome é sugestivo sobre o que ocorre lá, os veteranos falam que é segredo), posso dizer apenas que nesse dia tem tinta e espuma em quem quiser participar…..

Foto da FMUSP e da Rua Dr Arnaldo, tirada no topo do prédio do Instituto do Câncer (HC)

Foto da FMUSP e Rua Dr Arnaldo, tirada no topo do prédio do Instituto do Câncer (HC)

Ao longo da semana há muitas atividades, conhecemos as diversas extensões acadêmicas (como o Departamento Cientifico, o Cento Acadêmico,  as Ligas e muitos mais). Além disso, sempre tem um almoço ou coffe bem legais para os alunos (a comida é muito valorizada aqui kkk).

Para os festeiros, tem sempre um evento ou festa a noite (nesse ano teve o Med in the Dark, com o pessoal da São Francisco também, o Happy Hour do Hawai, e a Canecada)… O ruim é que a gente se acostuma mal, depois que começam as aulas de verdade mal temos tempo para vida social!!!

Na semana de recepção tem também uma visita ao Complexo do HC, o sonho de local de trabalho de qualquer estudante de medicina!!! Conhecemos a maioria dos hospitais do Complexo, fomos até no Heliporto… E no dia que era para levar os pais para conhecer o HC, nossa, eles ficam super orgulhosos! Nesse dia eu vi que valeu a pena todos os anos de cursinho e esforço =)

Foto da Passarela do Incor - No dia da Visita ao Complexo do HC

Foto da Passarela do Incor – No dia da Visita ao Complexo do HC

** O que achou da Postagem? Tem alguma dúvida ou Curiosidade sobre a FMUSP, mande para meu Blog Interativo, ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • diário de um estudante de medicina
  • medicina usp pinheiros
  • usp pinheiros

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (4 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Calouros Medicina Usp – Como é o Trote, Semana de Recepção Pinheiros!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

8 Comentários

  1. Menaia disse:

    Oi, Bianca. Primeiro, parabéns por ter passado! Deve estar sendo incrível… Bem, eu entrei em Letras na USP em 2011, mas acabei descobrindo que não tinha nada a ver comigo. Larguei no primeiro mês, e decidi estudar para entrar em Ciências Sociais. Entrei em 2012, mas infelizmente, também não me encontrei. Agora, tranquei o curso e entrei nas turmas de maio do Anglo pra prestar Medicina, que posso dizer que é meu sonho. Gostaria de saber que conselhos você pode me dar, já que as turmas de maio resumem muito o conteúdo do primeiro semestre, e eu não sou lá essas coisas em exatas e biologia hehe. Em humanas me viro bem. Moro sozinha aqui em sp porque larguei a faculdade mas não quis voltar pra minha cidade, Sorocaba. Aguardo sua resposta! Um beijo e obrigada.

  2. Menaia disse:

    Olá, Bianca. Estou fazendo cursinho no Anglo, comecei agora em Maio, e meu sonho é fazer Medicina na USP. Já desisti de dois cursos porque não me encontrei, mas agora sinto que realmente estou no caminho certo. Gostaria de saber se você tem algum conselho pra me dar em relação ao estudo, já que as turmas de maio cortam o conteúdo do primeiro semestre pela metade… Ah, e em relação ao número de horas de estudo, eu estou conseguindo estudar 6 horas além do cursinho. Você acha que é suficiente? Obrigada e parabéns!

    • Bianca disse:

      Ola Menaia,
      obrigada pela parabenização 🙂 Realmente, estou adorando tudo aqui, apesar das dificuldades das matérias, as provas, e o estresse inevitável decorrente disso kk
      Bom, sobre sua questão…. eu acho que essas horas de estudo são suficientes, só preste atenção para como vc organiza essas horas e se seu estudo esta sendo proveitoso… Por exemplo, tente não se desgastar demais, uma dica e’ intercalar as matérias que estuda por áreas…. no dia que estudar matemática, evite física, opte por português ou uma de humanas, e assim por diante… Procure se planejar, eu fazia objetivos de estudo para cada dia da semana – revisando a matéria da aula, fazendo exercícios…. Aproveite o sabado para fazer simulados, rever materias que se acumularam na semana… Nos domingos a dica e’ relaxar, no maximo leia livros de obras 🙂

      Sobre entrar no semi, tente nao se preocupar tanto com isso…. tente seguir as aulas que tiver, dai nas materias que tiver mais dificuldade ou as que forem especificas de segunda fase vc da uma enfase maior, veja video aulas, leia resumos, para historia/geografia uma dica e’ assistir filmes e documentários sobre fatos importantes que ajuda a gravar melhor do que so lendo…. Ja exatas, a melhor forma de se preparar e’ exercitando ….

      Espero ter ajudado, qualquer outra duvida ou comentário mande para ca!!!

  3. Carol disse:

    Olá !
    Gostaria de saber quantos anos de cursinho vc fez e em quais cursinhos ?

    • Bianca disse:

      Oi Carol,
      eu fiz dois anos de cursinho no Objetivo 🙂 Foi um período bom até, na época eu não gostava muito, me sentia depressiva por estar no cursinho… mas depois, vi que foi um tempo de aprendizado, pude ter mais certeza do que queria e me preparar melhor!!

  4. Menaia disse:

    Obrigada, Bianca! Vou seguir seus conselhos 😉
    Espero te encontrar na Pinheiros no ano que vem!
    Ah, deixa eu te fazer outra pergunta: como está sendo o 1º semestre? os professores são bons? e aquela matéria de Atenção Primária em Saúde, como funciona? ela é uma das que mais me animam no início do curso.
    Bem, espero não ter feito perguntas demais aiuhsuiahs. Obrigada pela atenção!
    Um beijo e tudo de bom pra você.

    • Bianca disse:

      Oi Menaia,

      no geral, esse primeiro semestre esta sendo bom…. tenho muitas matérias que focam o micro – as células, as proteínas, os DNA e RNA, Metabolismo- do chamado ciclo básico… Alem dessas, ha Introducao a Medicia e APS, minhas materias preferidas =)

      Em APS a gente aprende sobre o sistema de saude, como ele funciona, suas diretrizes, depois vamos em uma UBS modelo para aprender sobre a Atencao primaria – o servico basico de saude, que envolve cuidados continuos, de prevencao, vacinas… aprendemos sobre a Estrategia de Saude da Familia, um modelo de atendimento e especializacao medica que se baseia no cuidado ao longo do tempo, os pacientes tem um medico fixo (seu medico de familia), ha diversas atividades especificas dessa area da Medicina… como visitas domiciliares para verificar o estado de saude da populacao, o estabelecimento de uma equipe de assistência (medico, enfermeiro e 3 a 6 agentes de saude para atender uma certa populacao)….
      Ao longo do curso, a gente vai acompanhar visitas domiciliares, fazemos relatorios e no final apresentamos um trabalho de intervencao social na comunidade (para melhorar suas necessidades, problemas etc…) – Umas das coisas mais legais e’ que a gente esta dividido em pequenos grupos, podemos discutir melhor com os medicos, e nas aulas a gente aprende muito sobre os desafios que a area da Saude no Brasil ainda tem que enfrentar….

      Bj, tudo de bom para vc tbm….

  5. Menaia disse:

    Nossa, adorei. Muito obrigada pela atenção 🙂 Espero que dê tudo certo pra você aí. E torça por mim também haha. Até mais!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: