Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Clínica Cirúrgica na Faculdade de Medicina da USP – Aulas do 4° Ano

Olá, queridos leitores! Hoje escrevo para contar para vocês um pouco da minha rotina nessa quarto ano de Medicina. Estou no oitavo semestre e nesses meses de Outubro a Dezembro estou tendo aulas do Bloco de Clínica Cirúrgica.

Sempre faço um resumo do semestre quando finalizo o período, mas para trazer algumas novidades do que tem acontecido antes do término desse semestre, resolvi escrever mais regularmente nesse Diário de Estudante de Medicina.

Foto que tirei do Complexo HC da FMUSP

Foto que tirei do Complexo HC da FMUSP

Bloco Clínica Cirúrgica

As matérias englobadas nesse bloco são Anestesiologia e diversas Especialidades Cirúrgicas, até o momento já passei em Cirugia Pediatria, Vascular, Cabeça e Pescoço, Plástica, Cardiovascular e Torácica, mas faltam algumas outras até o final do semestre. Como vocês podem imaginar é tudo muito intenso, como tem sido tudo nesse meu quarto ano de curso. 

Gostei bastante das aulas, a maioria deles teve divisão de parte com Aula teórica e parte com atividade Prática. Essas práticas foram tanto em Hospital, visitando enfermarias e ambulatórios, quanto em Laboratórios Experimentais onde treinamos procedimentos emergenciais em animais (como já comentei no post "Minhas aulas de técnica Cirúrgica").

Principais Temas Vistos e Estilo das Aulas

Em cada matéria vimos as principais afecções com abordagem cirurgica de emergência ou eletiva, ou seja, pode-se planejar e analisar com mais calma se deve ou não operar para controlar ou tratar a doença. Vou comentar um pouquinho com vocês das aulas que tive até agora.

* Cirurgia Pediátrica: foi a que mais gostei até aqui, pois aprendemos diversas doenças congênitas que precisam ser identificadas o quanto antes para uma boa condução e tratamento, por exemplo tivemos aulas sobre Malformações abdominais (Gastrosquise, Onfalocele, Atresia de intestino, hérnias etc). Tivemos contato com outras afecções mais tardias como Apendicite, Torção de intestino, Cistos e tumores. As aulas práticas foram excelentes, pois estavamos em grupos de no máximo 5 alunos e os professores ensinaram muito e mostraram diversos pacientes, tivemos oportunidade de assistir a um transplante de fígado que foi muito impressionante. 

* Cirugia Vascular: gosto de estudar sobre essa área desde o começo da faculdade, principalmente porque meu avô teve uma doença que necessitou (e ainda necessita) do acompanhamento e por vezes intervenções da cirurgia vascular. Tivemos algumas aulas teóricas em grupos grandes, mas várias práticas em grupos de 4 alunos e foi ótimo ter esse contato próximo com os médicos e pacientes. Os temas que vimos foram Aneurismas, Insuficiência Venosa, Isquemia de Membros/Úlceras/Gangrenas, Obstrução Carotídea.

* Cirurgia Cardiovascular: Tive aulas teóricas e de Discussão de casos clínicos, os professores focaram nas Insuficiências de Coronárias (obstrução que leva ao Infarto Agudo do Miocárdio) e nas Dissecções de Aorta (uma das maiores emergências e mais graves). Em todas as aulas, o enfoque foi que como médicos em um serviço de PS, por exemplo, nós sejamos capazes de identificar essas duas principais afecções e assim prosseguir com exames corretos e indicação de cirurgia ou não.

cirugia-post

* Cirurgia Torácica: tivemos aulas sobre afecções pleurais (Derrame pleural, tumores), do parênquima pulmonar e árvore brônquica (carcinomas, malformações congênitas) e doenças do mediastino (linfomas, tuberculose, aneurisma, bócio mergulhante e outras. Nessa matéria tivemos treinamentos práticos de realização de punção de derrame em tórax e drenagem pleural, foram práticas intensas e desafiadoras, porém essenciais para nos preparar para a vivência de estágio dos próximos dois anos de curso. Também ganhamos um livro/Manual da equipe, muito bom para estudarmos.

* Cirurgia Plástica: tivemos aulas teóricas e práticas sobre diversos temas dentre eles: Queimaduras (como identificar, abordar o paciente na emergência e tratá-lo), Malformações congênitas faciais (como Fissura Palatina e Cranioestenose), Enxertos e Retalhos de pele (indicações de cada um, benefícios e desvantagens), Cicatrização (comparando a normal, com a hipertrófica e com o Quelóide) e Câncer de Pele. 

* Cirurgia de Cabeça e Pescoço: tivemos diversas aulas e provinhas após as teóricas, abordando doenças da Tireoide, Paratireoide, Parótida e Inervação Facial; Linfonodos cervicais malignos; Tumores maligos de cavidade oral, laringe, esôfago. Fomos ao centro cirúrgico, ambulatório e Laboratório de Habilidades para treinamento de procedimentos em bonecos.

* Anestesiologia: Tivemos poucas aulas de anestesio, falando os princípios gerais e principais condutas, treinamos em laboratório de habilidades a fazer intubação e ventilação; cricotireoidostomia e traqueostomia; além da aula prática em Centro cirúrgico quando acompanhamos todo o preparo e indução de anestesia num paciente.

Minhas Impressões

Como falei acima, estou gostando desse novo bloco que tive após ter passado pelas especialidades clínicas. Achei bem importante e voltado a situações que todo médico deve saber conduzir num atendimento tanto de pronto socorro quanto de consultas de rotina, pois uma correta identificação de uma doença potencialmente tratável com cirurgia ou outra intervenção melhora muito a qualidade de vida e a sobrevida de um paciente. Por exemplo, quanto antes se identifica um câncer de pulmão, maior é a chance de cura que a pessoa tem, porém muitas vezes as massas são confundidas com pneumonias em Radiografias, sem que o médico pense que pode ser outra coisa e indique um seguimento além do serviço de PS.

Espero até o final do estágio, em dezembro, ter aprendido ainda mais sobre essa grande área da cirurgia e assim me estar mais preparada para o Internato (5° e 6° anos) em que terei mais necessidades de aplicar esses conhecimentos e, principalmente, para a vida de formada que cada vez se aproxima mais. 

Se tiverem dúvidas ou comentários sobre o post e tema podem me escrever aqui pelos comentários ou redes sociais do Blog ABC da Medicina. Abraços e até a próxima!!

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Clínica Cirúrgica na Faculdade de Medicina da USP – Aulas do 4° Ano!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: