Estudante de Medicina Bianca

Como eu faço Revisões e Estudo na Faculdade de Medicina

A revisão de temas estudados é uma das partes mais importantes do processo de estudo e aprendizagem! Revisando um tema, você solidifica aquele aprendizado, retoma algo da sua memória mais antiga (que tende a ser esquecido com o tempo) e traz para uma memória mais recente.

Ninguém consegue reter tudo o que estuda apenas com uma leitura ou um dia de estudos, faz parte da fisiologia do nosso sistema nervoso. E re-acessar um conteúdo é a forma mais simples e básica de ir reforçando essa sinapse e manter aquele tema vivo na nossa memória.

Acompanhe meu Instagram

Hoje vou comentar como tenho feito revisões isso na faculdade! Mas o estilo de estudo também era parecido quando estava no Cursinho pré vestibular.

Como eu Faço Revisões

1) Anotações

Leio minhas anotações de aula e vou tentando falar (em voz alta ou na minha mente mesmo) e explicar melhor aquele tema lido.
Caso eu lembre de algo que eu não anotei, complemento o meu texto. E caso eu fique com alguma dúvida, eu anoto em uma folha para procurar mais informações sobre aquele tema, reler no livro ou buscar na internet.

2) Textos Base

Reler texto se apoio aproveitando as marcações. Seria um tipo de leitura dinâmica, porque normalmente na revisão você tem menos tempo para estudar um tema do que na primeira vez, o foco é relembrar.
Então, eu releio o que grifei e destaquei como mais relevante ou mesmo um trecho que eu sabia que seria difícil se gravar e que precisaria reler.

3) Exercícios

Resolução de exercícios ou questões de provas anteriores foram a chave do meu estilo de estudo no cursinho. Tento ao máximo trazer isso para a rotina de estudos na faculdade, mas achar bons materiais com questões é meio desafiador.
De qualquer modo, baixar provas de concursos da área que você estuda na faculdade pode ser uma boa saída, ou mesmo comprar apostilas preparatórias para concursos e resolver as questões.

4) Técnicas de Memorização

Flash cards são ótimas ferramentas para revisar e em dois momentos distintos:
a) um quando faz o  flash card, eu costumo fazer alguns dias após ter estudado um tema, assim jâ reviso os topicos essenciais uma vez
b) segundo momento, quando uso o flash card!! Proximo das provas eu pego as fichas (que podem ser mini resumos ou jogo de perguntas e respostas) e fico estudando, tampo a resposta e tento relembrar em voz alta para mim mesma ou para alguém que esteja estudando comigo.

Dica de vídeo sobre Rotina de Estudos na Faculdade

Espero que tenham gostado desse Post!! Se tiverem mais dúvidas ou sugestões de temas para eu escrever aqui, mandem pelos comentários!

Assuntos do Artigo
  • adeno o que e

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.