Vestibular Bianca

Como manter a Motivação nos Estudos para o Vestibular – Dicas

A fase do Vestibular é uma das mais difíceis em nossos vidas de jovens. Muitas vezes nos sentimos sozinhos e com um gigante muito grande para vencer! Com esses medos e inseguranças, é comum que a motivação para estudar com afinco e determinação as vezes diminua…

Quando eu era vestibulanda sentia muito essa solidão e desanimo frente ao desafio enorme de passar nessa prova tão difícil!! Por isso, hoje escrevo para te dizer que você não está sozinho nessa!!! Nesse post vou falar as dicas que me ajudaram a “ficar nos trilhos e motivada” ao longo do ano 🙂

Como Manter a Motivação?!

1) tenha uma fonte de inspiração !

Recorra a ela periodicamente para alimentar as forças e esperanças!! Eu gostava muito de ler um blog de uma estudante da medicina usp que contava os dramas de vestibular e seus diários de faculdade!!

Isso me ajudava demais a acreditar que apesar das dificuldades, era possível passar e viver uma experiência incrível na faculdade que eu desejava!! Aproveite isso e tenha essa fonte de motivação – a que funcionar para você!!

2) Mantenha em mente o motivo pelo qual está estudando tanto

Esse tópico combina com o anterior, mas é diferente! Quero reforçar o quão importante é você ter convicção do motivo pelo qual está estudando e enfrentando tantas dificuldades. Não tem como seguir um ano de cursinho ou estudos sozinhos, acordando cedo e estudando horas por dia, sem uma razão forte e sólida. 

Depois de ter esse objetivo bem determinado, você sabe que o caminho de estudar e fazer o máximo que puder é o único que deverá trilhar. E além disso, saberá que valerá a pena todo o esforço e dedicação, afinal é pelo seu sonho e seu futuro que está lutando. 

3) Não deixe que sua rotina te afaste da sua essência

Isso pode parecer estranho, mas quando você faz menos coisas que gosta, suprime seus hábitos de lazer e pequenos prazeres da vida, tudo faz menos sentido.

Então, nunca se esqueça de quem você é, separe tempo para fazer aquilo que te deixa feliz e com energia. Isso vai te manter mais centrado e produtivo quando voltar aos estudos!! Fora que fará bem à sua saúde mental 😉

4) Crie hábitos saudáveis e mantenha-se Motivado

Uma rotina saudável de estudos não é estudar infinitas horas na sequência, sem períodos de descanso ou relaxamento. Manter o equilíbrio é a chave para ser um vestibulando com saúde mental preservada, concentração em ótimos níveis e foco. 

Essa dica é para você pensar seu dia de uma maneira produtiva, ou seja, com horas de sono regulares e revitalizantes, períodos de aulas ou estudos livres com intervalos regulares nos quais fará pausas para lanche, relaxamento, lazer ou simplesmente descansar. Existem metodologias de estudo eficiente que recomendam muito essas pausas, como a Pomodoro.

Mas fora isso, deixe algumas horas para praticar atividade fisica ou alguma que te deixe feliz. Separe momentos para mudar de ares, conhecer uma nova biblioteca ou local de estudos etc.  Tem um post muito bacana sobre locais de estudo motivadores no blog da minha mãe, acessa aqui: Lugares Motivadores para Estudar (Blog Entre Elas)

5) Acredite que vai dar certo!!

Ser otimista é difícil as vezes, eu digo por experiência própria, mas faz a diferença!! É muito bom manter aquela esperança de saber que está fazendo seu trabalho, que está no caminho certo (estudando para melhorar e conquistar seu sonho) e que com isso as coisas tenderão a dar certo!!

Pensar negativamente só bloqueia nossos momentos de estudo, faz a gente perder a concentração e desanimar de seguir aquela rotina saudável e produtiva que falamos acima. Então, não alimente esse sentimento. Existem dias melhores e dias piores na nossa vida, então é normal ter um ou outro momento de desanimo, mas não nutra demais essa negatividade e não permita que ela invada todos seus momentos. 

Quando sentir que não consegue mais ter um bom autocontrole ou forças de vencer a negatividade ou mesmo depressão, não hesite em procurar ajuda também… Em suma, não sofra sozinho e se aprisione num mundo de pensamentos ruins e negativos. Tente ver a beleza da vida, de cada dia que começa com uma nova oportunidade para nós e sempre que sentir que não “aguenta mais”: converse com um amigo, familiar ou profissional!!! 

Espero que tenham gostado da postagem! Se precisarem conversar, podem me mandar mensagem por aqui ou pelas minhas redes sociais (especialmente Instagram que fico mais conectada). Bons estudos, força e esperança para nós s2

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Nick disse:

    Adorei seu Blog! Não para de escrever viu? Conheci vocês faz uns dias só e já admiro demais. Força nessa reta final! Beijos

    • Bianca disse:

      Ah, fico muito feliz que tenha gostado do Blog =)
      Pode deixar, essa semana vou me esforçar para postar aqui <3
      Muito obrigada pelo carinho e apoio, faz todo a diferença para mim, viu?
      Beijos

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.