Scroll Top

Vestibular

Como Organizar uma Rotina de Estudos – Dicas para Vestibular

Ter uma Rotina de Estudos é essencial para todo estudante, muitos vesttibulandos me escrevem aqui no Blog pedindo dicas de Como se Organizar, O que e Como Estudar…

A maioria das pessoas que questionam sobre esse assunto tem uma rotina intensa, alguns trabalham outros estão no Ensino médio e pretender conciliar com o cursinho, ou seja, tem dificuldade de se organizar com tanta coisa para fazer. O que eu sempre digo nos comentários é que o primeiro passo é: Fazer um Horário de Estudos e torná-lo um Hábito.

Resolvi dar mais Dicas para o Vestibular sobre o Tema "Como Organizar uma Rotina de Estudos", pois a procura nos comentários é alta e recebo muitas dúvidas diariamente. Fico feliz que o Blog tenha se tornado uma referência para muitos estudantes, não deixe de participar mandando seus comentários e compartilhando suas experiências aqui no Abc da Medicina.

 

Rotina-Estudos-Vestibular3

1) Cantinho de Estudos

Encontre um lugar para ser seu cantinho de estudos na sua casa, o espaço precisa ser mais confortável e acolhedor. Tenha tudo ao seu alcance no seu cantinho, personalize como preferir: eu colava post-it's nas paredes ao redor, com lembretes de fórmulas, tópicos importantíssimos e afins. Fazer uma especie de mural ajuda, lá pode estar seu horário/planejamento de estudos e mais lembretes, frases, tabela periódia, facilitando o seu estudo.

Evite ficar perto de distrações como celular e computador (se for usá-lo para estudar, nessa hora é melhor desconectar do facebook e outras redes sociais). 

2) O que estudar?

Se você não tem ideia de por onde começar a estudar, a dica é: estude a matéria que teve na aula do dia, seja na escola, no cursinho ou mesmo na faculdade. Pegue seu material de estudos, se você acha que já entendeu bem a matéria só com a aula, uma opção é reler suas anotações ou uma ficha resumo do tema e partir para resolução de exercícios. Porém se ainda não entendeu, comece com a teoria, leia e pesquise em diversas fontes, depois continue com o resumo e exercícios.

3) Organizar um Horário

Esse é o foco do Post de hoje, pode parecer bobo ficar fazendo tabelinhas com o que fazer em cada dia, mas algumas pessoas são muito desorganizadas e precisam disso – eu mesma sou assim. Não precisa fazer um horário do tipo: 8hs café da manha (..) 13hs estudar matemática, 14hs estudar português, o que eu acho bom é ter metas diárias de estudo e metas semanais, por exemplo: segunda feira estudo biologia e física, na terça matemática e geografia etc. 

Faça isso baseando-se nas aulas que for tendo, e tenha flexibilidade para mudar as atividades de acordo com seu dia-a-dia. Se num dia estiver mais cansado opte por não forçar demais, no outro você pode estar mais disposto e estudar mais.

Se sua rotina for intensa, primeiro pare para pensar em todos os momentos vagos que tem, as vezes não são totalmente vagos, mas permitem uma leitura, por exemplo:

– Trajeto para os lugares: se você vai de ônibus e trem, uma opção é usar esse momento para ler um livro importante para o vestibular, ler uma fica resumo dos assuntos que teve no dia e ao ler, tentar ir relembrando e falando mentalmente o que entendeu do tema abordado. Depois você já vai saber o que tem que estudar mais.

Quadro para organizar a Rotina, você pode personalizar com Post it, fotos, mensagens e mais

Quadro para organizar a Rotina, você pode personalizar com Post it, fotos, mensagens e mais

 

4) Metas e Prioridades

Como eu já falei acima, tenha metas de estudos, mesmo que depois você cumpra metade do que planejou, vai ser mais fácil quando o caminho já está traçado e aberto na sua frente. Com metas você não fica perdido pensando no que tem que fazer, então ter um caderninho para anotar seus objetivos, compromissoes extras que aparecem e mais é algo essencial – tipo uma agenda ou um mural, algo que você possa ver sempre.

Tenha prioridades, as vezes não dá para abraçar o mundo e estudar tudo o que você viu no dia, então selecione aquilo que for mais essencial no momento: uma matéria que não entendeu de jeito nenhum, um tema que vai cair numa prova daqui pouco tempo e você ainda não estudou.

5) Momentos para Parar e Como se Condicionar para os estudos

Não se estresse, se você não está acostumado a estudar bastante o melhor que tem a fazer é tentar essa rotina. Nos meus posts sobre "Como estudar" eu falava que o importante é não começar com algo puxado demais e que depois você não vai aguentar.

Então, não há mal algum em começar estudando 15 minutos de cada matéria que precisar no dia, após cada 15 minutos pare e de uma volta, faça um alongamento, beba uma água ou faça algo que goste: toque um instrumento, ouça uma música. Isso faz parte de um condicionamento cerebral, você faz ao longo do tempo com que sua mente entenda que o estudo te dá uma recompensa e fica mais fácil continuar depois.

Com o tempo você aumenta o tempo de dedicação, sem perder a concentração. Essas pausas e momentos de relaxamento são importantes para todos que tem dificuldade de se concentrar nos estudos.

Essas são algumas das dicas principais para se criar uma Rotina de Estudos, depois que você se organizar vem a fase mais dificil que é colocar em prática! Mas não desanime!! 😉

Assuntos do Artigo
  • rotina de estudos medicina
  • rotina de estudos para passar em medicina
  • rotina vestibulando medicina
  • como organizar horario de estudo para vestibular de medicina
  • como organizar os estudos para vestibular de medicina
  • nao estou aguentando a rotina de estudos
  • tabelas de horarios de estudante vestibulando de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (9 Votos, Média: 4,44 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Organizar uma Rotina de Estudos – Dicas para Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

1 Comentário

  1. Rodrigues disse:

    Bianca, quanto as obras da FUVEST, você realmente leu todas?

    De fato eu vou ler todas porque é bastante cobrado e pra Medicina é indispensável, mas ainda to perdido onde encaixar no horário e principalmente o que fazer com elas depois de lidas (Se resumo, se marco). Eu lembro em um de seus postos que a prova de Português da 2ª fase foi o que te "salvou", se possível gostaria de uma "direção" do que você fez com as obras e o quão importante foi o conhecimento delas na hora da prova, além de outras dicas em relação a Português. Mais uma vez muito obrigado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: