Scroll Top

Vestibular

Como Resolver Provas de Vestibular – Dicas Eficientes de Planejamento

Olá, amigos!! Os vestibulares estão chegando e nessa fase tem algumas coisas que vocês podem fazer para chegar melhor preparado e ir bem nas provas. E calma, a maioria delas são apenas voltadas a uma boa organização e planejamento! Espero que gostem das dicas que trarei hoje e se tiverem dúvidas sobre o tema, podem escrever aqui nos comentários do Blog =) 

Dicas Eficientes para Ir bem nas provas

Dicas Eficientes para Ir bem nas provas

# Técnicas de Resolução de Prova

A hora da prova é fundamental para sua aprovação na faculdade que tanto deseja, por isso, agora que já se passou um ano de estudos (mais ou menos) e preparação em termos de conteúdos, vem a hora de colocar em prática os temas aprendidos. E uma coisa importante de se falar é a seguinte: não é apenas com estudos que se passa nesses exames! É preciso ter consciência do tipo de prova que você vai prestar, como são as questões e seus formatos, quanto tempo você terá para cada uma das matérias etc, para só assim ter domínio sobre o nervosismo na hora.

  • Então, a primeira dica é que você Conheça bem a prova que vai prestar, já falei aqui no Blog sobre o estilo das questões do Enem e os temas que mais aparecem, e é assim para cada uma das diferentes provas: a FUVEST tem um estilo próprio, a Unicamp, a Unesp e tantas outrs. Procure ler bem o edital do Vestibular que for fazer, vendo detalhes de quantas questões por matéria você vai encontrar, quanto tempo de prova tem… Depois disso, você pode até pegar a prova do ano anterior e dar uma olhada para conferir e ver se tem muitos textos para interpretação, se eles dão as fórmulas ou não, se são apenas alternativas na primeira fase ou se tem redação ou uma ou outra questão dissertativa (na FAMEMA é assim, por exemplo).

Assim que você conhece bem o que te espera, vem a hora de se organizar e pensar como que você vai resolver a prova – por exemplo com qual matéria irá começar, quanto tempo deixará para passar no gabarito, em que momento vai tentar quebrar mais a cabeça e insistir em um questão e em quais momentos isso é ruim etc. 

  • Minha recomendação é que você analise qual matéria tem mais segurança e acha que é seu ponto forte! Inicie a prova por ela, para ter toda a concentração e errar o menos possível das que tem maior probabilidade de acertar. Eu sempre começava por inglês, depois ia para Biologia e História, porque sempre tive mais tranquilidade com esses temas. Se você fizer assim, vai pegando confiança na resolução e pode ir passando aos poucos para outras matérias que considere mais complicadas. Eu, por exemplo, sempre deixa física e matemática mais para o final da prova, pois nessa hora já tinha garantido as questões que precisava e podia dividir o tempo restante e pensar mais em uma questão ou outra que estava com maior dúvida.

Planeje quanto tempo vai dedicar a passar as respostas no gabarito e se vai fazer isso só no final da prova ou no meio – passando as que tem certeza e depois no final vai marcar as que deixar para resolver na segunda metade da prova. 

  • Uma coisa que funcionou comigo foi tentar resolver tudo o que sabia de primeira, pulando as que tinha dúvida ou que demoraria muito para resolver. Quando chegava ao final das questões, passava a limpo no gabarito todas essas que tinha certeza e ficava apenas para terminar as mais complicadas, só temos que tomar bastante cuidado nessa hora de passar a limpo algumas questões para não sair marcando errado a ordem. Então se tiver medo de se perder, apenas volte para fazer as questões que pulou e no final passe tudo no gabarito 😉

Pense positivo e se mantenha confiante

Pense positivo e se mantenha confiante

Quanto tiver parte escrita e redação tente pensar bem qual será sua estratégia de resolução, pois em algumas provas há tantas questões que não dá tempo de fazer rascunho para cada questão dissertativa… Além disso, redação é algo que exigirá mais tempo, normalmente uma redação rascunho e passar a outra para a folha oficial, então veja em quais momentos você pode ganhar tempo e garantir uma escrita de redação mais calma.

  • Minha dica é essa: já venha treinado a responder questões dissertativas, tipo primeiro apresenta a ideia a ser explicada e enfim dá a resposta. Na hora de responder faça um rascunho apenas mental e passe a caneta já as que souber e forem mais do seu domínio – nomeu caso, sempre respondia direto biologia e inglês, depois pensava um pouco mais em português, mas não fazia longos rascunhos, apenas tópicos do que falaria na resposta. Já em exatas, precisava de rascunho e mais tempo para chegar na resposta.
  • Para a Redação, faça um desbloquei antes do rascunho, escreva apenas os tópicos que quer abordar no seu texto e quais argumentos e exemplos você poderia dar.. Depois quando for escrever, terá apenas que desenhar melhor a ideia que teve. Eu sempre fazia o rascunho da redação de primeiro e depois ai para as outras questões, assim dava tempo de esfriar a cabeça da pressão de escrever e quando voltava conseguia reler o rascunho com mais crítica e mudava o que era necessário para fechar o texto oficial!

# Controle Emocional e Concentração

Essa é a parte mais difícil sempre, precisamos primeiro de tudo confiar que temos a capacidade de resolver a prova o melhor possível, responder o nosso máximo e que a prova é uma formalidade chata e não uma definidora de inteligência – não se julge melhor ou pior do que os outros pelos resultados que obteve até aqui, mas acredite que vai conseguir atingir seus objetivos se tiver dedicação e esforço!!!

Então, com essa atitude mais aberta e menos depreciativa você já chega bem melhor nas provas, pense que é a sua hora de agir o mais centradamente possível! Não adianta dizer que já perdeu ou que não vai passar para diminuir a responsabilidade… você deve pensar que irá fazer o seu melhor, independente de qualquer coisa, de qualquer concorrente! 

  • Na minha época de Vestibulares, tendia muito a me comparar e me recriminar por coisas que tinha deixado de fazer etc, mas aprendi com os anos no cursinho e com tantas provas que fiz que quanto mais leve e tranquilo você estiver nesse momento melhor. Foque em você mesmo, seja egoísta por alguns dias e pense no seu mundo, não se deixe abalar pelas falas e atitudes de outras pessoas – muitas vezes eles não tem a noção do que seja prestar vestibular e por isso questionem tanto e incomodem tanto também haha.

Veja meios de ficar feliz e com o astral elevado nos dias antes das provas, vá ao cinema, ao parque ou a lugares que te tragam calma, felicidade etc. Cerque-se de pessoas cuja conversa te faça bem também!!! Outra Dica é que você procure manter em mente o motivo pelo qual escolheu prestar o vestibular: o porquê de ser médico, enegenheiro, de entrar numa universidade pública etc – essa motivação só tem a te ajudar <3

# O que levar comigo no dia?

Alimentação também conta=)

Alimentação também conta =)

No grande dia, acorde bem e saia cedo de casa! Evite contratempos e já tenha separado desde o dia anterior seus documentos, local de prova e seu lanchinho! Alimente-se de coisas leves, nada de gordura demais para atrapalhar seu raciocínio. Leve água, sucos, uma coisa salgada (biscoito, salgadinho) e alguma coisa doce (balas, Bis, Bolacha ou mesmo alguma fruta fácil de comer como uva).

E claro, leve também toda a confiança e força que tiver, acredite que é um vencedor por ter chegado até aqui e ter se esforçado tanto!!

# Vídeo Vlog Mediários

Para quem quiser, tem um vídeo no meu canal no Youtube que falo mais algumas dicas sobre Resolução de Provas de Vestibular, acessem o link a seguir:

 

Essas eram as informações que queria passar para vocês hoje, espero ter ajudado de alguma maneira em seu planejamento a algumas semanas dos vestibulares!!! Abraços e sucesso nas provas!! =)

Assuntos do Artigo
  • Aí voltava rascunho da redação
  • como resoover provas
  • Depois de fazer a redacao no rascunho passa a limpo no verso do gabarito ?

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Resolver Provas de Vestibular – Dicas Eficientes de Planejamento!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: