Scroll Top

Vestibular

Dicas para Estudar História para o Vestibular: Técnicas e Linha do Tempo

Olá, queridos internautas do blog ABC da Medicina! Voltando às dicas de vestibular, hoje vamos falar sobre História! Essa é uma matéria que divide muito os estudantes: alguns a amam e outras a odeiam! Mas acreditamos que mesmo quem não tem tanta afinidade com a matéria pode conseguir aumentar seu rendimento nos estudos com algumas dicas e dedicação. Então, no post de hoje, vamos falar sobre 5 dicas que podem ajudar nos seus estudos de história para o vestibular! (Para quem segue o Vlog Mediários no Youtube, as dicas são baseadas no nosso vídeo com o mesmo tema ;D ). Além disso, vamos disponibilizar aqui uma linha do tempo para vocês poderem utilizar como exemplo e então fazer as suas próprias!

Dicas de Estudo para o Vestibular

Dicas de Estudo para o Vestibular

1ª DICA: ATENTE-SE AO ESSENCIAL DO TEXTO

Um ponto que difere bastante as matérias de humanas é que elas, muitas vezes, exigem uma leitura da teoria muito mais minuciosa que a matemática, por exemplo. É muito difícil tentar sair fazendo exercícios sem antes ter tido uma base teórica. Isso pode acabar consumindo um grande tempo dos vestibulandos, principalmente pelos textos dos materiais serem extensos e com muitos detalhes! A grande questão é que em grande parte das situações, nós, estudantes de história para o vestibular, não necessitamos saber a matéria inteira com todos os seus detalhes.

Por causa disso, uma das dicas mais importantes que temos para dar é saber fazer uma leitura de qualidade mas tendo a capacidade de distinguir o que essencial e o que é detalhe demais para o que vai ser cobrado nas provas do vestibular. Já na primeira leitura já podemos fazer uma certa "triagem" do que é importante de ser memorizado. Por exemplo, alguns detalhes como os nomes de personagens históricos mais secundários e datas muito específicas são demais. Porém, é essencial que o estudante entenda o raciocínio por trás de algum processo histórico e quais as implicações desse fato para os dias atuais.

Com isso, o estudante deve buscar otimizar seu (muito precioso haha) tempo, fazendo uma leitura um pouco mais dirigida à lógica e menos aos detalhes exagerados.

2ª DICA: OTIMIZE SEUS RESUMOS E A MANEIRA DE ESCREVÊ-LOS

Como vocês devem saber, mesmo otimizando nossa leitura, é muito difícil reter toda a informação que precisamos já na primeira vez que estudamos algum conteúdo. Por causa disso, constantemente temos a necessidade de revisar matérias que já estudamos para relembrar pontos importantes. E é aí que entram os resumos!

Um erro muito comum dos estudantes é de, na hora em que estão escrevendo seus resumos, copiar praticamente tudo que se está na apostila/livro. Qual o problema disso? Primeiro, que o quanto mais escrevemos, mais demorará para escrever tudo. Depois, que se escrevermos demais, o resumo meio que perde seu sentido, uma vez que ele não vais estar tão "resumido" assim…

Por isso, uma dica é fazer resumos simples e com o mais essencial de cada conteúdo apenas. Isso pode ser de uma maneira mais esquemática por meio de tópicos ou mapas conceituais, por exemplo. O objetivo é ter um material que você possa consultar de maneira mais rápida que um livro para poder lembrar o que você já estudou, não para aprender a matéria.

3ªDICA: REVISE PERIODICAMENTE OS ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES

É natural do ser humano ir esquecendo alguns fatos, uma coisinha ou outra de algum assunto que já estudamos há algum tempo. É justamente por isso que devemos nos organizar para revisar os conteúdos mais importantes ao longo do ano. Um bom jeito é fazer isso é justamente estudando os resumos que você foi fazendo à medida que foi estudando as matérias. Lembre-se: não é necessário ler todo o texto do livro novamente! Leia seu resumo e, apenas se julgar necessário, consulte o texto de base para tirar dúvidas ou entender melhor algum ponto que esqueceu.

Uma outra dica que temos para dar nesse sentido é o uso de Linhas do Tempo! As linhas do tempo são ótimos recursos para revisar a matéria de história como um todo e é também uma maneira bem visual e nítida para ir percebendo a evolução dos fatos históricos em sucessão.

Existem vários tipos de linhas do tempo, algumas mais detalhadas, outras um pouco mais resumidas. Achamos que o ideal é você fazer a sua própria, porque assim já vai estar revisando a matéria de mais uma maneira, além de estar produzindo um belo material de consulta futura. Vamos postar a famosa linha do tempo que a Bianca fez durante o cursinho aqui para dar um exemplo e vocês poderem fazer a suas próprias linhas:

Modelo de Linha do Tempo de História - parte 1

Modelo de Linha do Tempo de História – parte 1

 

Modelo de Linha do Tempo de História - parte 2

Modelo de Linha do Tempo de História – parte 2

4ªDICA: APRENDA COM OS EXERCÍCIOS

Claro que não poderíamos nos esquecer de que o grande obejtivo de quem estuda para o vestibular é acertar o maior número de questões possível na hora prova. Por causa disso, devemos sempre aprender a usar os exercícios de vestibular a favor dos nossos estudos!

Os vestibulares seguem tendências na hora de elaborar questões. É raro quando alguma prova pede um conteúdo muito diferente ou muito mais difícil que o esperado. Então, o quanto mais habituados nós estivermos com a maneira com que a matéria é cobrada nas provas, menor a chance de sermos supreendidos! Por isso, quando estiverem resolvendo uma lista de exercícios, não fique preocupado com "quantas questões acertei?", mas tente também destrinchar ao máximo o que foi cobrado na pergunta. Pense sobre qual foi o conteúdo, se pediram detalhes ou não, se compararm com algum outro fato, etc. Quando for revisar a matéria lembre-se dessas observações para poder direcionar melhor ainda seus estudos!

5ªDICA: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA 

O estudo de qualquer assunto fica muito mais fácil e rende muito mais quando se tem uma motivação para se esforçar nesse sentido. Tendo isso em vista, quando se entende as vantagens de estudar história, dá um ânimo muito maior para estudarmos essa matéria!

História é uma das matérias mais úteis que aprendemos durante o período de ensino médio e vestibular em termos do que levaremos e usaremos na nossa vida cotidiana. O seu conhecimento nos faz entender muito melhor o mundo em que vivemos hoje, uma vez que o processo de desenvolvimento histórico é contínuo. Além disso, a história ajuda bastante a entender as diversas formas de arte que tanto em estão presentes em nosso cotidiano como livros, filmes, música e pintura.

Além disso, devemos usar a história ao nosso favor o máximo que conseguirmos no contexto do vestibular também! Saber bem essa matéria ajuda em várias outras como geografia, literatura e redação. Falando em redação uma dica muito legal é dar argumentos históricos que deem suporte à sua tese. Isso enriquece bastante seu texto.

Então é isso, pessoal! Espero que tenham gostado das dicas de estudar história! Esperamos também que a linha do tempo seja útil para vocês se inspirarem e poderem fazer a suas próprias. Qualquer dúvida que tiverem, fiquem à vontade para escrever aqui nos comentários! Abraços

Assuntos do Artigo
  • foi estudar e perdeu a linha

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Dicas para Estudar História para o Vestibular: Técnicas e Linha do Tempo!

Sobre o autor | Website

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: