Scroll Top

Saúde e Bem Estar

Doação de Plaquetas – Como e Onde Doar, Uso das Plaquetas e Informações

A Doação de sangue é um ato simples e que salva muitas vidas, mas além desse procedimento há outras formas de doação de elementos sanguíneos como Plaquetas e que também é muito importante, porém menos divulgada. Há ainda a doação de múltiplos componentes do sangue.

Conheça hoje mais sobre esse tipo de doação e saiba como doar, veja ainda as vantagens e usos das plaquetas doadas e mais informações sobre o tema!

Veja para que é usado cada elemento do sangue doado – as aplicações salvam milhares de vidas

 O que são as Plaquetas e Por que Doa-las?

A plaqueta é um dos componentes do sangue fundamental no processo de coagulação. A diminuição na quantidade de plaquetas (ou alteração em sua função) pode predispor a sangramentos.

A transfusão de concentrado de plaquetas é uma das formas de minimizar o risco de hemorragia, muito freqüente em pacientes portadores de tumor em tratamento com quimioterapia, naqueles submetidos a transplantes, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, com falência de medula óssea e outros.

Uma vantagem da doação de plaquetas é que não há a necessidade de compatibilidade sanguínea pois esses elementos não possuem a proteína das hemácias que causa a rejeição entre os diferentes tipos sanguíneos.

Como Doar Plaquetas? Como é o processo?

A Doação de Plaquetas é diferente da Doação de Sangue, chama-se Aférese na qual o sangue é retirado, separam-se as plaquetas e depois devolvem-se os outros componentes do sangue ao doador. Todo o processo dura cerca de 90 minutos, podendo ser realizado a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.  

A doação de sangue prévia é recomendada, para que seja verificado se o doador apresenta veias de calibre adequado para a doação por aférese.  Assim, podem doar plaquetas pessoas de 18 a 67 anos com boas condições de saúde.

Onde Doar Plaquetas?

Se você mora em São Paulo, pode doar na Fundação Pró-Sangue localizada no Hemocentro do HC, basta agendar uma doação de plaquetas:

* Ligue para 3061-5544 Ramal 321 (7 às 16hrs) ou 0800 55 0300

Doações: Segunda à Sexta-feira das 7:30 as 16:30 e aos Sábados das 8:00 as 15:30.

Outra opcao é doar no Hospital Israelita Albert Einstein (Unidade Morumbi), basta agendar pelo telefone:

* (11) 2151-0457 ou e-mail: bsangue@einstein.br.  O Banco de Sangue funciona de segunda à sexta das 8h às 21h* e aos sábados das 8 às 19h*. * Exceto feriados

As plaquetas são componentes do sangue essenciais para o tratamento de pessoas com câncer, leucemia, linfoma e transplantados de medula óssea. 

Então, não deixe de doar e o mais importante é que doando plaquetas você contribui para salvar vidas, existe melhor razão? 

Assuntos do Artigo
  • fazer doacao de plaquetas onde sp
  • doação de plaquetas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Doação de Plaquetas – Como e Onde Doar, Uso das Plaquetas e Informações!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: