Scroll Top

Vestibular

Faculdade de Medicina do ABC – Currículo e Ensino, Mensalidades, FMABC

Se você vai prestar vestibular esse ano para o curso de Medicina e pretende tentar instituições particulares hoje vamos falar um pouco sobre a Faculdade de Medicina do ABC de São Paulo – que oferece vagas também pelo Prouni, Bolsas de Estudo e Parcelamento pelo Fies, vale a pena conferir … Saiba como é o Curso, as Mensalidades, a Infraestrutura e Qualidade de Ensino da FMABC.

Como é o Curso – Método de Ensino

A Graduação em Medicina pela FMABC é baseada no método de Ensino-Aprendizagem Tradicional, em que o curso tem duração de seis anos. Os dois primeiros anos são dedicados ao ensino de disciplinas básicas, no terceiro ano se inicia o ensino médico teórico propriamente dito (finalizado no quarto ano). Ja’ nos quinto e sexto anos, ocorre o Internato em que através da atuação prática dos estudantes de Medicina em hospitais e ambulatórios, o conhecimento previamente adquirido será aprimorado e solidificado.

Turno: Integral, com Carga Horária Total: 8.880

Mensalidade ABC (valor referente ao ano de 2011 – 1º ano): R$ 2.980,00

Avaliação ENADE/2007: Conceito  4

Para maiores Informações e Contato pelo E-mail: medicina@fmabc.br

Estrutura Curricular – Grade de Disciplinas

PRIMEIRO ANO

BASES MORFOLÓGICAS DA MEDICINA – (ANATOMIA + HISTOLOGIA + EMBRIOLOGIA); BASES PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL I – (ANTIGO FUNDAMENTOS DA PRÁTICA MÉDICA + HUMANIZAÇÃO E BIOÉTICA + SAÚDE COLETIVA); BASES FISIOLÓGICAS DA MEDICINA I – (FISIOLOGIA + BIOQUÍMICA + GENÉTICA)

SEGUNDO ANO

FARMACOLOGIA; FISIOLOGIA II; MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA; MÓDULO DE CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO; NIP – NÚCLEO INTEGRADOR DE PRÁTICAS; PATOLOGIA GERAL ; PARASITOLOGIA; PROPEDÊUTICA CLÍNICA; SAÚDE COLETIVA;  DISCIPLINA ELETIVA I; DISCIPLINA II.

TERCEIRO ANO

ANESTESIOLOGIA; BASES DA ENDOCRINOLOGIA; CIRURGIA DO APARELHO DIGESTIVO; CIRURGIA PLÁSTICA; DERMATOLOGIA; DIAGNÓSTICO POR IMAGEM; FUNDAMENTOS DA CIRURGIA; FUNDAMENTOS EM EMERGÊNCIA; GASTROENTEROLOGIA; HEMATOLOGIA E ONCOLOGIA; INTEGRAÇÃO CLÍNICO-MORFO-FUNCIONAL; INTEGRAÇÃO SOBRE DROGAS; MEDICINA LEGAL; PATOLOGIA; PROPEDÊUTICA CLÍNICA; PROPEDÊUTICA CLÍNICA (GERIATRIA); PSIQUIATRIA; SAÚDE OCUPACIONAL; DISCIPLINA ELETIVA I, II, III e IV.

QUARTO ANO

CARDIOLOGIA; CIRURGIA TORÁCICA; CIRURGIA VASCULAR; CIRURGIA GERAL; ENDOCRINOLOGIA ; GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; MEDICINA DE URGÊNCIAS; MOLÉSTIAS INFECCIOSAS; NEFROLOGIA; NEUROLOGIA; OFTALMOLOGIA; ORTOPEDIA (DOENÇAS DO APARELHO LOCOMOTOR); OTORRINOLARINGOLOGIA; PEDIATRIA; PNEUMOLOGIA; REUMATOLOGIA; UROLOGIA; DISCIPLINA ELETIVA I, II,III e IV.

QUINTO ANO

CICLO DE CLÍNICA CIRÚRGICA; CICLO DE CLÍNICA MÉDICA; CICLO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; CICLO DE PEDIATRIA; CICLO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA / USF;

SEXTO ANO

CICLO DE CLÍNICA CIRÚRGICA; CICLO DE CLÍNICA MÉDICA; CICLO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA; CICLO DE PEDIATRIA; CICLO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA / UBS

A Faculdade – Infraestrutura

A Faculdade conta com 17 Laboratórios (biotério, fisiologia, biologia molecular, urologia, análises clínicas, química analítica, microcirurgia, genética e reprodução humana, morfologia, fisioterapia, Micro-Imunologia, habilidades, nutrição, terapia ocupacional, farmacologia, patologia, informática, parasitologia, telemedicina); 18 Ambulatórios no campus (otorrinolaringologia, ginecologia, psiquiatria, Gastroenterologia, oftalmologia, oncologia, cardiologia, medicina do esporte, pediatria, Hebiatria, neurologia, urologia, dermatologia, pneumologia, endocrinologia, clínica médica, cirurgia plástica), 3 Centros Cirúrgicos no campus (Oftalmologia, Dermatologia, Ivanhoé, Reprodução Humana) e um Sistema Integrado de Bibliotecas.

Ha’ opções de iniciação cientifica pelo NEPAS (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Assistência à Saúde), além de participar de vários projetos: Pró-Saúde (Reorganização da Formação Médica), CICAD – Drogas e Álcool (Projeto Internacional envolvendo Medicina e Enfermagem), entre outros.

Veja Fotos do Campus e da Infraestrutura da FMABC:

** Tem dúvidas sobre a Graduação em Medicina e sobre as Faculdades? Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou Sugestões para o ABC da Medicina …

Assuntos do Artigo
  • faculdade de medicina do abc
  • fmabc vestibular 2014
  • faculdade de medicina do abc mensalidade
  • fmabc mensalidade
  • vestibular fmabc 2014
  • faculdade medicina abc
  • medicina abc mensalidade

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Faculdade de Medicina do ABC – Currículo e Ensino, Mensalidades, FMABC!

Sobre o autor | Website

Aguarde Novidades Sobre Mim!

68 Comentários

  1. Henrique disse:

    De quanto é o aumento da mensalidade para os demais anos ? (curso de fisioterapia)

  2. lediomaura disse:

    gostaria de saber quantos custa uma vaga

    • Bianca disse:

      Olá,

      acho que você quis dizer quanto custa a Mensalidade do Curso de Medicina na FMABC, então eis o valor referente ao ano de 2011: R$ 2.980,00.

      ATT ABC da Medicina

  3. CARLA disse:

    SOU ESTUDANTE DO CURSO EM ENFERMAGEM.MAS SONHO EM FAZER MEDICINA,ESTUDO PELO FIES EM OUTRO ESTADO.
    NÃO SEI SE PODERÁ ME RESPONDER,MAS TUDO BEM O QUE IMPORTA É A COMUNICAÇÃO.VC ACHA QUE SE EU FOSSE APROVADA NO VESTIBULAR PARA MEDICINA EU CONSEGUIRIA TRANSFERIR MEU CONTRATO DO FIES PARA UM NOVO CURSO,DIGO MEDICINA?

    • Bianca disse:

      Oi Carla,

      eu li em alguns sites – G1 e Folha SP – que o Fies permite a transferencia do financiamento para outro curso – como vc deseja:
      ” o estudante deverá se desligar do curso ou da instituição de ensino para se vincular a outra em junho ou dezembro, ou seja, sempre no último mês do semestre cursado.”
      “O pedido de transferência deve ser feito por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).”

      ATT Bianca

  4. diego disse:

    sou estudante de medicina da bolivia e gostaria de saber se vcs aceitam estudantes vindo do exterior…gostaria de qualquer informacao…. se vs abrem vagas e o aluno tem q fazer uma prova pra ingresso no devido semestre….. obrigado pela atençao…

    • Bianca disse:

      Oi Diego,
      vi no site da FMABC que eles realizam uma prova de transferência – assim como várias universidades e faculdades brasileiras. Não encontrei um calendário, mas caso queira maiores informações ou entrar em contato diretamente com a Faculdade de Medicina do ABC aqui estão o telefone e o e-mail:
      Telefone: (11) 4993-5400 – E-mail: fmabc@fmabc.br

      OBS: No link a seguir tem o Edital e Informações sobre a Transferência 2011 – http://www.fmabc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=200:editais-transferencia-2011

      ATT
      ABC da Medicina

  5. Fernanda Jardelina disse:

    Olá,
    Não estou conseguindo entrar no site da FMABC/ MEDABC, e gostaria de saber se o site foi removido, e se tenho algum telefone para contato ou e-mail.
    Se possivel, gostaria de saber quando abre a inscrição para o vestibular e que dia será
    obrigada, Fernanda Jardelina

  6. bruna disse:

    gostaria de saber se a fmabc da bolsas de 100% para os primeiros colocados no vestibular?

    • Bianca disse:

      Bruna, pelo que li no site não, mas pelo Prouni sim…veja um trecho de uma matéria:
      “A Medicina ABC oferece este ano 67 novas bolsas integrais do ProUNI e 100 bolsas sociais de 20% e 50% para todos os cursos (exceto Medicina). No financiamento estudantil pelo FIES são 128 no total.”

  7. maiara e stefane disse:

    ola meu nome é maiara e estou acompanhada de minha amiga steffany estamos achando o preço da medicina um absurdo nós que temos vontade de fazer essa faculdade fica até dificil pois nem todos tem uma bela condição de paga uma faculdade admiramos muito essa faculdade e achamos que o preço deveria ser mais rasuavel beijos maiara e steffany.

  8. cleyton augusto matos da silva disse:

    SOU ENFERMEIRO E GOSTARIA DE FAZER MEDICINA …. TENHO RECURSO PARA PAGAR UM SEMESTRE …. GOSTARIA DE SABER A POSSIBILIDADE DE CONSEGUIR 100% DE FIES DENTRO DESSES 6 MESES.

    GRATO !

    • Bianca disse:

      Oi Cleyton,
      eu não conheço muito bem o procedimento para o Fies, sei que e’ bem burocrático, tipo o Prouni, e pode demorar um pouco, mas não posso te afirmar que sera em 6 meses =) Eu acho que nao deve levar muito tempo, pois se vc tiver a documentação toda ja organizada, ja ficara mais facil…

  9. aline disse:

    ola, gostaria de saber mais ou menos quanto esta o valor de mensalidade do curso de medicina em 2012l. obrigada

  10. renata disse:

    eu sonho em ser medica,e so tenho 10 aninhos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Juliana disse:

    oi,gostaria de saber como funciona o financiamento fies para a faculdade de medicina e aonde posso conseguir ?

    • Bianca disse:

      Oi Juliana, voce solicita o FIES apos entrar na faculdade, e’ preciso ver se a instituição oferece essa opcao de pagamento (geralmente no s sites esta indicado)…
      Depois, haverá um processo, com entrega de documentos comprobatórios de renda e outros…

  12. Danielle disse:

    @maiara e stefane

    “ola”? (olá) “paga uma faculdade” (pagaR) “rasuavel” (razoável)

    Fora que a sua mensagem não tem pontuação, não tem víruglas e tem uma concordância terrível – aliás, não tem concordância alguma. Duvido que você fosse capaz de interpretar o que está sendo explicado nos livros.

    É nessas horas que penso que, de fato, cursos como o de medicina NÃO devam ser para qualquer um. Imagina uma pessoa dessas me operando? No livro está escrito “Não, é necessário fazer uma incisão” e ela entende “Não é necessário fazer uma incisão”, pois ela não sabe para que serve a vírgula. Pronto, está morto o paciente.

    Não, querida, os preços estão super razoáveis para pessoas que têm possibilidade de se dedicar totalmente aos estudos (medicina é tempo integral), coisa que pelo jeito você não fez na escola, muito menos fará na faculdade. Não, você não serve pra ser médica. Estude mais, MUITO mais, PASSE num VESTIBULAR para uma pública e aí sim será digna.

    O estudo na escola pública pode ser ruim, mas não é desculpa para o aluno ser ruim também.

  13. Victorio disse:

    Tenho boa experiencia em Faculdades de Medicina, como professor de medicina (numa publica), como médico e como pai. Algumas coisas que acho importante: a faculdade tem que ter hospitais próprios, ambulatórios. Desde hospitais terciários (com alta complexidade) até UBS (por hospital próprio quero dizer da faculdade, e não um “convenio” onde o estudante vai ser interno em outro hospital (facil entender: no “outro” hospital, o aluno vai ter contacto com o medico funcionario do hospital, e não com o professor da faculdade). Deve ter condições de prosseguir a carreira, ou seja uma boa residencia em varias (ou todas) as areas. Achar que ficar “rachando” em cursinhos para residencia não é boa escolha; vai ter problemas por que vem “de fora” e os professores das boas faculdades estão montando provas da residencia para “ferrar” alunos que só decoraram rodapé de apostila ou livro (exemplo, nós estamos dando ZERO para aluno que não sabe colocar um RX de tórax na posição adequada (nao pode colocar invertida ou de ponta-cabeça); não sabe dar um ponto, não sabe segurar um porta agulha (segurou com o polegar e terceiro dedo é ZERO, mesmo que queira fazer psiquiatria. EM SP os professores que fazem provas de residencia nas maiores já se reuniram para tentar “uniformizar” as avaliações (não dá para ser igual, mas dá para valorizar o que achamos importante. Não dá para ensinar medicina sem hospital, sem cadáver, sem paciente, etc por mais que os modelos plásticos e simuladores ajudem. Estamos evoluindo também com um exame feito por CRMs feitos de forma mais abrangente, e sem pegadinhas. Os alunos que dizem fazer “boicote” são em grande parte mentirosos (vide o numero e provas anuladas – assinalaram “B” em tudo – e o numero de alunos de cada ano). Estamos calculando também os alunos que completam o curso e entram nas próprias residencias onde fizeram o curso; há desonestidade sim mas dá para pegar (hoje com a informatica é facilimo avaliar cada questão e quem acertou a fácil e a dificil).
    Enfim, eu acho que medicina é fogo, são 6 anos de sofrimento, mais no minimo 3 ou 4 de residencia, para depois ganhar um valor incompativel até com a subsistencia. Mesmo assim, ainda é pofissão bonita e ainda NÃO HÁ MEDICO DESEMPREGADO. Tem sub-empregado sim; e cada vez mais o com melhor formação vai prevalecer.
    Acho que os sistemas de avaliação estão ficando mais seletivos e estabelecendo requisitos minimos de atividade prática durante a graduação. Será que algum lugar prefere um residente que fez 3 anos de Medcurso e sabe rodapé de livro, mas não sabe examinar, tirar história, dar um ponto, escultar um paciente? Será que algum professor quer um aluno que frente a um exame de imagem aceita um aluno que só sabe ler o laudo?
    Outra coisa que achamos hoje fundamental é saber ingles. Infelizmente hoje quem não lê ingles está muito abaixo dos demais (seria quase um “analfabeto” funcional). Dá para recuperar sim durante o curso, as precisa recuperar MESMO.
    Não se pode admitir também, no nosso país, que já tem 198 faculdades de medicina, aceite alunos formados no exterior, principalmente sem uma prova de revalidação SERIA e sem interesses politicos ou economicos (já se sabe de universidades publicas que por um valor $$$ fazem a revalidação mais simples). Aliás, quem conhece um pouco o governo sabe que existe um termo chamado “FLEXIBILIZAÇÃO” que é um eufemismo para facilitar, afrouxar, ou – desculpem o termo chulo – “abrir as pernas”.
    Eu peço desculpas por fazer um comentario longo, mas pretendo ajudar e tentar dar algumas “dicas” e claro, algumas opiniões pessoais. Acho um absurdo os valores que as faculdades privadas estão cobrando e curiosamente, as mais caras parecem ser as piores….
    Enfi, se alguém quiser uma opinião, fique a vontade; se eu achar que posso ajudar, responderei…
    Boa sorte, pessoal !!!! Qua sejam felizes em suas escolhas, e quem quiser ser médico, coragem !!! mas ainda é uma profissão que não dá recompensa financeira, mas com certeza dá recompensas gratificantes que não há dinheiro que compre !

    • leydson disse:

      SUB-EMPREGO?

      nas horas vagas entre as audiências, eu adoro ficar espiando o "conto de fadas" com final trágico, do pessoal da medicina. UM BANDO DE CHORÕES DE BARRIGA CHEIA!

      DR. O QUAL É A REFERÊNCIA DE EMPREGO RUIM OU MAL REMUNERADO PARA O SENHOR?

      O SR. TEM QUANTAS ESPECIALIZAÇÕES? TEM MESTRADO? TEM DOUTORADO?

      pois é, 99% dos médicos só possuem, PASMEM, A GRADUAÇÃO, e mesmo assim tiram plantões e ganham em média de 5 a 10 mil ao final do mês. ISSO É UM SUB-EMPREGO???

      quando os médicos se comparam as outras profissões, se comparam com carreiras de juízes, promotores, enfim, SÓ OS TOPS! só que eles se esquecem que o pessoal do direito fica até 5 anos em cursinho, em muitas das vezes, possuem alto grau acadêmico com várias especializações, mestrado e doutorado…

      MAS O MÉDICO, SOMENTE BACHAREL, JÁ QUER GANHAR 20 CONTO POR MÊS, não é mesmo???

      engraçado, eu sou advogado, bacharel igual a um médico, estudei 5 anos, tenho 10 especializações, tenho mestrado e estou fazendo doutorado, e minha renda mensal é de 6 mil por mês como professor, e estou satisfeito…

      AGORA, DEEM UM SALÁRIO DE 6 MIL PARA UM MÉDICO RECÉM FORMADO, PARA VEREM O QUE ELE FALA! KKKKKK

      vamos para mais absurdos: minha irmã é bioMÉDICA, com mestrado e doutorado, formada em FEDERAL, e ganha 7 mil mês, e não está reclamando… minha mãe foi professora de história na rede estadual, com mestrado e várias especializações, e hoje é aposentada com um salário de 4.500 por mês, E NÃO RECLAMA!

      PQ TODO MÉDICO RECLAMA POR GANHAR 5, 7 OU 10 MIL POR MÊS, HUM? HUM?

      5 mil mês é sub-emprego???

      A MAIORIA DOS MÉDICOS SÃO 'FILHINHOS DE PAPAI'. TRATA-SE DE UMA CLASSE COMPLETAMENTE ELITIZADA, ARROGANTE, QUE NÃO TEM A """MÍNIMA NOÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E FINANCEIRA DO PAÍS"""

      APROVEITAM DA POUCA OFERTA DE PROFISSIONAIS PARA TRIPUDIAREM EM CIMA DA CARNE SECA!

      MAS COMO O DR. MESMO FALOU, ESSA FARRA DO BOI UMA DIA AINDA VAI ACABAR! TALVEZ NÃO CHEGAREMOS AO EXTREMO DE VER MÉDICOS DESEMPREGADOS, MAS NÃO VEJO A HORA DE VER MUITOS PROFISSOINAIS NO MERCADO SALVANDO A VIDA DAS PESSOAS, E COM SALÁRIO 'DIGNO' EQUÂNIME, IGUAL AO DOS OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMO: (fisioterapêuta, farmacêutico, enfermeiro, biomético, etc, etc.).

      TODOS OS OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE, SÃO MENOS IMPORTANTES QUE OS MÉDICOS??? HUM??? HUM??? PQ UMA ENFERMEIRA TOP DE LINHA, COM MESTARDO, DOUTORADO, ETC, NÃO GANHA MAIS DE 6 MIL, E UM BACHAREL EM MEDICINA, FORMADO EM QUALQUER BIBOCA, JÁ QUER COMEÇAR GANHANDO 10 MIL? HUM? HUM?

      dr. me desculpa a realidade, mas seu discursso, assim como o discursso de 90% dos médicos que vejo por aí, está completamente VICIADO…

      QUEM VENHAM OS CUBANOS! QUE VENHAM OS BRASILEIROS FORMADOS NO MERCOSUL, QUE SEJAM ABERTAS MAIS UMAS 400 FACULDADES DE DIREITO!

      SÓ ASSIM PARA TERMOS MAIS JUSTIÇA SOCIAL E FINANCEIRA!

      BRASIL, PAÍS DE TOLOS E ARROGÂNTES.

      DESCULPA AÍ O DESABAFO!

      • leydson disse:

        * 400 FACULDADES DE MEDICINA

        *ARROGANTES

        desculpem-me pelos demais erros, fui digitando informalmente o que pensei, sem me preocupar muito com regras ortográficas…

        abs.

  14. Victorio disse:

    Peço desculpas pelos erros de portugues no meu comentario acima. Ao reler, encontrei vários, Não vou tentar corrigir cada um deles, mas se algum desses erros prejudicar o entendimento do texto, fiquem à vontade.
    Em tempo: num recente encontro de uma associação bastante séria, observamos (confesso que foi surpresa para mim) – desempenho muito bom de alunos já graduados em outra faculdade (dentista, biólogo, enfermeiro, etc..) e claro, já mencionei – alunos que pelo menos leem bem ingles. Cuidem-se !!!!

  15. Johnathan disse:

    Victorio, gostaria de uma resposta clara e objetiva. Que preenche todos os requisitos que mencionou em seu comentário, quais seriam as melhores faculdades de Medicina do Estado de São Paulo? Quero que excetue a PUC-SP, a PUC-Campinas e a FCMSC-SP. Ficarei imensamente grato se conseguir elencar as melhores. Obrigado. Johnathan. @Victorio

  16. Johnathan disse:

    Obs.: Apenas das Instituições privadas. Obrigado. @Johnathan

  17. Cleo disse:

    Como faço para acessar o resultado do vestibular de medicina das Faculdades de Medicina do Grande ABC?

    • Bianca disse:

      Ola Cleo,
      o vestibular da FMABC e’ realizado pela Puc… Para ver o resultado do vestibular da Faculdade de Medicina do ABC acesse o site da Coordenadoria de Vestibular Unificado da Puc:
      http://www.vestibular.pucsp.br/vestibulares-externos/faculdade_medicina_abc.html

  18. Juliana disse:

    Olá Gostaria de saber quanto custa o curso de nutrição? E se o aluno vier de transferência tem desconto na mensalidade?
    Obrigada.

    • Bianca disse:

      Olá Juliana, segue as informações de contato para perguntas referentes a transferência e desconto: E-mail: nutricao@fmabc.br

      O curso de Nutrição da FMABC tem 60 Vagas (período Noturno), Duração de 4 anos e Mensalidade (ano 2013 para o 1º ano) de R$ 739,08

  19. Paulo disse:

    Bom dia !

    Gostaria de saber se voces aderem o FIES ?

    grato, aguardo breve retorno

  20. Gabriela disse:

    Olá, Como eu faço para estudar medicina na FMABC? Sei que é necessário fazer o vestibular, mas como funciona? É unificado?
    E quantas vagas para o curso de Medicina?

    • Bianca disse:

      Oi Gabriela,
      vc deve fazer o vestibular da FMABC que e’ realizado pela coordenadoria de vestibular da PUC, mas nao e’ o Unificado… se vc entrar no site Vestibular PUC SP vai ver mais informações…
      Ah…
      E-mail: medicina@fmabc.br
      Vagas: 110
      Duração: 6 anos em Turno Integral

  21. Natália disse:

    Olá! Gostaria de saber qual é a nota de corte e quantos candidatos por vaga tem o curso de medicina. E quanto a moradia, quanto os estudantes gastam em media?
    Obridada!

    • Bianca disse:

      Oi Natália,
      o vestibular da FMABC e’ feito em uma fase so’, não ha nota de corte – os alunos são chamados segundo as notas finais, eu não sei te informar isso, mas talvez no site do vestibular PUC (que e’ quem realiza a prova) tenha alguma informação melhor…. Eu posso te dizer o seguinte, se vc acertar mais que 75% de uma prova de vestibular e for bem na redação e’ muito provável que vc passe!!!

      Quanto a moradia nao tenho muitas referencias, quando eu fui para Marília (interior de SP) os alugueis estavam na faixa de 800 a 1000 reais… no ano seguinte vi preços de apartamentos em Niterói no Rio e estavam na faixa dos 1800 a 2200… Agora próximo a FMABC eu não sei bem, mas creio que esta por volta de uns 1500 (um apto bem localizado, com segurança etc)… Como os preços da moradia costumam ser altos, os estudantes optam por morar em republicas ou com amigos – assim dividem o preço do aluguel…

  22. Isabela disse:

    Olá, estou muito interessada em prestar vestibular para a FMABC, mas gostaria de saber… qual o valor da mensalidade para 2013? Muito obrigada.

  23. Breno disse:

    Gente, alguém pode me informar se é facil conseguir o Fies de medicina na FMABC? porque naum tenho condições de pagar a mensalidade, poderia pagar pelo menos o primeiro mes, mas os outros não!

    e a inscrição é quanto?

  24. Luís disse:

    Bianca, tudo bom? estou cursando o terceiro ano do ensino médio, e tenho o desejo de cursar medicina no próximo ano. Pela localização, qualidade de ensino e infraestrutura, viso entrar na FMABC, mais ainda tenho algumas duvidas em relação ao vestibular, datas de inscrições e mensalidades.
    obrigado, Luís

  25. Renata disse:

    olá gostaria de saber se alguem tem alguma informação sobre o curso de Terapia Ocupacional da FMABC ? Pretendo prestar o vestibular para a próxima turma e tenho algumas dúvidas sobre qualidade do curso oferecido e como está o mercado de trabalho atualmente para os alunos formados.

    obrigado !

  26. Jayne disse:

    Boa Tarde

    Meu Sonho é fazer faculdade de medicina e a FM é bem falada , gostaria de ta fazendo faculdade nela é a mensalidade não é tão cara , mais mesmo assim ainda não tenho condições de ta pagando totalmente , como eu faço pra mim conseguir uma bolsa ou um desconto ?
    Obrigada.

    • Bianca disse:

      Oi Jayne,
      a FMABC possui programas de bolsas/descontos para seus alunos, mas isso você recorre após o ingresso na instituição… eu não conheço muito sobre as políticas dessa faculdade, talvez seja legal você entrar em contato com a faculdade, perguntar se há algum programa específico…. Eu não sei bem se eles oferecem Fies ou Prouni, mas de uma procurada :)

  27. rosa silveira disse:

    quando começa vestibular para medicina

  28. hildenes disse:

    De quanto é o valor da mensalidade de otorrino e de quantos anos leva para concluir e de quanto é o aumento das mensalidades msemestrasi e anuais

    • Bianca disse:

      Otorrino e’ uma especialidade da Medicina, primeiro vc deve cursar os 6 anos da graduação… depois prestar uma prova para a residencia/especialização que e’ por volta de 3 a 4 anos…
      Os valores das mensalidades estão melhor explicados no site da faculdade (links no post acima)

  29. angela disse:

    olha quero fazer medicina e saber o tempo de duração e o valor da mensalidade pode me ajudar?

    • Bianca disse:

      O curso de Medicina tem duração de 6 anos… a mensalidade está por volta de 3000 reais… Mas o valor correto (de cada ano) vc encontra no site oficial da faculdade.

  30. Bianca disse:

    Gostaria de saber o preço da mensalidade do curso de fisioterapia e como faço pra conseguir bolsa na FMABC? Obrigada desde já.

    • Bianca disse:

      Seguem algumas informações que eu encontrei no site da FMABC

      E-mail: fisioterapia@fmabc.br
      Vagas: 60 Vespertino e 60 Noturno
      Duração: 4 anos Vespertino e 5 anos Noturno
      Mensalidade 2013: 1º ano – R$ 739,08

  31. Giulia disse:

    Ola,
    Eu quero muito saber quanto custa a mensalidade para o curso de cirurgia geral?

  32. Maria eduarda disse:

    Alguem sabe quanto custa uma faculdade de medicina pediatrica no Rio grande do sul

  33. André disse:

    @Giulia
    Não existe esse curso.

  34. Beatriz disse:

    Olá ! Sou estudante de Medicina de uma outra faculdade particular e tenho Fies. Caso quisesse fazer transferência, precisaria realizar a prova quando houvesse vaga e somente depois (se passasse) pedir a mudança no Fies?
    Como fico sabendo sobre a disponibilidade de vagas na FMABC?
    Obrigada !

    • Bianca disse:

      Olá Beatriz,

      Eu nao sei t informar, mas tente acessar o site oficial da faculdade ou entrar em contato com a faculdade:
      Secretaria Acadêmica
      Tel: (11) 4993-5425
      E-mail: sec.acad@fmabc.br

  35. gleiton disse:

    Sou enfermeiro e quero saber se a instituição oferta vagas para graduados e qual o processo.

  36. alessandra disse:

    Quando terá início o vestibular 2014? E o valor da mensalidade?

  37. Sa disse:

    @Beatriz
    Oi Beatriz tudo bem? Li seu post e gostaria de saber em qual faculdade vc faz medicina e se foi muito difícil conseguir o FIES? Qual percentual você tem, 100%? Sou estudante de psicologia e sonho em fazer medicina, porém terá que ser pelo FIES tbm…

  38. Verônica disse:

    Bom dia!

    Existe uma cota em que a Faculdade escolhe para o FIES, esse procedimento foi adotado também pela FMABC?

    Quais são as exigências para o estudante solicitar o FIES nesta instituição?

    Grata
    Verônica Evelyn.

    • Bianca disse:

      Oi Veronica,

      No site da FMABC tem os detalhes, sobre documentação e inscrições para bolsas… Verifique no link a seguir:
      http://www.fmabc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=819%3Afiesprouni&catid=7%3Anoticias&Itemid=51

  39. villarroel disse:

    ola! gostaria de saber se a faculdade aceita transferencia?

  40. Cláudia disse:

    @Danielle
    Prezada colega Danielle,
    Preocupa-me, deveras, comentários como os de Vossa Senhoria. Sou professora da Rede Pública de Ensino por ideal. Advogada (leia-se: advogada com inscrição na OAB/SP, pois muitos confundem que o Bacharel em Direito é advogado). POR IDEAL não prossegui na carreira de causídica, haja vista não lograr êxito em FAZER VALER O DIREITO. Como professora da REDE PÚBLICA posso lhe garantir: a proposta de ensino do Estado transcende a do ensino Privado, pois esta tem seu alicerce na propedêutica, aquela ensina para a vida (Artigo 1º Lei Federal 9394/96, “in verbis”: A EDUCAÇÃO ABRANGE OS PROCESSOS FORMATIVOS QUE SE DESENVOLVEM NA VIDA FAMILIAR, NA CONVIVÊNCIA HUMANA, NO TRABALHO, NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E PESQUISA, NOS MOVIMENTOS SOCIAIS E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E NAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS).
    Desta feita, não há que se confundir: “ensinar para passar nas melhores faculdades e ensinar a aprender a aprender”, ou seja, A POLITICAGEM QUE AVILTA, DEIXA EM CONDIÇÕES DESUMANAS E INDIGNAS TANTO PROFESSORES QUANTO ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, NÃO PODE SER SUBSUMIDO À “”EDUCAÇÃO RUIM NA ESCOLA PÚBLICA””, tal como propagado por Vossa Senhoria. Não se pode olvidar: se há professores que trabalham concomitantemente em escolas públicas e em escolas privadas, estes mesmos professores não estariam lecionando com a mesma qualidade em ambas? Ao revés, tomando por base Vossa “profecia”, UM MESMO PROFº, AO SEU LIVRE ARBÍTRIO, LECIONA COM MÁXIME QUALIDADE NA REDE PRIVADA EM DETRIMENTO DE UMA QUALIDADE AQUÉM NA REDE PÚBLICA. É isso mesmo que pretende propagar com Vosso comentário? Que Deus continue amparando-me na educação de minhas filhas, pois as mesmas, embora amparadas com todas as regalias que seus pais podem lhes proporcionar, AINDA ASSIM SÃO HUMILDES, ALTRUÍSTAS, BENEVOLENTES, DEMOCRÁTICAS, NÃO DISCRIMINADORAS… Tratam meus queridos alunos da Escola Pública como semelhantes! Que Deus não permita que minha filha pretendente a uma vaga de medicina se perca como aquele ser humano que visa unicamente o “status” que a medicina proporciona EM DETRIMENTO DO QUE ELA REALMENTE SE PROPÕE.

  41. Anna disse:

    Qual a data para se inscrever no vestibulat da fmabc?

  42. Gislaine disse:

    Oi..sou estudante do 8º ano de medicina na Bolivia,,,queria saber se vcs aceitam transferencia..por favor fico no aguardo!!

  43. DÉBORAH disse:

    Gostaria de saber qual foi a relação candidato/vaga em 2013 na FMABC. Obrigada!

  44. Iara Nilda disse:

    Já fiz faculdade de Direito e Pós Graduação. Tenho um sonho de fazer medicina, mais não tenho condições de pagar. Como eu faço? Tem formas de pagamentos parcelados, ou prestação de serviço? Grata Iara

    • Bianca disse:

      Olá Iara, 

      em algumas instituições particulares há a possibilidade de financiamento pelo FIES, vale a pena você pesquisar quais faculdades aceitam esse tipo de pagamento. E na maioria das faculdades de Medicina pagas do país há programas de bolsas, porém não são tão amplos (na Santa Casa por exemplo, você pode pedir bolsas a partir do segundo semestre, se não me engano, e elas vão até 70% ). 

      Outra opção é participar do Prouni, no inicio de cada ano algumas faculdades liberam vagas para alunos carentes – a seleção é feita com a nota do Enem e pela avaliação socioeconômica dos inscritos no Prouni.

  45. fernanda disse:

    Por gentileza Bianca me responda se possivel, como funciona o periodo integral para estudo de que hora a que hora pois moro no abc e gostaria se saber se posso retornar para casa diariamente, e em relaçao ao internato como funciona aguardo sua resposta anciosamente. Obrigada.

    • Bianca disse:

      Olá Fernanda,

      todas as faculdades de Medicina são em período integral, ou seja, aulas de manhã (varia de instituição, semestre e matéria) das 8 as 12 hs e aulas de tarde das 14 as 18 hs…

      No internato os aulos começam a ter rotinas diferentes, algumas vezes por semana dão plantão em hospitais, logo atendem (parte prática do curso) em diversos horários – há plantão noturno, plantão diurno, etc

      Se você mora no ABC, creio que poderá retornar para casa após o período de aula sem grandes transtornos – pessoas que moram muito longe da faculdade (tipo umas 3 horas haha) compensa, pelo melhor rendimento acadêmico e qualidade de vida, mudar para mais próximo.. Não sei se é seu caso.

      Espero ter ajudado, mas qualquer dúvida mande para o Blog!!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: