Scroll Top

Profissão

Faculdade de Medicina – Ensino, Currículo, Profissão e Áreas de Atuação

Se você é estudante do ensino médio ou de cursinho e está buscando maiores informações sobre o vestibular e cursos, hoje eu trouxe algumas dicas sobre a Faculdade de Medicina. Saiba como é o Ensino e as bases do Currículo, além das Áreas de Atuação do médico.

Como é a Profissão?

O médico pode ser um generalista ou dedicar-se a uma das especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Esse profissional cuida da saúde das pessoas e das comunidades, e, ao mesmo tempo em que busca as causas das doenças, também deve encontrar meios para combatê -las e preveni-las. Deve, também, empenhar-se em promover as boas condições de saúde física, mental e social da comunidade.

As perspectivas profissionais dos campos de Atuação são variadas, tanto na área de prevenção quanto na de tratamento de doenças ou, ainda, em equipes de planejamento, supervisão e avaliação de programas de saúde. Suas atividades são executadas em hospitais públicos ou particulares, ambulatórios públicos, particulares ou de empresas, pronto-socorros e centros de saúde.

Pode, ainda, manter consultório próprio ou oferecer seus serviços diretamente. Os médicos possuem uma formação geral que os habilita também para funções em outros campos como como na Indústria, Universidades ou Pesquisas Científicas.

Ensino e Currículo 

A graduação no curso de Medicina dura 6 anos, em que no ensino tradicional os 4 primeiros anos ou períodos são ensinadas as bases e fundamentos da pratica médica, e no quinto e sexto ano ocorre o internato em que o estudante trabalha em hospitais e ambulatórios. Assim ele coloca em pratica seus ensinamentos, adquirindo mais vivencia e contato com a real pratica médica. O contato com os pacientes so’ acontece no terceiro ano no Ensino Tradicional.

Abaixo segue a Grade Curricular com as Disciplinas Obrigatórias do curso de Medicina da Usp:

1º Período – Anatomia Geral e Aparelho Locomotor;  Fisiologia de Membranas; Biologia Celular, Tecidual I e do Desenvolvimento; Introdução a Medicina e Suas Especialidades; Atenção Primária em Saúde I; Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo; Biologia Molecular.

2º Período – Neuroatonomia Humana; Anatomia do Sistema Digestivo; Anatomia do Sistema Circulatório; Anatomia do Sistema Respiratório; Neurofisiologia; Fisiologia Cardiovascular e Respiratória; Fisiologia Digestiva; Biologia Tecidual II; Bases Humanísticas da Medicina I; Bases Humanísticas da Medicina II.

3º Período – Genética Humana; Anatomia do Sistema Urinário; Anatomia do Sistema Reprodutor; Fisiologia Renal; Fisiologia Endócrina; Biologia Tecidual III; Imunologia I; Microbiologia Básica; Introdução a Medicina Preventiva; Patologia Geral.

4º Período – Anatomia Topográfica Humana; Propedêutica Clínica I; Introdução a Radiologia; Métodos Quantitativos em Medicina; Bases Fisiologicas da Clinica Medica.

Além do Ensino tradicional há também o chamado Aprendizado Baseado em Problemas (sigla do inglês PBL), em que os alunos possuem algumas aulas teóricas trabalham em pequenas equipes em Tutorias – recebem casos seguindo o currículo básico de ensino medico e aprendem a procurar dados e informações de todas as disciplinas em livros e laboratórios da faculdade. Depois discutem o tema, o que cada um aprendeu sobre o tema.

O aluno tem contato com pacientes desde o primeiro ano, vivem as matérias na pratica, o sistema de aprendizagem é voltado aos alunos que desempenha papel ativo. Com isso uma das vantagens desse método de ensino é a melhor assimilação e memorização das teorias. Em São Paulo a Famema (Faculdade de Medicina de Marília)  e a Puc-SP oferecem esse método de ensino, embora a primeira seja PBL completo e a segunda um PBL misto.

Residencia e Especialidades Médicas

Depois dos 6 anos o estudante é formado em Clinica Geral e precisa prestar uma prova de Residencia em um Hospital Universitário para fazer uma especialização, os Hospitais das principais Universidades do país oferecem diversas especialidades medicas como Dermatologia,  Pediatria, Geriatria, Cardiologia, Neurologia e outras tantas.

Fonte: Catalogo 2009 USP (A Universidade e as Profissões)

** Tire suas Dúvidas sobre Medicina aqui em meu Blog…Mande seus Comentários ao ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • desciplinas obrigatorias para vestibular medicina
  • disciplinas obrigatorias damedicina
  • gráfico grade curricular de medicina da usp
  • medicina disciplinas obrigatórias
  • Quais as disciplinas obrigatória do curso de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Faculdade de Medicina – Ensino, Currículo, Profissão e Áreas de Atuação!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

8 Comentários

  1. Laura disse:

    Nice to read your blog

  2. liacy carvalho disse:

    ola como faço para me cadastrar e mandar meu curricullum para fundação faculdade de madicina? nao estou conseguindo muito obrigado

  3. Lavínia disse:

    Olá, gostaria de saber quais matérias devo estudar para passar no vestibular em medicina, curso o 3º ano do ensino médio e quero me focar bastante nos estudos para alcançar essa vaga tão sonhada. A universidade próxima daqui seleciona os alunos pelo resultado do enem, então estou meio perdida sem saber o que devo estudar, mas quero prestar vestibular em outras universidades e quero saber o que devo estudar.
    Espero que tenha entendido, desde já agradeço e espero ansiosamente a resposta!

    • Bianca disse:

      Lavinia,

      o ideal seria vc estudar todas as matérias com afinco, afinal para passar em Medicina precisara de cerca de 80% de acertos nas provas…. Mas para o Enem te aconselho treinar muuuuito a Redação, leitura de textos e gráficos – ajuda em todas as matérias. O segredo do Enem e’ correr contra o tempo, ler e interpretar corretamente os textos e questões – mesmo em exatas eles focam muito em conceitos, aplicação de teoria etc.

      Para os outros exames vale o mesmo, porem nas segundas fases ha um enfoque maior em Biologia, Química e Física… Voce pode se dedicar uma vez por semana `a essas matérias mais intensamente!!!

  4. Lizduardu disse:

    Por favor, qual é o horário das aulas na FMUSP?

    • Bianca disse:

      Olá,
      as aulas são em período integral, mas não há um horário fixo… No geral, as aulas começam por volta das 8h, depois há horário de almoço, a tarde são aproximadamente das 14h as 17/18h

  5. Júlia de Souza Amantini disse:

    Olá gostaria de saber se a UFPR tem vestibular treineiro pois gostaria de fazer minha inscrição.Obrigada

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: