Scroll Top

Profissão

Fotografias sobre o Cuidado e as Relações na Medicina Humanizada

Meu objetivo ao Fotografar é captar imagens ou cenas que tragam um olhar inesperado, um sorriso espontâneo, que mostrem algo belo e comum (que com a pressa ou desatenção do dia-a-dia passam despercebidos)… fotos que mostrem realidades que muitos olhos não veem, seja porque não estão próximos a elas ou seja porque não as percebem… Até agora não consegui realizar esse intento, mas conheci vários projetos interessantes os quais vão de encontro à esse intento…

Vasculhando nesse incrível mar de informações que é a internet achei um Projeto Fotográfico inspirador, que tem como essência um pouco desse meu “objetivo em Fotografia”… Trata-se do “Cuidar – Um documentário sobre a Medicina Humanizada no Brasil”. André François é o fotógrafo idealizador do projeto e fundador da organização ImageMagica, registrou ao longo de 2006 mais de 25 mil imagens, que refletem as relações entre médicos, equipes de saúde, familiares e pacientes, mostrando que nos momentos mais cruciais na luta pela vida é possível existir ternura e delicadeza.

Capa do Livro "Cuidar" de André François

Capa do Livro “Cuidar” de André François

O livro-documentário “Cuidar” é o resultado de uma expedição que percorreu o Brasil, de norte a sul, registrando através das lentes das câmeras fotográficas as relações entre médicos, equipes de saúde, familiares e pacientes registradas dentro e fora do ambiente hospitalar. O livro com 110 imagens faz parte de um projeto de humanização de hospitais batizado de “Humanizando Relações”. O objetivo é documentar algo que é humanamente sensível, mas nem sempre visível aos olhos.

“Era preciso transformar as milhares de imagens no livro com certa sobriedade, porém sem deixar se levar pelo lado do drama ou da tragédia. O fotógrafo é um instrumento de comunicação entre os povos, um mediador entre dois olhares. Minha missão foi tornar as histórias daquelas pessoas mais vivas”, explica o fotógrafo François.

André partiu em busca da imagem que carregava na mente há tempos: a do médico iluminado, aquele que carrega em si o cuidado como premissa para qualquer tratamento. Como está escrito na dedicatória do livro : “Humanização é um estado de espírito, uma forma espontânea de agir e pensar. A esses profissionais do cuidar segue a minha Homenagem.” (André François)

Confira agora algumas das Fotografias do Livro-Documentário:

"O sofrimento somente é intolerável quando ninguém cuida."

“O sofrimento somente é intolerável quando ninguém cuida.” 

O Universo do Cuidar é muito mais abrangente que o do curar. Podemos não curar sempre, mas sempre podemos cuidar e diminuir o sofrimento

O Universo do Cuidar é muito mais abrangente que o do curar. Podemos não curar sempre, mas sempre podemos cuidar e diminuir o sofrimento

Fotografia de Atendimento a população Idosa - Faces do Cuidado

Fotografia de Atendimento a população Idosa – Faces do Cuidado

 

Médico e paciente recém amputada tirando foto em Hospital - Um belo ato de Atenção e Carinho

Médico e paciente recém amputada tirando foto em Hospital – Um belo ato de Atenção e Carinho

O cuidado é o Suporte real da criatividade, da liberdade e da Inteligência. No cuidado se encontra o ethos fundamentos do ser humano.

O cuidado é o Suporte real da criatividade, da liberdade e da Inteligência. No cuidado se encontra o ethos fundamentos do ser humano.

 

Para quem se interessou há disponível uma versão gratuita do livro citado para download na Itunes (para Ipads, Iphones e Ipods), além de alguns vídeos no Youtube, vale a pena dar ler e assistir.

** O que achou da Postagem??  Deixe seus Comentários aqui no Blog ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • FOTOGRAFIAS SOBRE O CUIDAR

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Fotografias sobre o Cuidado e as Relações na Medicina Humanizada!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

4 Comentários

  1. Fã hahaha disse:

    ola bianca, olha eu aqui novamente hahaha
    bela postagem…
    vc é fotógrafa tbm ? :0

    posso postar links ? é que achei o vídeo hehe
    http://vimeo.com/66263322

    o link para o download no itunes
    https://itunes.apple.com/br/app/cuidar-andre-francois/id466924681?mt=8

    o site
    http://imagemagica.org/cuidar/

  2. Fã hahaha disse:

    oie,
    enquanto estava dando uma pesquisada achei esse link ….
    achei que poderia interessar a vc. acertei ?
    http://www.hypeness.com.br/2013/11/as-30-fotografias-mais-poderosas-que-voce-ja-viu/

  3. Fã hahaha disse:

    eu acho que vc já sabe … mesmo assim vou escrever
    vc conhece o projeto “Cuidados pela vida” da editora Terra Virgem ? Dei uma olhada aqui e vi que os fotógrafos Pedro Martinell e Roberto Linsker tem um projeto parecido. Eles acompanharam médicos atuando em diversos lugares do país, em áreas marcadas pela falta de suporte do ESTADO, mas com a boa vontade de pessoas tentando mudar essa situação.
    Tenho quase certeza que vc já sabia disso… hahahah

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: