Scroll Top

Estudante de Medicina

Glândula Tireoide – Hormônios e Metabolismo, Hipo e Hipertiroidismo

Hoje vou comentar um pouco sobre uma importante Glândula do corpo humano, a Tireoide, que integra o Sistema Endócrino do organismo e atua no controle das funções metabólicas.

Saiba quais são os Hormônios produzidos por ela e suas Funções no organismo, veja o mecanismo de atuação dos hormônios e a regulamentação pelo sistema de Feedback e mais pelo Resumo do ABC da Medicina.

 A Figura abaixo representa a localização e a forma anatômica da Tireoide a qual lembra uma borboleta:

Anatomia da Tireoide

Possui tom vermelho acastanhado e é altamente vascularizada. Situa-se na parte inferior do pescoço, entre a quinta vértebra cervical e primeira torácica, a glândula é fixada à traqueia e laringe através do ligamento crico – tiroideu. Constitui-se de dois lobos, um direito e um esquerdo unidos no plano mediano  por uma banda de tecido glandular – o istmo.

A glândula é rodeada por uma camada de tecido conjuntivo, da qual saem finos septos que atravessam seu interior e a dividem em inúmeros pequenos lóbulos. Esses são constituídos por dezenas de pequenas vesículas esféricas denominadas folículos, as Unidades funcionais da glândula onde se fabricam as hormonas.

Hormônios – Função e Doenças Relacionadas

Produz os hormônios T3, Triidotironina, e T4, tiroxina, que apresentam o elemento químico Iodo na sua composição. Sendo assim, a deficiência de Iodo compromete a produção hormonal, podendo levar ao desenvolvimento do Bócio – uma hipertrofia da Tireoide, causada pelo estimulo hipofisário que entende a não produção de hormônios como problema na glândula.

O T3 e o T4 atuam sobre o metabolismo celular geral, estimulando o consumo de glicose e oxigênio, produção de calor, crescimento, amadurecimento sexual e outros. Quando a produção é excessiva, ocorre a doenca chamada Hipertiroidismo (leva ao emagrecimento, nervosismo,…), já a falta em sua produção desenvolve-se o Hipotiroidismo em adultos (aumento de  massa, sonolência,…) ou ao Cretinismo em crianças (deficiência mental e outros efeitos). 

Quadro Resumo do Funcionamento da Tiroide, fonte G1

Outro hormônio produzido é a Calcitonina, um dos responsáveis pela regulação do cálcio no organismo. Sua função é  reduzir a concentração de íons Ca 2+ no sangue, fixando-os nos ossos.

Sistema de Retroalimentação ou Feedback

A ação dos hormônios é regulada por um mecanismo chamado feedback, expressão inglesa traduzida como “retroalimentação”, em que a regulação de uma glândula é dada pelo seu próprio produto final.

O feed-back é negativo porque o aumento do produto final inibe a atividade da glândula, e se pelo contrário a concentração do hormônio baixar a glândula aumenta sua secreção.

Um exemplo é o do TSH e os T3 e T4, pois se os hormônios da tireoide estão em defasagem a hipófise secreta TSH para estimula-la a produzir mais. Outro é o da Calcitonina e o Paratormônio, explicado na foto abaixo:

Feed Back: a figura exemplifica a manutencao da concentração de Calcio no sangue e ossos pelos hormônios

** O que achou das Informações do Resumo? Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o Tema aqui no ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • besomed emagrece mesmo
  • besomed emagrece
  • hormonios da tireoide
  • yhs-004
  • besomed funciona
  • GLÃNDULA TIREOIDE
  • tireoide hormonios

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Glândula Tireoide – Hormônios e Metabolismo, Hipo e Hipertiroidismo!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

32 Comentários

  1. Nice disse:

    BOM DIA!! Me ajude por favor!
    Já operei a tireóide e era benigno. Continuo com calor exagerado e muitas dores no corpo todo, isso é normal? A Endocrino que cuida de mim disse que é a HIPÓFISE.
    Vou ficar assim o resto da vida? O que posso fazer para melhorar o calor e as dores?
    Aguardo resposta, obrigada.

    • Bianca disse:

      Olá Nice,
      se seu problema for na Hipófise você está, provavelmente, com uma desregulação hormonal. Procure pedir para a médica exames para ver detalhadamente o conjunto de sintomas… Se já estiver no período da menopausa tais calores são comuns, em função da queda se muitos hormônios… Mas o melhor profissional para te orientar é um médico endócrino…

  2. Nice disse:

    BOM DIA! ADOREI QUE VOCÊS ME RESPONDERAM, MAS CONTINUO COM OS MESMOS SINTOMAS. QUAL MÉDICO ME RESPONDEU E QUAL O ENDEREÇO? ESTOU COM MUITAS DORES, ME AJUDEM, POR FAVOR.
    OBRIGADA

  3. Elisa Carvalho disse:

    Minha filha está com 29 anos e tem a tireoide improdutiva . Seu médico tem dificuldad em achar a dosagem adequada de hormonio para sua regulação . Isto tem afetado sua mesntruação , sangra o mes inteiro e o fator psicologico. Gostara de saber se intervenções adicionais como ORTOMOLECULAR , ACUPUNTURA ou mesmo uma dieta alimentar mais adequada podem ser eficazes ? Obrigada . Elisa

    • Bianca disse:

      Elisa,
      a melhor pessoa para te responder e’ um medico, creio que terapias alternativas sempre ajudam em algum ponto, mas se a questao for realmente hormonal, ao meu ver de estudante, vc deve seguir a orientação do endócrino e do ginecologista… caso o tratamento nao esteja surtindo efeito ou os sintomas que relatou persistam, busque uma segunda opiniao profissional, refaca exames… ou mesmo volte a conversar com o seu medico =)

  4. andrea gama disse:

    Meu filho tem 1 ano e 8 meses,e está com baixa produção de hormônios do crescimento,fizemos exames de sangue e a parte da tireoide está td ok!gostaria de saber se os hormonios da tireoide e da hipofise tem suas relações conjuntas nas função?ou não é necessario essa relação?desde ja agradeço a atenção e aguardo resposta.

    • Bianca disse:

      Ola Andrea,
      os hormonios da tireoide (T3 e T4) tem sua produção controlada e estimulada pelo TSH (hormônio da Hipofise), assim eles trabalham em conjunto para regular o metabolismo do organismo. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireóide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireóide caracterizam o hipertireoidismo.

      Agora o Hormônio do crescimento, o GH, que também é produzido pela hipófise não tem relação com a tireoide, antes tem como hormonio intermediário o chamado somatomedina C ou IGF-1, produzido principalmente no fígado, mas também pelas células ósseas e musculares.

      Espero ter ajudado, qualquer duvida mande para ca!!!

  5. Tania disse:

    Eu retirei a tireóide faz um mês estou tomando euthyrox 125, como eu não tenho mais a glândula como fica meu metabolismo, existem chás e remédios que aceleram o metabolismo como eu não tenho mais essa glândula tem como acelerar meu metabolismo, tem um remédio homeopático que se chama besomed da almeida prado que acelera o metabolismo e emagrece será que eu posso tomar?

    • Bianca disse:

      Ola Tania,
      vc deve estar fazendo uma reposição hormonal, seu medico provavelmente esta passando remédios que visem estabilizar seu metabolismo… Caso vc queria acelera-lo o melhor mesmo e’ vc se consultar com seu endocrinologista… Nao se automedique, mesmo com remédios homeopáticos, procure orientação profissional…
      Qualquer outra duvida mande para o ABC da Medicina…

  6. joana disse:

    ja fiz varios exames da tireoide sempre os resultados sao bem baixos nuca tomei remedios pois faço exame o penultimo deu 0,5,5 o utimo foi de 0,34 tenho passado mal mts gases intestino preso humor desequilibrado pele mt seca com ardencia intença dor em todo corpo insonia e so durmo se tomar rivotril 2mg ai tenho sono artificial e nao tenho animo pra nada levanto pela manha sem vontade de nada ainda nao tomo medicamentos pois essa coisa vive ocilando .o que devo fazer?

    • Bianca disse:

      Joana
      O melhor é você procurar seu medico e explicar claramente a situação, leve seus exames anteriores e fale sobre seus sintomas…. Pode ser nao ser algo endocrino, o melhor mesmo é buscar auxilio de um profissional

  7. PATRICIA GRIPA SCHORNER disse:

    OI,BOA NOITE
    QUANDO MINHA MENINA TINHA 4 ANOS O TSH DELA ESTAVA 3,86 MICRO UI/ML E O T4;0,86 NG/DL
    E AGORA QUE ELA ESTA COM 6 ANOS O TSH ESTA 8,25 UI/ML.E O T4 ; 1,230 NG/DL E T3 ;160,00 NG/DL
    PORQUE ANTES ESTAVA NORMAL E AGORA AUMENTOU?ESTOU TRISTE PELA MINHA MENINA. NO EXAME DE ULTRASSOM DEU LOBO DIREITO MEDINDO APROX. 0,8CM.X0,9CM.X2,9CM.
    E O LOBO ESQUERDO 0,7CM,X0,7CM,X2,1CM E ISTMO MEDINDO 0,1 DE ESPESSURA.
    O ENDOCRINO ENTAO RECEITOU SYNTHROID 50 MG EM JEJUM POR TODA A VIDA,PORQUE?
    ISTO É GRAVE PARA ASAUDE DE MINHA FILHA? ELA TEM HIPOTIROIDISMO? OU HIPERTIROIDISMO? PORQUE ESTA ACONTECENDO COM MINHA FILHA, SERÁ QUE É VERDADE,POSSO CONFIAR NO ENDOCRINO DELA? ELE DISSE QUE É HIPO, ENAO TEM CURA,SO REPOSICAO HORMONAL, MINHA FILHA PRECISA MESMO DESSE REMEDIO? E ESSES RESULTADOS DE SANGUE E ULTRASSOM DELA SAO A ULTIMA ALTERNATIVA ,QUERIA SABER MELHOR.

  8. PATRICIA GRIPA SCHORNER disse:

    SERA QUE SE EU NAO DER O REMEDIO PARA ELA,E ESPERAR QUE COM O TEMPO PASSA FIQUE TUDO CERTO COM MINHA FILHA? ELA PRECISA DESSE REMEDIO MESMO QUE O ENDOCRINO DELA DEU?
    PATRICIA,MAE DE THALIA

    • Bianca disse:

      Oi Patricia, pelo exame ela parece estar mesmo com hipotiroidismo, pois o Tsh esta alto…
      Se vc não confia no primeiro diagnostico do medico, minha sugestão é que procure uma segunda opinião… Mas não deixe sua filha sem medicação caso ela necessite, pode ser ruim para o desenvolvimento dela… Os hormônios da tireóide influenciam muito o metabolismo do corpo…
      Espero ter ajudado…

  9. PATRICIA GRIPA SCHORNER disse:

    SIM, OBRIGADA POR ME RESPONDER, ESTAVA NERVOSA COM TANTAS PERGUNTAS QUE FIZ,QUE ACHEI QUE VOCE NAO IRIA RESPONDER. PENSAMOS A MAIORIA DAS VEZES QUE NADA E NUNCA PODERÁ ACONTECER CONOSCO,MAS A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS. E TENHO QUE CUIDAR COM AMOR E RESPEITO O PRESENTE QUE DEUS ME DEU E EU TAMBEM QUIS .OBRIGADA…

  10. liliane disse:

    boa noite gostaria que vcs tira se uma duvida ,minha filha tem 6 anos e o resutado do exame dela deu
    horm.estimulador da tiroide deu 4,60.estou preocupada

  11. carmen disse:

    Olá, meus exames as vezes apontam o TSH alto, proximo de 9,o e qdo refaço o exame dá normal. Isso já aconteceu 3 vezes, esse hormonio pode sofrer variações?
    Obrigada!

  12. Naiara Almeida Pires disse:

    @PATRICIA GRIPA SCHORNER Se tiver duvidas deve preucurar outro médico, mais não suspenda a reposição hormonal da sua filha, o hipotireoidismo pode ser por uma doença auto imune onde as celulas de defesa do nosso organismo destroi a glândula tireóide, e esses hormonios tem influência sim sobre o desenvolvimento da criança, sua carência na infância pode levar a um atraso no desenvolvimento, por isso ao nascer é feito o teste do Pezinho, para indentificar disturbios metabolicos, é importânte que preucure outro médico que te esclareça melhor oque sua filha têm e como trata-la.. ok

  13. Maria Lima disse:

    Olá, gostei da explicação e gostaria de saber no meu caso, tiroidite de hashimoto se eu tenho que tomar esse hormônio calcitonina? Eu já estou tendo que repor o T3e t4.obrigada

  14. oi tudo bem gostaria de sabe se posso tomar besomed Almeda Prado/tenho hipotireoidismo/porque estou engordando muito por favor me responde

  15. Andrea disse:

    Ola boa noite, Tenho 40 anos e operei da tireoide a mais ou menos 5 anos pois tinha um nodulo tirei metade da tireoide, depois que eu operei comecei a tomar o hormonio hoje esta em 75 mg.Ainda continuo engordando ja estou fazendo uma dieta comendo menos e nao consigo emagrecer!!!!Por favor gostaria de saber se quando se tem hipotireoidismo so engorda e nao consegue emagrecer mais depois da cirurgia ja engordei 10 quilos e nao sei o que fazer ja falei com o endocrino mas nao me ajudou em nada!!!!O que eu posso fazer para emagrecer?!

    • Bianca disse:

      Ola Andrea,
      um hipotireoidismo não controlado faz com que haja um desequilíbrio hormonal e uma das consequências mais comuns é o ganho de peso. Você precisa conversar melhor com seu Endócrino, para rever sua medicação… Outro ponto é procurar uma ajuda específica de nutricionista para uma melhor orientação alimentar e atividade física…

  16. maria imaculada silva disse:

    Oi tenho ,42 anos e tenho hipertiroidismo,estou medicada,porem,percebi q meu muco vaginal,está alterado!também tenho aceleração cardiaca e dores no corpo,bommmmmm,a pergunta é,o hipertiroidismo,tenhe alguna influencia no orgão reprodotor feminino!E quais são?Sei q amenstruação sofre alteraçoes !

    • Bianca disse:

      Olá Maria, 

      O Hipotiroidismo apresenta efeitos em diversos sistemas do corpo, como o Cardíaco, o Muscular, e mesmo o Reprodutor. Assim, alterações na menstruação, frequência cardíaca e Pressão arterial, mais propensão a dores musculares e caimbras são alguns dos sintomas… Mais especificamente sobre os Sintomas relacionados ao Reprodutor feminino estão: Ciclos menstruais irregulares, mais longos, mais leves ou mais pesados; Cólicas menstruais; Infertilidade; Histórico do Aborto; Miomas; Perda de libido.

      Meu conselho é que você procure seu ginecologista para verificar a causa dessa alteração do Muco vaginal, pois há diversas possibilidades como infecções. É importante também manter o seguimento com seu clínico ou endocrinologista para ver se o Hipotireoidismo está controlado ou não, se a medicação precisa ser revista etc.

  17. luzia aparecida neves disse:

    Em 2013 retirei minha tireoide por que tinha um nodulo, e faço acompanhamento com endocrinologista,e faço exames a cada três meses de sangue e tb um ultrassom que esta normal, mas sinto muita dor ainda após um ano d cirurgia, dor no pescoço,na face sinto meu pescoço inchado e adormecia e algo que me incomoda muito por dentro na região do pescoço ate minha voz esta diferente ,roca ,não poso fazer nenhum esforço com os membros superiores, como braços ,que ja sinto mal estar , dor ,fadiga dor no peito , isso é normal ??
    o que fazer?

    • Bianca disse:

      Olá Luiza, 

      durante a cirurgia da tireoide há o risco de lesão de um nervo importante para a fala… Quando aos braços e cansaço não devem estar relacionados a cirurgia.

      Procure orientação com seu médico.

      Abraços

  18. maria do socorro disse:

    Como o hormônio da tireode atua no mecanismo corporal ?É fisiologico ou patológico sua atuação?

    • Bianca disse:

      Oi Maria,
      O hormônio da tireóide age de diversas maneiras no organismo, sendo fisiológico – ele é necessário para o desenvolvimento neurológico da criança, é fundamental para controlar o metabolismo geral e produção de calor e energia, influência a força de contração cardíaca e outros.

  19. Iza nascimento disse:

    Ola eu já tenho hipo tiroidismo e já faz um mês que estou com uma dor na garganta mais é só de um lado e não tive febre e não DOI quando ebgulo as coisas e minha garganta fica seca parecendo que não tem saliva já estou no quinto dia de antibiótico e não passou a dor e o medico disse que era parar tomar três dias só será que pode ser tiróide ?

  20. VALERIA disse:

    BOA TARDE , TENHO NÓDULO NA TIREOIDE, FIZ BIOPISIA E NÃO DEU EM NADA, QUERIA TOMAT MEDICAÇÃO BISOMED, SERA QUE POSSO?

    • Bianca disse:

      Olá, Valeria! Eu recomendo que você se consulte com um endocrinologista, pois esse remédio (Bisomed) pode estimular sua tireoide ou mesmo comprometer seu metabolismo (pois contém hormônio tireideado para ajudar a emagrecer). 

      Abraços

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: