Scroll Top

Estudante de Medicina

Mad Alegria – Grupo de Palhaços e Contadores de Historias, Alunos Usp

A Humanização da Medicina é um dos fatores que vem motivando milhares de estudantes e profissionais da saúde, são pessoas que querem fazer mudança no mundo, começando com um olhar mais humano aos pacientes.

Projetos como o Mad Alegria, do qual vou falar um pouco mais a seguir, e o Doutores da Alegria procuram amenizar a tensão existente no ambiente hospitalar e incutir sólidos valores éticos no tocante ao relacionamento com os pacientes e os profissionais da saúde. Confira mais Informações,  Fotos e Vídeos aqui no ABC da Medicina 

Foto do Grupo Mad Alegria da FMUSP

Conheça um pouco sobre o Projeto…

O Mad Alegria é um projeto extensão universitária idealizado e mantido por estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional da USP.

O projeto consiste na formação e capacitação de um grupo de Clowns e contadores de história para a realização de atendimentos a pacientes internados nos locais em que estamos associados.

Apesar envolver a formação de Clowns, o riso não é o principal objetivo dos atendimentos, estes visam entreter o paciente por meio de conversa, brincadeiras e contação de histórias, além de dar ao aluno uma oportunidade de criar vínculo com o paciente fora de sua posição como profissional de saúde, praticando o exercício da empatia.

O Mad Alegria tem como Slogan a profunda frase: “Seja a mudança que você quer ver no mundo” de Mahatma Gandhi

Antes de começar a atender os alunos precisam passar por aulas teóricas e estágios práticos de Clown e oficinas de Contação de história, ambas ministradas e monitoradas por profissionais especializados nessas áreas.

A extensão também oferece aos estudantes a oportunidade de participar em pesquisas científicas. Estas tem a finalidade analisar os efeitos no bem estar físico e mental dos pacientes atendidos, dos profissionais e estudantes do projeto.

Ações  do Mad Alegria…

O Mad Alegria conta com o apoio do Departamento de Moléstias Infecciosas da FMUSP, do Programa equilíbrio (IPq-FMUSP) e do CAOC; e dispõe-se a atuar na melhora de saúde e do bem estar das crianças e adolescentes que participam do Programa Equilíbrio e de pacientes internados no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Atualmente, o Mad Alegria atua no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e em alguns projetos comunitários, como o Dia do Idoso (atividades lúdicas desenvolvidas no Hospital das Clínicas da FMUSP voltadas para o público da terceira idade). 
  
O que é a Metodologia do Clown?  
O clown procura desconstruir a forma usual de raciocínio. Há uma intenção por trás desse gesto aparentemente despretensioso,  evidenciar o erro, chamar a atenção para ele. Essa desconstrução está a serviço da interação com o paciente e os profissionais de saúde ao seu redor. Ou seja, trata-se de uma forma de travar um primeiro contato.

 

Dessa maneira descontraída, o clown permite que o paciente expresse suas angústias e suas vontades. Ao contrário do que muitos pensam, o clown não é um palhaço que tem que ser engraçado. A principal qualidade de um clown é deixar o paciente a vontade e fazê-lo sentir-se como o foco do diálogo. E assim o ambiente hospitalar fica mais ameno.

O projeto também conta com uma oficina de Contação de Histórias, cujo objetivo é fornecer subsídio para maior enriquecimento da performance do clown e, também, oferecer ao aluno outra maneira de abordar o paciente. É uma forma de trazer conforto sem que haja a obrigatoriedade de se vestir como um palhaço e utilizar outras ferramentas de humanização. Nessa oficina, aprende-se a arte de envolver o ouvinte por meio de vários elementos verbais e não verbais. 

(Fonte: Site Oficial do Mad Alegria)

Confira um Vídeo do Projeto Mad Alegria no You Tube…

 

** O que achou das Informações da Postagem? O que acha da Humanização da Medicina e de Projetos de Palhaços e Contador de Historia…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Mad Alegria – Grupo de Palhaços e Contadores de Historias, Alunos Usp!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: