Scroll Top

Vestibular

Medicina na UFMS – Curso, Grade Curricular, Vestibular da Federal MS

Aos vestibulandos de plantão que estão pesquisando sobre as diversas Universidades públicas e Faculdades que vão prestar vestibular, hoje vou falar da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Confira informações sobre a seleção no vestibular, número de vagas e notas de corte, como é a Grade Curricular e mais…

É sempre bom pesquisar sobre os cursos antes de se prestar, para ter noção de como é a infraestrutura, o método de ensino-aprendizagem e como a instituição é reconhecida. No caso da UFMS, o curso de Medicina foi avaliado com  3,15 (de 5) no Enade 2010.

Logo da UFMS - Federal de Mato Grosso do Sul

Logo da UFMS – Federal de Mato Grosso do Sul

Como é o Curso

A graduação em Medicina na UFMS tem 6 anos de duração (divididos em 12 períodos ou semestres), nos quais os dois últimos anos é feito o estágio prático ou, também chamado, Internato em Hospitais e Postos de Antedimento Médico. Há 60 vagas oferecidas a cada início de ano, a graduação é em período Integral, totalizando 8653 horas-aula.

O objetivo é formar um profissional capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, exercendo atividades referentes à promoção, prevenção, tratamento e recuperação da saúde da comunidade. Deve também possuir capacidade de comunicação, liderança, iniciativa, administração dos recursos e busca de novos conhecimentos.

O curso de Medicina da UFMS pretende formar médicos que elaborem diagnósticos e tratem moléstias cientes do impacto social e emocional da doença no indivíduo e em sua família. Que tenham clareza sobre as medidas de prevenção de doenças e manutenção e promoção da saúde.

Logo do Curso de Medicina UFMS

Logo do Curso de Medicina UFMS

Grade Curricular

Para ter acesso ao currículo da graduação, com as matérias obrigatórias por período e as optativas, clique aqui.

Infraestrutura da UFMS e Histórico do Curso

O curso de Medicina na UFMS iniciou suas atividades em julho de 1966, quando foi criado o ICB (Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande), juntamente com o curso de Farmácia e Odontologia.

Depois de trinta e cinco anos, o curso ganhou autonomia com a criação da Faculdade de Medicina, em 19 de setembro de 2005, pela Resolução COUN nº 27 sendo neste momento vinculada ao Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, e posteriormente a Faculdade de Medicina (hoje localizada no prédio da Unidade IX, no mesmo pátio do Hospital Universitário, onde acontecem as aulas teóricas, e grande parte de suas atividades). 

Foto: Hospital Universitário UFMS

Foto: Hospital Universitário UFMS

Campus UFMS - Campo Grande

Campus UFMS – Campo Grande

Como é o Vestibular?

O ingresso no curso de medicina se dá por meio do SiSU. Não há ingresso no meio do ano. As 60 vagas disponíveis, das quais 10% são reservadas para políticas de ação afirmativa, são preenchidas no primeiro semestre de cada ano, levando-se em conta a nota obtida no ENEM.

A nota de Corte de Medicina na Federal de MS foi 784,77 no sistema de ampla concorrência do SISU de 2013.

** Deixem suas dúvidas e comentários sobre Vestibular de Medicina aqui no Blog…

Assuntos do Artigo
  • desde quando existe medicina ufms
  • medicina na ufms
  • ufms medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina na UFMS – Curso, Grade Curricular, Vestibular da Federal MS!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

1 Comentário

  1. Desirée disse:

    Descobri que a ultima convocada pela lista de espera de 2013 foi a AMANDA BARBOSA LUCAS RIBEIRO, mas n consigo descobrir a nota.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: