Scroll Top

Vestibular

Medicina na UFV Federal de Viçosa – Como é o Curso, Grade e Vestibular

A Universidade Federal de Viçosa, localizada no Interior do Estado de Minas Gerais, está entre uma das mais renomadas dada sua qualidade de ensino e pesquisa.

Hoje vou comentar sobre o Curso de Medicina na UFV, com dicas e informações para você vestibulando que quer conhecer mais sobre essa instituição. Confira a grade Curricular, como é a infraestrutura e sistema de ensino, como é o vestibular e as últimas notas de corte…

Brasão da UFV

Brasão da UFV

Como é o Curso?

 A Graduação em Medicina na UFV tem duração de 6 anos, com carga horária total de 8.100 horas. As aulas e atividades são em período Integral e são ofertadas 50 vagas anuais. 

O Ensino na UFV tem como missão formar o Médico apto para atuar nos vários níveis de atenção à saúde com conhecimentos técnico e científico e postura humanística e ética, tendo como postulado fundamental a integração do referido curso com a gestão local e regional do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, este profissional deverá ser capaz de identificar os problemas de saúde do indivíduo, da família e da comunidade, contribuindo para a execução de soluções para os mesmos, usando os avanços científicos e tecnológicos, com base em princípios éticos, bioéticos e do SUS.

Grade Curricular e Metodologia de Ensino

As principais modalidades de ensino/aprendizagem adotadas no Currículo do Curso de Medicina da UFV são: a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL); Problematização; e Pedagogia de projetos. São métodos de ensino no qual o aluno tem papel essencial na busca de informações, elaboração de trabalhos e soluções para problemas propostos por seus professores.

Para conhecer a matriz curricular da graduação de Medicina clique aqui

 Infraestrutura da UFV 

A UFV conta com as instalações necessárias e qualificadas para os três primeiros anos do Curso de Medicina, incluindo laboratórios e biblioteca. Há também a disponibilidade de hospitais de ensino, públicos e privados integrantes do SUS, conveniados com a UFV. Estas unidades de saúde estão situadas no mesmo município onde será oferecido o Internato Médico.

Foto: Edifício da Saúde (Departamento de Medicina e Enfermagem).

Foto: Edifício da Saúde (Departamento de Medicina e Enfermagem).

Laboratório de Morfofisiologia Humana com atividades relacionam-se ao estudo dos aspectos morfológicos e funcionais (Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia Humanas, além da Biofísica).

Laboratório de Morfofisiologia Humana com atividades relacionadas ao estudo dos aspectos morfológicos e funcionais (Anatomia, Histologia, Embriologia e Fisiologia Humanas, além da Biofísica).

Para os estudantes em vulnerabilidade econômica comprovada, a Federal de Viçosa oferece auxílios, como Bolsa Moradia, Serviço Alimentação, Bolsa Creche/Pré-escola e Serviço Moradia.

Como é o Vestibular e Notas de Corte

A seleção se dá pelo Sisu, utilizando as notas obtidas no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). A UFV reserva parte das vagas oferecidas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (como política de Ação Afirmativa). Desde 2013, a UFV realiza também o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (em que os estudantes prestam exame a cada ano do Ensino médio para compor sua nota final).

A nota de Corte de Medicina na UFV em 2013, na ampla concorrência, foi 790,74.

** Deixem suas Dúvidas ou Comentários aqui no Blog ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • medicina ufv
  • universidade federal de viçosa medicina
  • medicina vicosa mg
  • faculdade de medicina em viçosa
  • faculdade de medicina de viçosa mg
  • faculdade de medicina vicosa
  • faculdades em vicosa de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina na UFV Federal de Viçosa – Como é o Curso, Grade e Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: