Scroll Top

Vestibular

Medicina na Usp – Grade Curricular, Infraestrutura e Vestibular FUVEST

A USP, Universidade de São Paulo, é sem dúvidas uma das maiores e melhores de nosso país em quesitos de ensino e aprendizado, infraestrutura e iniciação científica oferecidos aos seus alunos. Dentre  os cursos oferecidos na área da saúde, o de Medicina merece destaque tanto por seu reconhecimento quanto por sua qualidade.

Os estudantes de Medicina na Usp contam com professores com excelente preparo e estágios com aprendizado no Hospital das Clinicas SP – referencia de atendimento, cirurgias e tratamentos em todo o Brasil (possui infraestrutura tecnológica e profissionais especializados).

Conheça mais sobre a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, como é a rotina, quais as matérias ensinadas e a Grade Curricular do curso. Saiba mais também sobre o Vestibular aplicado pela Fuvest.

Grade Curricular da Graduação em Medicina na USP

Grade Curricular
Disciplinas Obrigatórias
1º Período Ideal Créd.Aula Créd.Trab. Carga Horária
BMA0110 Anatomia Geral e Aparelho Locomotor 4 0 60
BMB0113 Fisiologia de Membranas 4 0 60
BMC0102 Biologia Celular, Tecidual I e do Desenvolvimento 12 0 180
MCM1674 Introdução a Medicina e Suas Especialidades 4 1 90
MSP0670 Atenção Primária em Saúde I 9 0 135
QBQ0211 Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo 8 0 120
QBQ0212 Biologia Molecular 6 0 90
Subtotal: 47 1 735
2º Período Ideal Créd.  Aula Créd. Trab. Carga Horária
BMA0112 Neuroatonomia Humana 4 0 60
BMA0117 Anatomia do Sistema Digestivo 4 0 60
BMA0118 Anatomia do Sistema Circulatório 2 0 30
BMA0119 Anatomia do Sistema Respiratório 2 0 30
BMB0114 Neurofisiologia 6 0 90
BMB0115 Fisiologia Cardiovascular e Respiratória 7 0 105
BMB0116 Fisiologia Digestiva 2 0 30
BMC0103 Biologia Tecidual II 3 0 45
MPS0219 Bases Humanísticas da Medicina I 2 0 30
MPS0220 Bases Humanísticas da Medicina II 3 0 45
Subtotal: 35 0 525
3º Período Ideal Créd. Aula Créd. Trab. Carga Horária
BIO0114 Genética Humana 4 0 60
BMA0120 Anatomia do Sistema Urinário 2 0 30
BMA0121 Anatomia do Sistema Reprodutor 4 0 60
BMB0117 Fisiologia Renal 4 0 60
BMB0118 Fisiologia Endócrina 5 0 75
BMC0104 Biologia Tecidual III 3 0 45
BMI0375 Imunologia I 8 0 120
BMM0280 Microbiologia Básica 8 0 120
MPR0110 Introdução a Medicina Preventiva 5 0 75
MPT0220 Patologia Geral 12 0 180
Subtotal: 55 0 825
4º Período Ideal Créd. Aula Créd. Trab. Carga Horária
MCG0114 Anatomia Topográfica Humana 8 0 120
MCM0331 Propedêutica Clínica I 6 0 90
MDR0609 Introdução a Radiologia 3 0 45
MPT0164 Métodos Quantitativos em Medicina 4 0 60
MSP0215 Bases Fisiológicas da Clinica Medica 16 0 240
Subtotal: 37 0 555

 Alem desses há a grade do 5º ao 12º períodos, acesse o link para ver o currículo completo com horários e mais: www.fm.usp.br/graduacao/2008/Grade%20Curricular2008.doc

Programas e Aulas Extras

Para melhorar a interação Medico-Paciente e estimular estudantes que iniciam o curso a Universidade tem em sua grade curricular uma disciplina chamada Atenção Primária em Saúde. Os alunos iniciam, desde o primeiro ciclo de estudos, um treinamento para atuar como agentes comunitários em unidades básicas de saúde. Essa ação busca criar um contato mais humanístico entre os estudantes de medicina e a população.

Currículo Humanista – Os estudantes contam com aulas de filosofia, antropologia e relação médico e paciente, as quais procuram aumentar o envolvimento dos futuros médicos com seus pacientes.

“A mudança tem sido gradativa, é, na verdade, uma evolução”, afirmou o professor Marcos Boulos, diretor da faculdade. “Todos os anos estamos caminhando. Hoje, a grade tem 30% de conteúdos humanísticos.”

Informações sobre o Vestibular FUVEST

Foto da Fachada da Faculdade de Medicina na Usp

A prova da USP é uma das mais tradicionais dos Vestibulares, cobra muitos conteúdos do currículo básico do Ensino Médio, além de questões sobre Atualidades e exige alunos com boa capacidade critico-argumentativa – em partes dissertativas e Redação.

São oferecidas 175 vagas na instituição. Para acesso a essas vagas os estudantes passam primeiro por uma Prova de Conhecimentos Gerais (90 testes), em que a média da nota de corte dos últimos anos foi de 75 acertos. Os aprovados para a Segunda fase realizam três dias de provas – o Primeiro com 10 perguntas de Português e Redação; segundo dia com 16 questões gerais (todas as disciplinas) e terceiro dia 12 Especificas (Física, Biologia e Química).

Acesse o site do Vestibular para saber sobre as politicas de Inclusão da Usp, Lista de livros Obrigatórios, Manual do Candidato e Lista de Aprovados: Site Fuvest

** O que achou das Informações? Deixe suas dúvidas ou Comentários aqui no Blog ABC da Medicina, um espaço de discussão e informação para Vestibulandos e estudantes de Medicina…

Assuntos do Artigo
  • grade curricular medicina usp
  • medicina usp grade curricular
  • grade curricular medicina
  • usp medicina
  • medicina usp
  • medicina na usp
  • grade curricular de medicina usp

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina na Usp – Grade Curricular, Infraestrutura e Vestibular FUVEST!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

21 Comentários

  1. julio cesar borges disse:

    ola adorei a medicina na usp é a melhor pois é muito conheçida aqui em minas geraes
    agora vo estudar medicina
    abraço

  2. Luiz fernando disse:

    Voce saberia me informar se alunos de baixa renda do curso de medicina da usp consegue bolsa auxilio de livros, transportes e tem algum tipo de bolsa trabalho.e em média quanto sai os gastos dos livros.

    • Bianca disse:

      Oi Luiz,
      eu sei que a Usp oferece Bolsas auxilio, principalmente para alunos carentes, nos âmbitos de: iniciação cientifica (vc ganha um auxilio para estudar e efetuar uma pesquisa), bolsa para monitoria (o aluno realiza tarefas em laboratórios, tira duvidas de alunos de anos anteriores), auxilio moradia (para quem vem de outros Estados ou cidades)…
      Sobre bolsa auxilio para livros eu nunca ouvi falar… Os livros costumam ser bem caros, mesmo os usados, os mais simples estão por volta de 250… Mas vc nao vai precisar comprar todos, apenas os básicos, na faculdade ha uma excelente biblioteca que vc poderá consultar vários livros e periódicos…

  3. Leonardo disse:

    Olá!
    Sobre o curso de medicina na USP, as aulas são de segunda a sexta ou de segunda a sábado?

    • Bianca disse:

      Ola Leonardo,
      o curso e’ de segunda a sexta… existem muuitas atividades extracurriculares e programas de extensão que podem ocorrer aos sábados ou em outros horarios

  4. Olá disse:

    Olá!
    são quantos anos de curso?

  5. thayane thifane da silva disse:

    Eu gostaria de saber como faço pra ganhar uma bolsa integral no curso de medicina que notas eu tenho que ter ? Se eu for muito bem no ENEM a alguma chance de eu ganhar uma bolsa ?
    A USP é conveniada com o PROUNI OU COM O FIES?

    • Bianca disse:

      Thayane,
      a Usp é uma Universidade Publica Estadual, você presta o vestibular da FUVEST e se passar vai estudar sem pagar nada…. Por enquanto a Usp nao usa a nota do Enem na seleção de alunos, pois possui uma prova bem tradicional de vestibular….
      Medicina é o curso mais concorrido da USP, para ir para a 2 fase você tem que fazer no minimo uns 73 pontos de 90 questões, de uma olhada nas provas anteriores no site: http://www.fuvest.br

  6. Karen disse:

    Eu gostaria de saber se os cursos de medicina (USP São Paulo) e de Ciências médicas (USP Ribeirão Preto) são a mesma coisa, ou se possuem alguma diferença em algum aspecto, tanto no curso em si quanto no futuro profissional.
    Obrigada!

  7. Fernada disse:

    como deve ser minha rotina de estudos para a Fuvest?
    Eu gostaria de ter algumas dicas

    • Bianca disse:

      Ola Fernanda, eu fiz um post que dou diversas dicas: http://www.abcdamedicina.com.br/como-estudar-e-passar-em-medicina-tecnicas-e-dicas-para-vestibular.html

      de uma olhadinha, nos comentarios eu tambem postei diversas dicas 😉

  8. Tamires disse:

    Olá, meu nome é Tamires, e a minha duvida é com relação aos horários de aula, gostaria de saber se os próprios alunos montam os seus horários de aula ou já existe um horário a ser seguido, já que o curso é integral.

  9. gabriela disse:

    ola, gostaria de saber a carga horaria diaria do curso de medicina , são 8,12 ou 6:00 hr ?

    • Bianca disse:

      Olá Gabriela,
      A grade horária de medicina é integral, na maioria das instituições é das 8 as 18, mas isso mais ate o quarto ano, depois você entra num regime de internato (da plantões de 12 horas, tem atividades mais praticas em hospitais etc)…

  10. rita disse:

    oi, eu tenho uma dúvida.sempre q falo as pessoas q quero fazer medicina na usp me dizem q escola só de gente de classe alto q tem dinheiro e estudou em escola particular.queria saber se  é isso mesmo ou se tem alunos de baixa renda e de escola pública.e como o curso é integral a faculdade oferece algum auxilio pra se manter..como vcs fazem

    • Bianca disse:

      Olá Rita, 

      isso não é uma verdade absoluta… Os alunos de lá são aqueles que tiveram acesso a uma boa educação ou que correram atrás dos prejuízos de não se ter feito uma boa escola em anos de cursinho (eu por exemplo!)… Claro, que há muita gente que tem melhores condições financeiras, mas há programas de inclusão: PASUSP e INCLUSP… Vale a pena você dar uma pesquisada…

      E quando se está lá, estudando, há muitas opções de ajuda financeira: Bolsas para alunos carentes (alimentaçao, moradia, livros etc); bolsas para alunos que participam de pesquisas e atividades como Monitoria, Projetos de ensino etc…

  11. marco disse:

    ola, gostaria de saber se e possivel fazer a faculdade de medicina na usp ou unifesp e continuar trabalhando a noite? sou fisioterapeuta, trabalho a noite das 19h as 07h da manhã em escala 12/36. vi nos comentarios que a partir do 4° ano tem internato, seria possivel manter meu emprego até o final da faculdade? obrigado

    • Bianca disse:

      Olá, Marco, tudo bem?

      Até o 3 ano do curso nossas aulas, mesmo em período integral, não costumam acabar muito depois das 17h… Então acho que dá para conciliar o trabalho (mais informal) no período noturno ou finais de semana, sim =) Porém, do 4o ano em diante a rotina fica muito mais puxada, e não vou te afirmar que dá para trabalhar todas as noites e tudo mais, fora que a carga de conteúdos para estudarmos e estágios aumenta e esse turno de trabalho se torna inviável.

      Espero ter te ajudado, qualquer coisa estou a disposição, 

      abraços!!!

  12. marco disse:

    oi bianca, muito obrigado pela resposta!

    entao durante os 6 anos de curso o dia inteiro fica comprometido ne, do começo da manhã até o final da tarde… em trabalho em um hospital perto  da paulista, entro as 19 e vou até as 07h, sempre nas noites pares.

    quando vc diz que fica puxado. é em relaçao e colocar as materias em dia em casa correto? porque ao inves de ir para casa nas noites pares eu iria trabalhar…

    se for em relaçao a isso creio que consigo sim, o problema maior seria chegar a tempo no hospital, que, segundo o que vc disse daria sim, e isso?

    muitissimo obrigado novamente!!

    • Bianca disse:

      Imagina, Marco!! 

      Sim, durante a graduação, temos atividades o dia todo… Sobre ficar mais puxado a partir do 4º ano é tanto por mais conteúdos que temos que estudar quanto por horário, antes as aulas não vão até as 18h, por exemplo, mas nessa fase de quarto ano em diante (com internato e tudo mais), podemos ficar até depois das 18h, dependendo da matéria ou estágio (no internato temos que dar alguns plantões). 

      Acho que daria para conciliar nos primeiros anos, mas depois do quarto, não te garanto 😉

      Se tiver mais dúvidas, pode me escrever! Abraços

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: