Scroll Top

História e Evolução da Medicina

Medicina Ortomolecular – Terapias e Inovações, Tratamentos e Prevenção

Dentre as novas áreas de atuação da Medicina estive estudando e me interessei pela parte Ortomolecular, uma ciência relativamente recente e inovadora que busca diferentes tratamentos e investiga as menores partes que constituem nosso corpo – as células, bem como as substancias que nelas atuam.

Hoje vou comentar uma pouco sobre a especialização em Medicina Ortomolecular (dica para os estudantes que pesquisam sobre as profissões do futuro) e explicar alguns conceitos sobre essa ciência e suas aplicabilidades.

Prática e Formação do Profissional Ortomolecular

Na verdade não ha uma especialização em Medicina Ortomolecular, os profissionais que atuam nessa área são geralmente médicos e nutricionistas que fazem cursos de aperfeiçoamento e terapia molecular, estudando os alimentos e seus efeitos no corpo entre outros. Há, então, a “prática Ortomolecular” que aplica conhecimentos bioquímicos para a restauração do equilíbrio fisiológico do organismo.

Essa prática é uma forma integrativa, ou Holística, de se realizar a medicina, pois não trata apenas doenças ou carências  mas busca proporcionar a forma fisiologia (funcionamento) melhor das células, ajudando assim na cura de enfermidades e também na profilaxia (prevenção).

Tratamentos e Aplicabilidade (Fonte: Entrevista com o medico nutrólogo Reginaldo Rena)

* Equilíbrio das moléculas por meio de vitaminas, minerais e aminoácidos; repõe sua necessidade diária para prevenir e tratar doenças  melhorar a saúde, a pele, o cabelo e a unha.

* Ajuda no emagrecimento e obtenção de mais energia; combate e neutraliza os efeitos nocivos dos agrotóxicos, poluentes, estresse, corantes, conservantes, maus hábitos e sedentarismo.

Esquema de Como os Radicais deterioram as membranas das células

Inovações na Medicina 

Com essa pratica consegue-se neutralizar os radicais livres, moléculas oxidadas geradas pelo processo metabólico e que produzem lesões e degeneração celular. A ministração de Vitaminas, aminoácidos e íons é  fundamental para a otimização do processo antioxidante no combate a essas moléculas.

Tal ciência pode ser empregada na prevenção do envelhecimento, minimizando suas sequelas e processos degenerativos comuns a essa fase da vida e também na desintoxicação do organismo (intoxicado por metais como Chumbo, Ferro, Mercúrio  etc). Assim, vemos que atualmente com o crescente envelhecimento da população essa pratica sera muito útil e procurada pelas pessoas que buscam melhor qualidade de vida…

Recomenda-se que os recursos profiláticos (preventivos) se iniciem ao redor dos 30 ou 35 anos de idade, fase em que os hormônios anabólicos começam seu declínio e os catabólicos, sua ascensão. A ministração de suplementação correta e acompanhada por um profissional ameniza os fenômenos de Artroses, de doenças degenerativas cerebrais, da arteriosclerose, da chamada “síndrome da Fadiga cronica”, entre outros.

Outros Tratamentos Ortomoleculares…(Fonte: Entrevista com o medico Lenilto Marques de Araujo Junior)

Alem disso, a terapia Ortomolecular pode participar do tratamento de Depressão  psicoses e outras patologias psíquicas por meio da modulação de Neurotransmissores, com aminoácidos e suplementos o que muitas vezes evita o uso de medicações controladas ou as auxilia em sua atuação farmacológica.

Auxilia na saúde intestinal e no equilíbrio da flora simbiótica do intestino, pois inúmeras doenças sistêmicas se devem ao seu desequilíbrio  a Disbiose. Pode-se restaurar e modular a função intestinal por meio de Probióticos e Prebióticos.

O cardiologista e clínico geral Celestino Carvalho Junior, especialista em ortomolecular, ilustra esta vantagem: “Se procurar outro médico e se queixar de sintomas do envelhecimento, é normal que a resposta seja ‘é comum sentir cansaço’ ou ‘esses sintomas são da idade’. Na medicina ortomolecular, por exemplo, é tratado uma glândula responsável pelo envelhecimento, chamada supra renal”.

A prática ortomolecular é coadjuvante á todas as especialidades médicas, sendo que a associação de ambas terapias (a da especialidade com a pratica ortomolecular), o resultado final do tratamento é muito mais satisfatório. Um exemplo disso seria a associação da Neurologia à Nutrologia que pode minimizar ou retardar os efeitos de doenças como Parkinson e Alzheimer.

** O que achou das Informações do Post? Deixe suas duvidas ou Comentarios sobre o Tema aqui no ABC da Medicina

Assuntos do Artigo
  • medicina ortomolecular no abc
  • medicina ortomolecular especialização
  • inovações na medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina Ortomolecular – Terapias e Inovações, Tratamentos e Prevenção!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

2 Comentários

  1. fabiana disse:

    onde podemos encontrar medicos com especialidade em ortomolecular no abc?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: