Scroll Top

Vestibular

Medicina UFBA – Federal da Bahia, Curso, Grade Curricular e Vestibular

A Universidade Federal da Bahia é uma das instituições de ensino mais tradicionais do pais, se você é vestibulando ou esta pesquisando sobre boas universidades para cursar Medicina e prestar as provas do vestibular, confira mais informações aqui no ABC da Medicina…

Conheça a Universidade, sua Infraestrutura, veja como é o curso de graduação e o Exame seletivo…. Aproveite para enviar suas duvidas sobre a carreira médica ou sobre as provas para o nosso Blog Interativo….

Logo da UFBA – Brasão da Universidade

Como é o Curso de Medicina dessa Instituição ?

São oferecidas 160 vagas para a graduação (divididas para o primeiro e segundo semestre), em período integral e duração de 6 anos – o Curso é ministrado no campi Canela de Salvador.

Com o objetivo de formar médicos habilitados para o pleno exercício da Medicina, a UFBA forma profissionais capazes de: exercer a atividade médica, em caráter privado ou assalariado, dentro das normas estabelecidas pelo Código de Ética Médica e pelas leis que regem o exercício profissional, tendo, para tanto, o direito de receber remuneração condigna, pelo próprio trabalho, que constituí o seu meio de subsistência; identificar e assinar as necessidades de saúde na comunidade, bem como a existência de problemas específicos de saúde, epidêmicos ou endêmicos, em determinadas áreas geográficas ou setores da população; trabalhar em programas de Saúde Comunitária em todos os aspectos; colaborar para a melhoria dos padrões de vida da coletividade.

Ensino e Grade Curricular…

O Sistema de Ensino da Faculdade de Medicina e’ o Tradicional, primeiro ha’ um ciclo com disciplinas básicas e posteriormente os estágios  já nos 2 últimos anos ocorre o Internato – quando o estudante terá contato com diversas áreas medicas na pratica diária de Hospitais e UBS.

Acesse a matriz curricular de Medicina no link a seguir: Clique Aqui

Infraestrutura da Universidade…

A Universidade conta com um excelente infraestrutura, com laboratórios  uma rede de Bibliotecas (com destaque para a Bibliotheca Gonçalo Moniz – Memorial da Saúde Brasileira), Hospital Universitário. A Faculdade de Medicina da UFBA mantem também parceria com Núcleos de Saúde e Atendimento `a comunidade. 

Foto do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia

Endereço da Faculdade de Medicina UFBA: Largo Terreiro de Jesus , s/n , Pelourinho , 40026-010 , Salvador

Contato pelo Telefone: 3283-5561Fax: 3283-5567 – ou Email: medicina@ufba.br

Vestibular de Medicina  da UFBA

O Vestibular da UFBA consta de duas fases: a 1ª fase – É obrigatória para todos os cursos e é feita mediante as provas do ENEM, cuja realização é da responsabilidade do Ministério da Educação, e devem buscar as informações necessárias no sítio www.enem.inep.gov.br . Todos os candidatos devem inscrever-se normalmente no Vestibular UFBA no período determinado.

2ª fase – Consta de Redação, provas discursivas Específicas. Medicina inclui-se no Grupo B (Ciências Biológicas e Profissões da Saúde ):

Primeiro Dia – Prova de Redação (peso 2) e Prova de Biologia – 6 questões discursivas (peso 4)

Segundo Dia – Prova de Física – 6 questões discursivas (peso 3) e Prova de Química – 6 questões discursivas (peso 3).

 

** O que achou das Informações sobre a Federal da Bahia? Deixe suas dúvidas e Comentários aqui no ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • grade curricular medicina ufba
  • grade curricular de medicina ufba
  • grade de medicina
  • biomedicina ufba grade curricular
  • medicina grade ufba
  • Medicos credeciados ufba no canela yutubi
  • quais disciplinas pesam mais na ufba no/curso de medicina ?

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina UFBA – Federal da Bahia, Curso, Grade Curricular e Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

3 Comentários

  1. Rodrigo disse:

    Olá, gostaria de lhe parabenizar pelo site, ajuda muito à nós que prestaremos vestibulares nos próximos anos. Bem, tenho 16 anos e caminho para o último ano do ensino médio, agora em Junho, porque enfrentei 2 greves nos últimos 2 anos, estudando em um instituto federal. Quero muito cursar Medicina, e a UFBA, assim como a UFRJ, UFS, USP e Unicamp, é uma universidade de qualidade que eu gostaria de estudar. O problema é meu atraso no ensino médio por motivo de greve. Será que eu tenho que arriscar todos estes vestibulares de peso, mesmo estando em um atraso forçado de conteúdos no ensino médio?

    • Bianca disse:

      Olá Rodrigo,

      é muito importante vc prestar esses vestibulares que citou, mesmo não estando 100% preparado vc já vai conhecendo o ritmo das provas, vendo como caem as questões… Vá sem estresse para as provas, estude e se esforce até o final do ano e dê seu máximo… depois caso não passe, vc já vai ter uma boa experiência de prova, do tempo para resolve-la etc… Daí é só se dedicar para melhorar com foco no vestibular – caso vc tenha disponibilidade, uma boa ideia é começar a fazer um cursinho desde já, vai te ajudar nas matérias atrasadas e no preparo mais focado para os exames.

  2. Rodrigo disse:

    @Bianca
    Obrigado pelas dicas. Pensei na possibilidade de um curso, mas infelizmente não posso, estudo em tempo integral e afastado de bons cursos deste tipo. Mas farei as provas este ano e verei qual o resultado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: