Scroll Top

Vestibular

Medicina UFRGS – Grade do Curso, Infraestrutura e Vestibular

Hoje vou falar um pouco sobre o curso de Medicina UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), ainda não tinha postado sobre faculdades de medicina do sul do país. Saiba como é o curso, quais as matérias da Grade, como é a Faculdade da UFRS, sistema de Vestibular e mais.

A Faculdade de Medicina da Federal do Rio grande do Sul é uma das mais antigas do país, foi fundada em 25 de julho de 1898. Ela foi a terceira escola médica fundada no país e a primeira criada no período republicano.

 

UFRGS

Como é o Curso de Medicina UFRGS?

O Curso de Medicina tem como sede a Faculdade de Medicina, contando também com a participação de outras Unidades da UFRGS no desenvolvimento do seu currículo: o Instituto de Biociências e o Instituto de Ciências Básicas da Saúde.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre á o Hospital-Escola da Faculdade de Medicina da UFRGS, tendo sido construído ao longo de várias décadas. 

O sistema de ensino é baseado no currículo tradicional, são 6 anos de graduação nos quais há três ciclos principais – o Básico, o Clínico e o Internato (estágio prático) – duração máxima do curso é de 12 anos. 

Grade Curricular

Em cada ciclo há matérias voltadas com enfoque na comunidade, na psicologia médica e na integração entre os conteúdos básicos e os clínicos. Para saber as matérias de cada semestre e ciclo do curso de Medicina acesse o link a seguir: Grade Curridular UFRGS

Infraestrutura da Faculdade de Medicina da UFRGS

O Curso de Medicina UFRGS utiliza outros cenários de ensino-aprendizagem, alguns em destaque são: Irmandade da Santa Casa de Porto Alegre (com suas várias enfermarias, especialmente as unidades de Pneumologia, Dermatologia, Neurologia); o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e a Rede básica de sáude do Município de Porto Alegre. Além disso, o Departamento de Pediatria desenvolve projetos de ensino em Creches comunitárias e em Escolas públicas. Em todos estes cenários, contamos com Professores de nosso corpo docente, onde alguns realizam parte de sua atividade de extensão e pesquisa.

 

UFRGS-medicina

A UFRGS também desenvolve Programas de Apoio ao estudantes, tanto no que se refere a reforço acadêmico extra-classe em áreas como química, física, cálculo, português e Inglês, como de assistência estudantil, promovendo a sua permanência e êxito em seus cursos.

Como é o Vestibular?

A seleção para o curso de Medicina é feita pelo Concurso Vestibular da UFRGS ou por Ingresso Extravestibular (Transferências). São oferecidas 140 vagas pelo Vestibular, metade para o início no primeiro semestre e outra metade no segundo.

Há uma lista de Leituras Obrigatórias disponível no site do da comissão de Vestibular, aproveite para ver as provas anteriores, se utiliza a nota do Enem de alguma maneira. Acesse: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/vestibular-2016

Modelo das Provas => Há apenas uma fase com 4 dias de provas com as seguintes matérias e duração:

Primeiro Dia: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (4 horas e 30 minutos);
Segundo Dia: Língua Portuguesa e Redação (4 horas e 30 minutos)
Terceiro Dia: Biologia, Química e Geografia (4 horas e 30 minutos)
Quarto Dia: História e Matemática (4 horas e 30 minutos)

Assuntos do Artigo
  • cadeiras medicina ufrgs
  • conteudo de medicina ufrgs
  • Ufrgs curso de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina UFRGS – Grade do Curso, Infraestrutura e Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: