Scroll Top

Vestibular

Medicina Unifesp – Conheça o Ensino, a Infraestrutura e Vestibular da Federal SP

A Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, é uma das melhores instituições do país, sendo uma das mais buscadas pelos vestibulandos. Ela conta com excelente infraestrutura de ensino (graduação, pós, mestrado, especializações e pesquisa científica) em diversos cursos, em especial na área da saúde. Conheça mais sobre a Universidade, seu ensino em Medicina e Vestibular.

Curso de Medicina

Modalidade: Bacharelado no Campus Vial Mariana, São Paulo

Duração: 6 anos em Período Integral

Vagas oferecidas (em 2009) 110 sistema universal e 11 sistema de cotas.

O curso de Medicina na Unifesp foi criado em 1933, e atualmente conta com Direção do curso: Prof. Dr. Eduardo Alexandrino Medeiros, e Vice-diretor: Prof. Dr. Paulo Schor

Currículo da Graduação em Medicina na Unifesp

Ciclo Básico (1ª e 2ª séries) constituído pelos seguintes módulos / disciplinas: 1ª série – Bases Morfológicas da Medicina, Organização Funcional do Corpo Humano, Observação das Práticas Médicas (observação de diferentes ambientes de prática profissional e discussões), Psicologia Médica, Saúde Coletiva: Política de Saúde no Brasil e o Sistema Único de Saúde, Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros: Cardiologia, Unidade de Cuidados Intensivos, Introdução às Técnicas Básicas. 2ª série – Bases da Medicina Celular e Molecular, Epidemiologia, Bioestatística, Sociologia Médica, Psicologia Médica, Educação e Comunicação em Saúde, Farmacologia e Psicobiologia, Anatomia Patológica, Semiologia Integrada, Atendimento Pré- Hospitalar, disciplinas eletivas.

Ciclo Profissionalizante (3ª e 4ª séries) constituído pelos seguintes módulo / disciplinas: 3ª série – Semiologia do Adulto e da Criança, Epidemiologia, Genética Médica, Fundamentos em Oncologia, Infectologia, Bases da Medicina por Sistemas e Aparelhos, Anatomia Topográfica, disciplinas eletivas. 4ª série – Bases da Medicina por Sistemas e Aparelhos, Infectologia, Geriatria, Oftalmologia, Medicina Legal, disciplinas eletivas.

Internato (5ª e 6ª séries) – estágios em Serviços Hospitalares de diferentes níveis de complexidade (Enfermarias, Emergências, Ambulatórios) e em Unidades de Atenção Básica nas seguintes áreas: Medicina do Adulto, da Criança e do Adolescente, Ginecologia, Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Preventiva e Especialidades Clínicas e Cirúrgicas, Suporte Avançado de Vida em Cardiologia.

É esperado que o médico formado pela UNIFESP apresente, ao concluir seu curso, o seguinte perfil:

• conhecimento das bases da medicina molecular e celular, da estrutura e função de órgãos, sistemas e aparelhos que permita acompanhar processos fisiológicos e de doença;

• entendimento crítico de princípios diagnósticos e terapêuticos que possibilitem o exercício profissional baseado na melhor evidência médico-científica;

• competência para diagnosticar, tratar e orientar portadores das doenças mais prevalentes, reconhecendo os limites de sua ação;

• habilidades básicas específicas da profissão, e compreensão das dimensões biológica, psicológica, social, assim como individual e populacional do processo saúde-doença;

• conhecimentos básicos de promoção da saúde e prevenção da doença;

• capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares; e competência para desempenho profissional ético;

• estágios realizados em serviços hospitalares e unidades básicas de saúde, sob supervisão docente;

• conhecimento do método científico; e treinamento em pesquisa através de programas de iniciação científica.

(Fonte Pro-Reitoria de graduação da Unifesp)

Infraestrutura da Unifesp

A Unifesp administra o Hospital São Paulo, referencia em tratamento clinico em todo o país com mais de 4500 pacientes por dia, alem de ambulatórios, pronto-socorro e pronto-atendimento. Apresenta marcos na área de pesquisa cientifica com institutos especializados em Nefrologia e Hipertensão, da Visão e do Sono.

A Universidade conta com uma imensa Biblioteca na Vila Clementino SP, acervos virtuais, laboratórios de informatica, centros de pesquisa e muito mais para proporcionar ao aluno um ensino de qualidade.

Foto do Campus Medicina da Unifesp

O Vestibular para Medicina é Misto, em que a nota é composta pela Nota da parte Objetiva do Enem e pela segunda fase da Unifesp (aplicada pela Vunesp). A segunda fase conta com primeiro dia de Redação, Português e Inglês; e segundo dia com as matérias especificas Biologia, Química, Física e Matemática.

Para maiores informações acesse o site: www.unifesp.br

Assuntos do Artigo
  • unifesp
  • medicina unifesp
  • materia mais cobradas no vestibular misto da UNIFESP
  • como é a faculdade de medicina na unifesp?
  • grade da faculdade de medicina unifesp
  • unifesp campus medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina Unifesp – Conheça o Ensino, a Infraestrutura e Vestibular da Federal SP!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

5 Comentários

  1. WILKER disse:

    OI EU NÃO SOU MUITO BOM DE MATEMÁTICA EU ESTOU NA 6 SÉRIE, NA FACULDADE DE MEDICINA ELES USAM MUITO A MATEMÁTICA?

    • Bianca disse:

      Ola Wilker,

      A matemática da faculdade de medicina sera muito importante para por exemplo: cálculos de medicamentos, doses de anestesias por exemplo, taxas de radiação em quimioterapias, cálculos de reações no organismo – a chamada Bioquimica e Biofisica….Mas não se preocupe o nível não chegara’ nem perto dos dos estudantes de exatas como engenharia…. Aproveite o colegio para pegar as premissas basicas, treine desde ja =)

      Espero ter te ajudado, qualquer outra duvida mande para ca….

  2. LISSA disse:

    o que é necessário saber da parte de física e química para o vestibular?

    • Bianca disse:

      Lissa,
      ha’ uma grande quantidade de matérias de fisica e quimica que caem na prova – as principais são Energia e conservacao de movimento, eletromagnetismo, Trabalho e Leis de Newton…. Reacoes organicas, oxidacao, lei de Hess, Titulometria…
      Eu recomendo que vc veja no edital os conteudos cobrados e depois baixe provas da Unifesp para ver como eles costumam perguntar, as questoes mais recorrentes, etc…

      ATT

  3. Felipinho disse:

    Qual cursinho e forte em exatas ???
    Preciso de uma base excelente para passar em medicina… vc acha que curso tecnico de quimica, irá me ajudar em perguntas relacionadas a química???

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: