Scroll Top

Vestibular

Medicina Universidade Federal do Paraná – Currículo Curso e Vestibular

Uma das melhores Universidades Públicas do País é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o seu curso de Medicina tem aulas ministradas no Campus de Curitiba, uma excelente cidade para se morar (boa opção para quem presta vestibular de outros Estados).

Se você é vestibulando fique atento para as informações a seguir sobre como é o Curso de Graduação em Medicina pela UFPR, seu Currículo, Fotos do Local, Vestibular e mais.

Como é o Curso de Medicina na Federal do Paraná ?

O Sistema de Ensino é o Tradicional, em que nos 4 primeiros anos o aluno aprende as teorias da Medicina, a partir do terceiro ano vai a campo e tem aulas praticas com contato com pacientes, e nos quinto e sexto ano ocorre o Internato (em que o aluno atua e pratica todos os aprendizados adquiridos no curso).

Cada ano da graduação é dividido em dois Períodos (Semestres). Neles são distribuídas as matérias básicas do currículo medico. O Estudante conta com Bibliotecas atualizadas, Laboratórios, Restaurante Universitário e mais.

A estrutura da instituição é muito boa, sendo que a Faculdade de Ciências Medicas conta com os Departamentos de: Anatomia; Biologia Celular; Bioquímica; Cirurgia; Clínica Médica; Estatística; Farmacologia; Fisiologia; Genética; Medicina Forense e Psiquiatria; Oftalmo-Otorrino; Patologia Básica; Patologia Médica; Pediatria; Saúde Comunitária e Tocoginecologia.

Grade Curricular de Medicina UFPR

Acesse a grade de aulas, matérias e horários do curso pelo link a seguir: Grade Curricular

No primeiro período são ministradas aulas de Anatomia, Histologia, Genética e Evolução, Biologia Celular, Saúde Sexual do Adolescente, Bioquímica e Detecção precoce de drogas. No segundo período são ministradas aulas de Neuroanatomia, propedêutica medica, Histologia, Biofísica e outras. No nono período já ocorrem os estágios Multidisciplinares nas diversas especialidades medicas.

Fotos do Campus de Curitiba (Medicina e outros cursos)

Prédio Principal da UFPR em Curitiba
Hospital das Clinicas da UFPR – local onde os Estudantes de Medicina fazem o Internato e Residencia Medica

Vestibular – Provas e Redação

A 1ª Fase é composta de 80 questões de conhecimento geral (Matemática, Física, Química, Biologia, História, Português, Geografia e Língua Estrangeira Moderna). A 2ª Fase é dividida em duas etapas: Compreensão e Produção de Textos e Provas Específicas.

A UFPR substituiu a tradicional redação dissertativa-argumentativa (modelo ENEM, Fuvest) por 5 propostas mais curtas porém mais abrangentes quanto ao tema, flexibilidade e conhecimento de mundo do candidato, semelhante ao que a Unicamp vem fazendo nos últimos vestibulares.

** Gostou da Universidade Federal do PR? Deixe seu Comentário ou dúvidas para o Blog…

Assuntos do Artigo
  • medicina ufpr
  • grade curricular medicina ufpr
  • ufpr medicina
  • prova específica de medicina ufpr
  • faculdade de medicina em curitiba
  • como passar em medicina na ufpr trabalhando
  • universidade federal curitiba medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 4,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Medicina Universidade Federal do Paraná – Currículo Curso e Vestibular!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

51 Comentários

  1. Thaís Lopes disse:

    Olá, gostaria de saber quais matérias caem na prova específica da 2ª fase da UFPR. Obrigada!

    • Bianca disse:

      Olá Thaís,
      a prova específica da UFPR para o curso de Medicina tem 10 questões discursivas de Química e Biologia, valendo 4 pontos cada, totalizando-se 40 pontos. Além disso, há a prova de Compreensão e Produção de Textos, que todos os candidatos deverão fazer, a qual tem valor de 60 pontos e é constituída de até 07 questões discursivas.

  2. Franceline disse:

    Olá, gostaria de saber se as inscriçoes para o vestibular ja encerraram, obrigada!

  3. Nilcéia Cristina Rodrigues Machado disse:

    Bom Dia!
    Sou Lageana, e tenho filho de 16 anos q concluirá 2º agora Dezembro, nosso sonho meu,marido e do nosso filho é medicina, mas não temos condições de pagar particular, então peço se podem me esclarecer algumas dúvidas:
    * Não paga nada á faculdade?
    * Como e Quando podemos escrever no vestibular e se é muito comcorrido?
    * A cidade tem custo de vida muito alto
    Graças a Deus temos uma vida estável aqui, mas se for para o meu filho seguimos juntos e batalhamos até o fim. Um abraço Obrigado!

    • Bianca disse:

      Olá,

      existem várias faculdades de medicina públicas – as Federais e Estaduais – em todos os Estados e que possuem cursos de Medicina de qualidade e gratuitos, como a Federal do Paraná, a UEL de Londrina, a USP de São Paulo… uma dica para pesquisar instituições públicas é vendo no site do MEC… Além dessas, há diversas particulares, mas o curso de medicina possui mensalidades muito caras na faixa de 3 a 4 mil (mais ou menos)….

      Esse curso é bem concorrido, nas universidades com poucas vagas como a UFTM de Minas Gerais (com 40 vagas) a concorrência chega a 167 candidatos por vaga… Na UEM de Maringá (também com mais ou menos umas 40 vagas) tem concorrência de 200 ou mais/ por vaga, vale a pena pesquisar pois há instituições com menos candidatos por vaga… Mas não desanimem, basta estudar e se preparar desde já… Termine estudando muito o ensino médio e faça um bom cursinho…

      A Cidade de Curitiba, na qual está a UFPR (Federal do Paraná) possui um custo de vida médio, mas caso tenham necessidade as universidades Federais oferecem Bolsas auxílio – de moradia, de iniciação científica, auxílio para aluno-monitor… e muito mais… além disso o ideal para quem vai morar longe de casa é ir para pensionatos ou alugar um apto com colegas, no começo pode ser mais difícil, até encontrar alguém com quem se dê bem, mas depois vai ser melhor para dividir as despesas… afinal são no mínimo uns 6 anos de estudo…

      Bom espero ter ajudado.. qualquer dúvida mande para cá

  4. claudir disse:

    OLA, estou no terceiro ano de ENFERMAGEM, minha prima está no segundo de medicina na FEDERAL DO PARANÁ, realmente ela fala que os docentes são ótimos e a instituição melhor ainda, minnha duvida é:
    o que a graduação em enfermagem poderá me ajudar uma vez entrando em um curso como medicina, já que venho me preparando desde já.

    • Bianca disse:

      Oi Claudir,

      penso que com a formação de enfermagem você já entrará na faculdade de Medicina com uma visão mais prática do ambiente de trabalho dos hospitais e da relação com pacientes… além disso durante o curso algumas matérias são semelhantes, vc já terá certos conhecimentos de anatomia, fisiologia e doenças que podem te dar uma base para a formação médica…É claro que em Medicina as matérias serão mais aprofundadas, cada detalhe do funcionamento do corpo será passado, além de que vc aprenderá a fazer os diagnósticos e prescrever as medicações, ao contrário dos enfermeiros que não determinam o tratamento e sim, o executam…

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida mande para cá!

  5. Diego disse:

    olá, eu gostaria de saber se é verdade que a 2º fase irá cair no mesmo dia da Unioeste ? pois se for verdade muitos alunos serão prejudicados com esse evento

  6. Elias Dorce Garcia disse:

    gostaria de me formar em psiquiatria o que devo fazer?
    que curso tenho que fazer?
    Obrigado!

    • Bianca disse:

      Ola Elias,
      a Psiquiatria é uma especialidade medica, vc deve primeiro fazer os seis anos do curso de medicina regular, formando-se como clino geral e prestar uma prova de Residencia (Especialização) na área de seu interesse, no caso Psiquiatria.
      No site da Unifesp encontrei um artigo sobre o tempo de Residencia:
      “A Residência Médica em Psiquiatria da UNIFESP conta com 06 vagas por ano. Tem duração de 03 anos”

      Espero te-lo ajudado =)

  7. Adrielle disse:

    Quantos pontos precisa pra passar em Medicina

  8. Maryanna disse:

    Há várias dúvidas sobre faculdades em geral, desejo fazer medicina, óbvio que em faculdade pública, como faço exatamente para me inscrever para o vestibular? Como é a prova e caso eu passe nela, como faria, tem um campus dessa faculdade para universitários morarem?
    Desde já agradeço a atenção, se puder, por favor me responda essa e mais dúvidas, como o que devo fazer, além de que moro em outro Estado, porém pretendo ir embora para o Paraná.

    • Bianca disse:

      Maryanna,

      você deve primeiro escolher as instituições em que quer estudar, em cada Estado há diversas Universidades públicas, federais e estaduais, nos sites delas você poderá conferir na parte VESTIBULAR como cada uma faz a Seleção para os Cursos…
      As Federais estão, em sua maioria, adotando o Enem como prova seletiva… mas ainda há vários vestibulares próprios de cada Universidade, vale a pena pesquisar nos sites…

      No caso da UFPR há um vestibular específico, com lista de Livros de Leitura, matérias cobradas… Acesse o link para mais informações: http://www.nc.ufpr.br/

      Em algumas Universidade há moradias, já outras oferecem bolsas auxílio para estudantes carentes ou de outras localidades. Há ainda opções de bolsas de estudo para quem faz projetos científicos, para quem for monitor de uma matéria e outros meios que ajudam a vc se manter no curso…

      Qualquer outra dúvida mande para cá =)

      • Letícia disse:

        Olá , meu nome é Letícia e eu vou fazer o vestibular da UFPR e gostaria de saber se lá tem campus para morar pois moro em outro estado e não tenho onde ficar … Como vce estava respondendo a Maryanna há varias universidades que tem campus ,queria saber se essa tbm tem

        Obrigada desde já

        • Bianca disse:

          Olá Letícia,
          dei uma pesquisada e tem um site de assessoria de assuntos estudantis da UFPR. Lá encontrei esses dados:

          Casas estudantis

          CELU – Casa do Estudante Luterano Universitário
          Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 239 – Centro
          CEP 80020-280 – Centro – Curitiba – PR
          Fone: (41) 3324 – 3313 / Fax: 3016 – 8937

          http://www.celu.ufpr.br

          CENIBRAC – Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba
          Rua Atílio Bório, 71 – Cristo Rei
          CEP 80050-250 – Curitiba – PR
          Fones: (41) 3262 – 1912 / 3264 – 5807

          http://www.cenibrac.org.br

          CEU – Casa do Estudante Universitário do Paraná
          Rua Luiz Leão – 01 – Centro
          CEP 80030-010 – Curitiba – PR
          Fone: (41) 3222 – 4911

          http://www.ceupr.com.br

          CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba
          Rua General Carneiro – 360 – Centro
          CEP 80060-150 – Curitiba – PR
          Fone: (41) 3264-6244 / 3360-5314

          http://www.ceuc.ufpr.br

          LAC – Lar da Acadêmica de Curitiba
          Rua Doutor Salvador de Maio – 81 – Jd. Botânico
          CEP 80215-350 – Curitiba – PR
          Fones: (41) 3362-0436 / 3262-2633

          http://www.lac.ufpr.br

          Veja se ajuda!
          Abçs

  9. Marcelo disse:

    Olá, Bianca,

    meu nome é Marcelo gostaria de uma opinião. Tenho uma história de vida um pouco “diferente” e, devido a isso, só agora (34 anos), aprendi a estudar com eficiência, passando bem em vestibulares e concursos. Há alguns anos, a ideia de fazer medicina na ufpr sempre vem a minha cabeça, pois acredito que, agora, com esforço, conseguiria passar. Porém, há dois “poréns”: primeiro a minha idade (34), acho que entraria então com 36…; o segundo porém seria a carga horária do curso. Hoje, tenho um emprego publico do qual eu nao poderia largar e no qual eu conseguiria mudar para um sistema de trabalhar um dia e folgar 3. Então a dúvida seria se é possivel fazer o curso dessa forma, faltando um a cada 4 dias? Pode botar sinceridade nessa resposta, ok? 😉

    Desde já, obrigado! Abraço

    • Bianca disse:

      Olha Marcelo,
      o curso de Medicina e’ bem puxado, são todos os dias com carga horaria integral, vc iria perder muuita matéria se fosse estudar no período que disse…. Ainda mais poderia reprovar por faltas..
      A questão da idade não problema, pelo menos eu vejo assim, a faculdade estará aberta a todos, não haverá apenas alunos novinhos..kkk… muito ficam anos no cursinho e outras começam mais tarde como vc deseja =)

      E’ uma decisão difícil que devera tomar, mas se fosse vc iria tentar prestar o vestibular, me preparando, dai depois veria o que priorizar….vc poderia ja ir juntando um dinheiro para se manter durante o curso, aproveitando que trabalha, não sei muito bem como te aconselhar..kk desculpe

      Espero ter ajudado um pouco….Qualquer outra duvida pode me enviar (responderei o mais rápido possível…kkk..)

  10. Fernanda disse:

    oii, gostaria de saber quantas questões preciso acertar na primeira fase para passar à segunda. obrigada.. bjs

  11. Cristiano dos Santos Geraldo disse:

    Quais os lugares que tem o curso de medicina pelo parana ???

    • Bianca disse:

      Cristiano,
      as universidades publicas do Parana ministram o curso de medicina, entre elas a UEM(Maringa), UEL(Londrina), UFPR (Curitiba), UEPG (Ponta Grossa)…

  12. Lais disse:

    Olá, eu curso medicina em uma faculdade particular, gostaria de saber como faço para transferir para a UFPR?? Se isso for possivel. Desde já obrigada!

    • Bianca disse:

      Lais, as universidades costumam fazer exames de Transferencia para vagas que sobram – tipo se alguem desistir do curso – e’ como se fosse um vestibular… fique de olho no site da instituicao que faz os vestibulares da UFPR, com certeza la tem informacoes sobre como sao as provas, editais anteriores…. e la que sera anunciado o exame de transferencia….

  13. Juliana disse:

    Oi,e obrigatório ter feito a prova do ENEM para prestar vestibular na UFPR ?
    tem provas seletivas no segundo semestre ?
    espero que me ajudem… Obrigadaa

    • Bianca disse:

      Oi Juliana,
      pelo menos no vestibular 2013 a UFPR nao usou o Enem, teve uma prova com 1a e 2a fase feitas pela propri universidade… mas nao sei se isso continua a acontecer no prox vestibular porque a maioria das federais esta usando o Enem totalmente ou parcialmente…
      Acho que eles devem ter reservado algumas vagas para o SISU, mas talvez so para alguns cursos =)

  14. Cristiano Rocha disse:

    Bom dia, para quem prestou o ENEM (2012),qual seria mais ou menos a nota de corte para ser aprovado pela instituição? Obrigado!

    • Bianca disse:

      Ola Cristiano,
      as notas de corte para as Universidades Federais vao sair provavelmente uma semana apos o inicio do SISU, pois ela depende de como os candidatos de cada curso foram…. Fique atento `as noticias do Enem e SISU para nao perder a inscrição nas opções de vagas pela internet!!!

  15. Marcelo disse:

    Ola! Gostaria de saber se a correção dos textos da segunda fase da ufpr é muito rigorosa. Vc tem ideia de quanto a maioria dos aprovados em medicina tiram?Prestei para o curso de medicina e também gostaria de saber se é muito difícil encontrar um 45 como nota nos textos daqueles que são aprovados. Obrigado!

  16. Giovani Fernandes disse:

    Olá, gostaria de obter alguns esclarecimentos acerca do curso de Medicina ofertado pela UFPR. De início, gostaria de saber se é necessário prestar vestibular para o curso quando feito a inscrição de obtenção de bolsa pelo SISU? Os livros e apostilas necessárias para o efetivo estudo da graduação são gratuitos ou são custeados pelos acadêmicos? Desde já muito obrigado.

    • Bianca disse:

      A UFPR é pública, mas os livros e materiais são por conta do aluno, há algumas bolsas auxílio como moradia, transporte, alimentação e iniciação científica ou monitoria….
      A universidade possui seu próprio vestibular no qual oferece a maioria das vagas, mas deixa uma parcela das vagas para a seleção pelo SISU (em 2013 foram 18 vagas que utilizaram a nota do Enem)…

  17. olivio disse:

    tenho 35 anos, o meu sonho de menino e ser medico, sou do interior, trabalhei por 12 anos em uma farmacia, tentei me afastar disso tudo, trabalhando em uma oficina mecanica, mas isso mexe comigo, nao perdi a vontade de ser um medico, em 2004 estava me preparando para prestar vestibular, quando soube que seria pai,casei, dei um tempo para cuidar meu filho, tudo que posso, faço investimento, para que se precisar, se caso der certo. Tenho duvidas, vale a pena, existe uma idade pra estudar medicina, tem como conciliar algum trabalho, junto com os estudos, se realmente sao puxados os estudos como dizem? esses programas do governo dao certo?

    • Bianca disse:

      Oi Olivio,
      bom nao existe uma idade para se estudar Medicina, a questão e’ que fica difícil conciliar o trabalho com os estudos da faculdade, que e’ integral, sobram os finas de semana, mas vc vai precisar de parte desse tempo para estudar tbm…
      Os estudos são puxados sim, mas ha’ algum auxilio do governo – bolsas de monitoria, pesquisa, moradia… – mas que tem valores baixos para, por exemplo, sustentar uma familia….
      Vc pode tentar de novo fazer um cursinho preparatório… e ver como se sai nos vestibulares, se vc passar vai ter que se organizar com sua familia e ver possibilidades… Tipo trabalhando pela internet, ou com vendas, por exemplo, ou atividades nos finais de semana livres…

      Se este for seu sonho ira valer a pena, basta vc se organizar, pesquisar melhor opções de faculdades – se houver alguma em sua cidade ficaria ate melhor para sua familia…

      Nao sei se ajudei muito, mas qualquer duvida mande para ca =)

  18. ROSALINA PEREZ disse:

    hola
    soy paraguaya, tengo una hija que quiere estudiar medicina, ella tiene excelentes calificaciones fue mejor egresada de su promocion, quisiera saber si no hay becas para alumnos excelentes y si ella igual debe hacer vestibular y cuales son los requisitos para extranjeros, y cuanto es el costo mensual de la carrera.

  19. mateus disse:

    Ola, eu estou no segundo ano do ensino medio, e estou decidido a fazer a faculdade de medicina, pelo enem, eu consigo ingressar na faculdade? Tem vestibular para treineiro? Obrigado

    • Bianca disse:

      Mateus… Vc já pode prestar a prova do enem no 2ano, só para treinar…
      Há diversas universidades que adotam só o enem como vestibular, da para vc conseguir sim, desde que se esforce durante esses dois próximos anos… Pegue materiais de cursinhos e livros preparatórios para o enem que ajudam bastante…. Não esqueça de fazer simulados e resolver as provas de anos anteriores

  20. mateus disse:

    Tem curso de medicina a distancia? Um curso ´´basico´´ de medicina?

    • Bianca disse:

      Olá Mateus…
      Não há esse tipo de curso não…Medicina é em período integral, há diversas atividades praticas desde o inicio do curso como estágios e aulas de atenção primaria em postos de saúde , Ubs etc…. As matérias básicas são muitas e ministradas em cursos presenciais…

  21. michel disse:

    Olá Bianca
    quero tirar uma dúvida (acho que centenas de pessoas tem a mesma)
    quantas questões exatamente alunos cotistas precisam acertar para ir para a 2º fase?
    li em uma materia de um jornal que seria de 30 a 35 questões
    e para a 2º fase qual o aproveitamento que preciso ter para passar?
    obrigado desde já

    • Bianca disse:

      Ola Michel….
      eu sou de Sao Paulo e não conheço muito sobre o vestibular da UFPR.. Como vc me fez essa pergunta resolvi dar uma pesquisada sobre as notas de corte, pelo que vi a Nota de Corte de Med (de 2012) foi de 56 (nota minima) e 76 foi a nota máxima..
      Vi que ha’ 40 % de reservar de vagas – 20% para critérios socioeconômicos e raciais e 20% para estudante de escola publica… Eu não tenho certeza, mas como a nota minima foi 56 eu acredito que essa seja a nota dos cotistas… Segue o link que eu encontrei essas informações: http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2012/Linha_Corte_PS2012.pdf

      Espero ter ajudado!!

  22. Nathália disse:

    Olá, quero muito estudar medicina nessa universidade, sou de Bsb, e estou disposta a sair daqui para ir em busca do meu sonho. Porém, por motivos religiosos só faço prova aos domingos, então gostaria de saber qual é o dia de aplicação da prova.

    • Bianca disse:

      Nathália,
      em geral as universidades oferecem uma prova – num horário e dia especiais – para quem resguarda o sábado, isso está explicado no edital do vestibular…

  23. Douglas disse:

    ola, gostaria de saber se há como ingrasar na carreira, avendo passado já no segundo ano?.. sendo aprovado na primeira e segunda fase… muito obrigado

    • Bianca disse:

      Olá Douglas…
      se a pessoa que passou prestou como treineiro ela não pode ingressar… nos casos de não ter escolhido a opção treineiro eu já não sei te informar, depende muito da política de admissão da universidade… Pelo que já vi em jornais, nesses casos as pessoas recorrem à Justiça para poder ingressar…

  24. Valeria B. Berríos disse:

    Eu gostaria saber se e possivel uma vez dentro de um curso na universidade(UFPR), trocar de curso exemplo de odontologia para medicina, quanto tempo devo esperar.

    • Bianca disse:

      Olá Valéria, eu acredito que vc deva prestar uma prova de transferencia de curso… Isso varia de faculdade para faculdade… Nas publicas, em geral, a abertura de vagas para transferencia depende de desistência de algum aluno ou coisa do tipo que faça surgir alguma vaga…

  25. Henrique disse:

    Olá, tenho interesse em aplicar para o curso de Medicina da UFPR e estou no 1o Ano. É necessário ler algum livro de medicina ou algo específico para treinar para o vestibular? Obrigado.

  26. Andreia disse:

    Olá! Qual o endereço onde vai ser realizado o vestibular pro curso de medicina?

  27. joao disse:

    Boa noite, gostaria de saber se a UFPR oferece auxílio para alunos que vem de outras cidades (auxílio financeiro), e caso ofereça, queria saber qual o valor e quais os procedimentos que deverão ser feitos ao aluno.

    Obrigado

  28. Marlei Lima disse:

    Boa tarde, alguém sabe me dizer se no curso de medicina é feito alguma pesquisa relativa a doenças de circulação? Tive TVP E SAF e gostaria de me oferecer para pesquisa.

     

    Grata

    Marlei

  29. Ana disse:

    Olá, gostaria de saber quais materias devo estudar para passar em uma faculdade Federal de medicina? 

    Agradeço desde já.

    • Bianca disse:

      Olá Ana, 

      para as federais em geral, o Enem é o vestibular.. então é importante estudar todas as matérias, em especial as de ciencias da natureza e português (literatura, interpretação e redação)!!

      Faça uns simulados das provas do Enem dos ultimos anos e veja em quais materias está precisnado estudar mais por ter maior dificuldade etc.

      Abraços

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: