Scroll Top

Profissão

Médico Geriatra – Residência e Profissão, Práticas da Geriatria e mais

A Geriatria é um dos campos médicos que mais crescem nos últimos anos, principalmente pelo aumento da expectativa de vida da população e por, cada vez mais, a Medicina se especializar em prol de um atendimento mais qualificado. O Geriatra é o profissional médico que está atento à Saúde do Idoso, cuida do Envelhecimento para que seja um processo mais digno em todos os sentidos – atentando para doenças crônicas e, em geral, comuns nessa idade como Diabetes e Hipertensão, mas também para a saúde Mental, para problemas de Alzheimer e outros específicos.

Hoje vou comentar um pouco sobre essa Especialidade Médica, para tirar dúvidas de estudantes de medicina ou vestibulandos que já pensam em estudar e atuar nessa área… Eu mesma já pensei diversas vezes em fazer Residência em Geriatria, para decidir mais certamente é preciso vivenciar a prática dos atendimentos, o que pode ocorrer no Internato ou em Ligas, por exemplo, mas já dá para se ter uma noção através de pesquisas e relatos clínicos…

Prática da Medicina - Médico Geriatra

Prática da Medicina – Médico Geriatra

Cuidar do idoso vai muito além da conduta terapêutica no sentido estrito. É estar atento à qualidade de vida, aos níveis de autonomia e independência, ao meio ambiente social e físico. É estar compromissado com a promoção da saúde, com a prevenção de enfermidades, assim como com o tratamento adequado de quaisquer condições vigentes.

Como é a Residência/Especialização?

A Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977 e constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

A residência em Geriatria têm duração de 2 anos, com 2.880 horas-aula/ano, e requerem como pré-requisito 2 anos de residência em Clínica Médica a qual é feita após os seis anos de graduação em Medicina.

Desafios e Práticas da Profissão

geriatria

Algumas das atividades do Geriatra são: realizar consulta com o paciente para observar o estado geral da saúde; saber sobre os antecedentes familiares ou doenças que ele já teve; analisar queixas dos pacientes; solicitar e analisar exames de rotina; corrigir a alimentação e sugerir atividades físicas; instruir os familiares ou acompanhantes do modo mais eficiente de realizar o tratamento; avaliar o lado psicológico do paciente; focar na prevenção de doenças; trabalhar em equipes multidisciplinares de pesquisa e tratamento, como apoio de fisioterapeuta.

Como esse médico trabalha com um público de idade avançada, um desafio constante é a proximidade com a morte. Ele precisa estar preparado para conversar com a família, com o paciente e auxiliar nessa fase – seja com serviços médicos básicos, cuidados paliativos que minimizem a dor, apoio emocional etc. Uma das práticas recentes tem sido o Testamento Vital, no qual os pacientes declaram se querem ser reanimados, entubados etc em casos de falência.

Outras funções chave do Geriatra são: tratar da manutenção da saúde na idade avançada; tratar da manutenção da funcionalidade de todas as partes do corpo do idoso; visar ao máximo o grau de independência do idoso, pois assim, o lado psicológico avança junto com o tratamento médico; visar o cuidado e apoio na fase terminal do paciente, orientando a família e os acompanhantes.

Desafios da Geriatria

Desafios da Geriatria

Campo de Atuação

O geriatra é um profissional da saúde, logo, trabalha em locais como hospitais públicos ou particulares, casas de saúde, clínicas, asilos, etc. O mercado de trabalho para o geriatra é amplo, visto que é uma profissão da área da saúde em crescimento.

O profissional encontra muitas oportunidades no setor público, em hospitais, clínicas, casas de saúde, etc. O setor privado vem crescendo bastante, em locais como asilos e casas de saúde especializadas com o trato com o idoso, o médico geriatra é muito requisitado. O médico também pode ter sua clínica própria, e até atender os pacientes nas suas casas, realizando trabalho, inclusive, de prevenção de acidentes, instruindo o acompanhante de possíveis ocorrências, de arrumação dos móveis e objetos, etc.

** Deixem suas dúvidas ou comentários sobre o tema aqui no Blog ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • quantos anos se estuda geriatria?
  • como ser medica geriatra
  • geriatra profisional da médicina
  • geriatria quantos anos de faculdade
  • geriatria residencia
  • Medico geriatria oque faz
  • o q faz o médico geriatra

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Médico Geriatra – Residência e Profissão, Práticas da Geriatria e mais!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: