Scroll Top

Literatura e Arte

Médicos que são Escritores Famosos – Curiosidades e Livros

Os médicos são um dos profissionais mais antigos e clássicos presentes na nossa sociedade, convivem com o que há de mais humano, com a vida das pessoas – seus medos, sofrimentos, suas fraquezas, esperança e tantos outros sentimentos que se afloram quando estamos fragilizados com uma doença ou contato próximo com a morte.

Essa vivência associada a própria natureza dessa profissão desperta em todo médico um lado de narrador, de contador de histórias. Entre seus parceiros da Medicina, esses profissionais precisam relatar com detalhes o caso tratado, os fatores que influenciam aquele estado patológico. Já com seus pacientes, precisam explicar as possíveis causas de suas queixas, adaptar o vocabulário, se comunicar contando, e também ouvindo, aprendendo com experiências de muitas vidas diferentes … Esse contar e recontar, essa escuta são pontos que aproximam o médico de um escritor, pois ele formula hipóteses baseadas nas histórias colhidas, as escreve ou fala para que outros discutam…

Muitos médicos se enveredam pelo mundo da palavra e da escrita, se apaixonam por contar histórias e escrever livros. Quando comecei a pesquisar sobre médicos que são também Escritores, logo encontrei nomes famosos que eu nem sabia que tinham estudado Medicina… 

medicos-escritores
 

Lista de Médicos que são também Escritores

Esses nomes que listei abaixo chegaram por caminhos diferente ao universo da escrita, muitas vezes usando de suas vivências e aprendizados na Medicina, mas por outras vezes se afastaram dela para se dedicar mais a escrever seus contos, livros e mais. Confira alguns exemplos de escritores médicos, suas Obras e Livros principais e Curiosidades sobre a Carreira:

– Anton Pavlovitch Tchekhov: foi um médico, escritor e dramaturgo russo que viveu de 1860 a 1905, certa vez escreveu: "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante." Tchekhov é considerado um dos maiores contistas do mundo, tive o prazer de ler um de seus livros ( Um Homem Extraordinário e outros contos) e gostei bastante do modo como ele conta histórias, como cria a tensão e o suspense. 

Raymond Carver escreveu: "é impressionante a frequência com a qual ele (Tchekhov) produziu obras-primas, contos que nos encorajam, bem como encantam e mexem conosco, que revelam as nossas emoções de forma que só a verdadeira arte conseguiria."

anton-tchekhov
 

– Khaled Hosseini: afegão, naturalizado estadunidense, formou-se em Medicina, porém é mais famoso como romancista autor dos livros "O Caçador de Pipas", "A cidade do Sol" e o seu mais recente "O silêncio das Montanhas". Hosseini continua praticando Medicina e escrevendo romances influenciados pelos dilemas de seus país Afeganistão.

– Moacyr Scliar: médico brasileiro que trabalhou em saúde pública e sua obra consiste em contos, romances, ensaios e literatura infantojuvenil, além de ser conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.

Uma das temáticas mais abordadas em sua obra é a da Imigração Judaica no Brasil, li um de seus livro: A Majestade do Xingu em que ele relata a trajetória de um médico judeu que resolve tratar uma população indígena do Xingu. Scliar foi o sétimo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras

– Drauzio Varella: Médico brasileiro, muito conhecido por suas participações na televisão onde explica temas de saúde e doenças, tirando as dúvidas dos telespectadores leigos. Porém sua história é mais rica do que isso, especializado em Infectologia ele é um dos grandes nomes no tratamento em Oncologia e Aids do país. Além disso, Drauzio Varella destaca-se como escritor de obras famosas como Carandiru, Por um Fio e outros livros. Há uns meses, fiz um post sobre minha leitura de Por um fio, livro que eu amei ler.

– Guimarães Rosa: já falei dele aqui no Blog, mas esse é um dos maiores escritores brasileiros.  Foi também médico e diplomata. Mas seus contos e romances que se destacaram, quase todos no chamado sertão brasileiro. Sua obra é marcada pelas inovações de linguagem e influência dos ditos populares e regionais, sem perder também um viés médico. Seu livro mais conhecido é Grande Sertão Veredes, obra complexa e de consagrada pela crítica literária.

guimaraes rosa
 

Esses médicos escritores tiveram contato próximo com as diversas aflições do homem, puderam experimentar dificuldades ao lado de muitos e se tornarem ligados a eles, e isso se refletiu em sua produção literária – com relatos de uma relação estreita e empática entre médico e paciente, com análises do comportamento humano e suas peculiaridades. 

Assuntos do Artigo
  • medicos escritores brasileiros
  • nomes de doutores famosos
  • curiosidades de livros da medicina
  • escritor de medicina
  • escritores famosos o escritor
  • médico e escritor
  • medicos brasileiros que se tornaram escritores

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Médicos que são Escritores Famosos – Curiosidades e Livros!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

1 Comentário

  1. Ithy Costa disse:

    Super interessante. 

    Não sabia sobre Khaled e nem sobre Guimarães, interessante que eles tenham andado por um lado a parte da medicina, a escrita é um hobbie que também me encanta.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: