Diário de um Estudante de Medicina

Minha Primeira Semana de Internato – Estágio Prático na Medicina

Olá, queridos leitures!!! Não sei se vocês lembram, mas neste 2017 eu iniciei o meu 5º ano no curso de Medicina!!! É uma emoção imensa ter compartilhado tantos momentos incríveis com vocês, e agora não é diferente, afinal comecei o Internato!!! Hoje vou contar tudo para vocês sobre a minha primeira semana de aulas e atividades nesse post =)

Vlog Mediários na Primeira semana de Internato – Medicina USP

O que é o Internato?? Divisão dos Grupos e Grades

Internato é nome dado aos dois ultimos anos do curso de Medicina – o 5º e o 6º – nos quais os alunos passam por estágios práticos em diferentes áreas médicas. Nesses anos, o curso foca muito em diagnóstico e condutas, ou seja, como abordar os pacientes e tratá-los, antes tínhamos mais contato com a teoria e bases da ciencia médica, e nessa fase vamos mais para a prática clínica!

Para esses estágios tivemos que nos dividir em "panelas", que são os grupos de estudantes que rodam nas diferentes especialidades. Assim, quando uma panela está passando por uma especialidade/área, outra panela está em outro estágio, etc. Essa divisão foi já no ano passado… E os integrantes de cada panela têm uma certa preferência em relação à ordem dos estágios, pois fazemos um sorteio ponderado entre as grades que mais gostaríamos de pegar. No caso do meu grupo, preferíamos pegar os estágios de cirurgia primeiro. Isso porque eles são os mais puxados de todos em termos de carga horária, estresse, etc. Achamos que seria melhor passar por essa situação logo no início do ano porque teríamos mais pique de aguentar a rotina pesada. Tivemos muita sorte e pegamos a grade que queríamos – com cirurgia no primeiro semestre e clínica no segundo.

Minha Rotina nessa Primeira Semana …

Na segunda-feira, dia 09/01 (sim começamos as aulas super cedo agora!!) nós fomos lá para o hospital! Agora não mais como simples estudantes, mas Internos! Super chique 😉 Nós mal sabíamos o que estava nos esperando hahaha, a ansiedade estava a mil !! 

Nosso primeiro estágio está sendo o de Cirurgia Geral. Dentro dele, há subdivisões, tipo Oncologia, Parede Abdominal, Pronto-Socorro… Então, a nossa panela se dividiu em 4 grupos menores para passar nessas subáreas. Eu e o Fabio (meu namorado) começamos pela enfermaria do pronto-socorro!

Basicamente, nossa rotina tem funcionado da seguinte maneira: vemos quantos pacientes estão internados no momento e os dividimos para cada interno "tomar conta" de um número igual de pessoas. Somos responsáveis por acompanhar a evolução completa dos nossos pacientes. Então, temos que conversar com eles todos os dias, examiná-los, ver prescrições de medicamentos, checar exames, anotar no prontuário, acompanhar as cirurgias às quais eles serão submetidos e tudo mais. À medida que vamos fazendo isso, vamos mostrando para os médicos residentes ou chefes para eles conferirem o que fizemos, corrigirem o necessário e nos explicarem mais sobre a doença e abordagem terapêutica.

Como são muitos pacientes para acompanhar, muita informação de uma vez e, além disso tudo, temos que preencher um monte de papéis e prontuários, demoramos um certo tempo para fazer a evolução dos nossos pacientes a cada dia. E muitas vezes, os médicos precisam de muitos papéis e evoluções prontas até certa hora. Por causa disso, temos que começar nosso dia bem cedo! Estamos chegando ao hospital todos os dias umas 5h – 5h30 da manhã!! Como vão aparecendo muitas coisas ao longo do dia (novas internações, procedimentos de emergência, etc), às vezes acabamos saindo depois das 20h, 21h!! Ahh, e "todos os dias" incluem finais de semana, só para vocês saberem 😉 Isso mesmo! Pelo menos 1 dos internos tem que aparecer no sábado e domingo para ver a evolução dos pacientes no fim de semana!!!

Rotina de Internato – Prescrições e acompanhamento de pacientes internados – HC FMUSP

E para completar, não temos apenas as atividades na enfermaria. Em vários dias, principalmente na hora do almoço, temos aulas complementares. Por exemplo, estamos tendo aulas de radiologia para aprendermos bem a interpretar os exames de imagem… temos aulas sobre assuntos importantes relacionados à cirurgia, como Avaliação Pré-Operatória, Principais emergências, etc. Essas aulas têm sido muito boas e servem para nos dar algum embasamento teórico para estarmos preparados para lidar com as situações que vamos vendo na prática!

E por fim, o que todos estavam esperando, temos os plantões! Eles acontecem no pronto-socorro do HC. Todo dia tem que ter algum interno da panela de plantão! O plantão noturno é das 19h até às 7h, ou seja, de 12h! O meu plantão será nessa sexta a noite, estou muito ansiosa por tudo!! Assim que puder, conto tudo sobre como foi a experiência! Pelo que os meus colegas tem falado, esse é um momento bem emocionante, não dá para saber o que vai acontecer – pode chegar um trauma super grave, uma doença clínica que descompensou, uma pessoa baleada etc.. Eles tem acompanhado tudo, feito procedimentos como suturas, colher gasometria, pegar acesso venoso central e mais. 

Minha experiência e Impressões até aqui…

Em resumo, essa uma semana e meia me deixou exausta haha Isso porque antes não tinhamos uma grade tão intensa e ainda estamos nos acostumando com essa rotina pesada. Mas por outro lado, é um moento de muito aprendizado! Dá para ver como é diferente acompanhar um paciente todos os dias! Agora, criamos um vínculo muito maior, estudamos bem mais suas histórias e, com tudo isso, acabamos consolidando melhor nosso aprendizado em relação aos aspectos médicos também! Está sendo realmente uma experiência incrível!

Para quem ainda não viu, eu e o Fabio fizemos um vídeo no Vlog Mediários contando mais detalhes sobre o Internato, acessem aqui:

Espero que tenham gostado do post, vou sempre postando resuminhos das minhas semanas de estudos e atividades para vocês!!! Abraços e até a próxima, pessoal!

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.