Scroll Top

Vestibular

Mudanças Vestibular Unicamp – Redação na 2ª Fase, Nova Lista de Livros

A Unicamp, umas das mais importantes Universidades estaduais de São Paulo, anunciou mudanças para os próximos Exames Vestibulares. Como muitos dos meus internautas são vestibulando, hoje vou dar algumas Dicas sobre como se Preparar para o Vestibular da Unicamp, Confira o Calendário e Quais são as Novidades nas provas.

As inscrições para o Exame de 2014 atingiram o recorde de 73.813 inscritos o que contribuiu para incentivar as alterações no formato das provas. Aproveite o espaço para mandar suas dúvidas ou comentários aqui no ABC da Medicina… 

unicamp1

As principais Mudanças da Unicamp foram a alteração da Redação, produção de textos, para a 2ª Fase a partir do Vestibular de 2015 e uma Lista de Livros Própria a partir do Vestibular de 2016. Confira os Detalhes:

* Alterações válidas para o Vestibular 2015

A prova de Redação será aplicada na segunda fase, diferentemente dos anos anteriores em que os vestibulandos tinham que produzir dois textos na primeira fase. Sendo assim, a primeira fase passa a constar de 90 questões de múltipla escolha (com questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia, Inglês, além de questões interdisciplinares). A segunda fase será realizada da seguinte forma:

1º Dia de prova: Redação e  questões discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa.  

2º Dia de prova: Questões dissertativas de Matemática; História; e Geografia.

3º Dia de prova: questões discursivas de Física; Química e Biologia.

* Alterações válidas a partir do Vestibular 2016:

No exame de 2016, a Unicamp adotaá uma lista própria de Obras Literárias, anteriormente sua lista de Livros era Unificada com a Fuvest. A ampliação das leituras do vestibulando se fará pela inclusão na lista de autores africanos de língua portuguesa, inclusão de contos, teatro e poemas.

Poesia: Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo; Luís de Camões, Sonetos.

Contos: Clarice Lispector, “Amor”, do livro Laços de Família.; Guimarães Rosa, “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana; Monteiro Lobato, “Negrinha”, do livro Negrinha.

Teatro: Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.

Romance: Almeida Garret, Viagens na Minha Terra; Aluísio Azevedo, O cortiço; Jorge Amado, Capitães da Areia; José de Alencar, Til; Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas; Mia Couto, Terra Sonâmbula.

* Dicas para as Provas

unicamp2

A comissão da Unicamp apresenta uma correção rígida das questões e redação, a ada produção de textos para a segunda fase foi um exemplo de mudança em prol de uma melhor avaliação dos textos, já que no ultimo vestibular foram quase 74 mil inscritos (que realizaram duas redações!). Agora com a primeira fase com 90 questões, as dicas são básicas, assim como para outros exames nesse formato (exemplo a Fuvest):

* Ler com atenção os enunciados e fazer uma primeira vez a prova pulando as questões que tem dúvida ou estão mais difíceis, pois isso garante que você faça todas as fáceis e médias primeiro – garantindo que acerte tudo o que sabe. No tempo restante, vá resolvendo as que teve dúvida e por fim as mais difcíceis, assim você não perderá tempo pensando demais em determinada questão no início da prova e perderá a chance de fazer as que sabe com calma;

* Fazer vários simulados antes do exame, isso ajuda  desenvolver habilidades e técnicas de provas, como controlar o tempo e qual a ordem de resolução você prefere;

* Para as redações, treino é essencial… Não esqueça, no dia de escrever o texto, de ler bem a coletânea, grifar o que tem que estar no seu texto (se pedir 3 exemplos de preconceito no seu artigo, não ponha dois ou quatro, por exemplo) e seguir as orientações.

* Ler as obras da Lista de Livros é muito importante, ajuda a garantir questões específicas e pontos importantes para quem está prestando cursos concorridos como Medicina, Engenharia etc.

* Calendário Vestibular Unicamp 2015

 As inscrições terão início dia 11 de agosto e deverão ser feitas até 11 de setembro. A primeira fase será realizada dia 23 de novembro e a segunda fase acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (no período de 25 a 29 de setembro). Para os demais cursos (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão no período de 19 a 22 de janeiro de 2015.

Fonte: Site da Comvest Unicamp

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Mudanças Vestibular Unicamp – Redação na 2ª Fase, Nova Lista de Livros!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

2 Comentários

  1. patrik disse:

    Ola preciso de ajuda. muita ajuda mesmo

    por favor me ajude

    (grilo.@hotmail.com)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: