Scroll Top

Seriados e Filmes

O Conto de Fênix (Feather Boy) – Livro e Filme, Exemplo de Superação

Num sábado à tarde, naqueles dias de super cansaço que você liga a televisão para ver se tem algo de bom, eu comecei a assistir um filme infanto-juvenil na TV Cultura (acho que era Festival Internacional de Cinema) … Achei, no começo, que seria chato ou bobinho, mas após alguns minutos realmente me envolvi na história….

O filme possui uma beleza e emoções incríveis – misturando os medos e vivências de um menino e os de uma idosa à beira da morte… O nome do filme é “O Conto de Fênix” (título original: Feather Boy) e traz belas mensagens e reflexões para um espectador atento…

Cena do Filme: Conto de Fênix (Feather Boy)

Cena do Filme: Conto de Fênix (Feather Boy)

Diretor: Dermot Boyd

Ano: 2004

Origem: Inglaterra

Duração: 107 minutos

Elenco: Lindsey Coulson – Annie Nobel, Thomas Brodie-Sangster – Robert Nobel, Daisy Head – Kate Barber, Sheila Hancock – Edith Sorrel, entre outros

O filme é sobre Robert Nobel, um simpático garoto de 12 anos, que anda atormentado pelo divórcio dos pais e tem de lidar com o bullying que sofre do valentão da escola. O longa é baseado no livro “The Feather Boy” (o garoto pena, em inglês), da escritora inglesa Nicky Singer.

Robert passa, então, a ser assombrado por sonhos que parecem dizer o futuro. Certo dia, sua turma do colégio é convidada para ir a uma casa de repouso, um lugar com que Robert já havia sonhado. A professora passa uma tarefa, cada aluno deve acompanhar um idoso e captar uma mensagem de sabedoria, experiência… A senhora com que Robert começa a conversar é tida por todos como louca, e o menino vai conhecer sua história, aventurar-se com seus pedidos e conhecer-se melhor a cada encontro…

Cena do Filme O conto de Fênix...

Cena do Filme O conto de Fênix…

O filme traz, dentre muitas mensagens, uma lição, um exemplo de Superação … Robert entenderá seus Medos e aprenderá a superá-los, aprenderá o valor de uma memória, de uma crença… A questão do Bullying é marcante na obra e mostra os sofrimentos de um jovem que busca a paz e que é diferente da maioria …

Outro ponto que eu achei belíssimo foi a história da Senhora Idosa que se mistifica na imagem da Fênix, mostrando os arrependimentos e conflitos interiores de um mulher atormentada pelo passado… Mas nesse conflito, Robert se encontrará, descobrindo sua força e valor interior, e sua capacidade de ação e ajuda ao próximo…

A passagem que eu mais gostei foi quando a idosa vê Robert, após conseguir vencer um grande temor pessoal, entrando em seu quarto no asilo… Ela diz que ele estava Maior, mas maior por Dentro…. Com certeza estava autoconfiante, seguro, mais feliz!!!

Foto do Filme O Conto de Fênix (Feather Boy)...

Foto do Filme O Conto de Fênix (Feather Boy)…

O texto a seguir, do Conto de Fênix, é o mais parecido com a versão contada no filme, é também de uma beleza simples, mas profunda… pode ser comparado à muitas situações de renuncia, ilusão, abnegação e amor… Como a vida de muitas pessoas que sacrificam seus desejos ou liberdade original em função de um ideal, de sua família …

O Conto de Fênix...

O Conto de Fênix…

Numa noite de muito calor a Fênix despiu-se de seu casaco de penas douradas para se banhar no lago. O homem que a viu nua viu a mulher mais bela que nunca ninguém havia visto. Enquanto refrescava-se ele escondeu sua plumagem no bosque, refeita a Fênix-mulher-feita foi levada para a casa de seu benfeitor. Aconchegada em seus braços esqueceu-se do casaco, do bosque, do lago e que tinha voado um dia.
Os anos se passaram assim como ficaram para traz as lembranças, o homem envelheceu e viu seus filhos crescerem. Mas, o que acontece com essa mulher? Ainda tão bela e inquieta? De onde saia a força que dela todos sentiam era um mistério a ser esquecido. Suas vizinhas a invejavam e, no secreto da alcova, fantasiavam com noites de calor despidas num lago. Os maridos do vilarejo temiam que seus pensamentos fossem ouvidos na sua presença. No entanto tudo amanhecia no lugar, até a véspera daquele ano novo. 
Naquela noite de calor insuportável do último dia do ano todos se reuniram para celebrar o novo tempo que viria. O filho da ex-fênix passeando pelo jardim encontra por entre os arbustos o casaco esquecido. Ele mostra para sua mãe, e ela o reconhece… Ela tem o poder de escolher naquele momento e ela o veste … Seu corpo envelhece de uma vez todos aqueles anos, num segundo a pele de seu corpo toma a cor do pó e ela morre. Um único homem vê sem tempo de socorre-la. E no mesmo instante ressurge a Fênix num voou magnifico para entre as estrelas…

** O que você achou da Dica de Filme e Livro??? Se você já viu o filme ou pretende assisti-lo deixe seu Comentário aqui no Blog… O que pensa sobre o Conto de Fênix???

Assuntos do Artigo
  • assistir A Lenda de fênix
  • como é o nome do filme que um menino costura um casaco de penas para uma mulher
  • filme do menino que fez um casaco de pena
  • O Conto de Fênix\

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à O Conto de Fênix (Feather Boy) – Livro e Filme, Exemplo de Superação!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

2 Comentários

  1. Beatriz disse:

    A lenda da fênix é muito linda, será que aparece no filme.

  2. Beatriz disse:

    Queria saber onde poso encontrar esse filme?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: