Scroll Top

Saúde e Bem Estar

O que é Autismo – Sintomas, Desenvolvimento Infantil e Mente Autista

O Autismo é um distúrbio neurológico que atinge milhares de crianças e adultos ao redor do mundo, sendo que nos Estados Unidos por exemplo a taxa de pessoas identificados com ela vem crescendo (cientistas estudam os possíveis motivos, mas não ha’ um consenso). Diante das proporções e efeitos do Autismo muitos estudos são constantemente desenvolvidos, pois a Medicina ainda não conseguiu desvendar todas as causas e implicações no sistema neurológico dessa doença.

Hoje vou falar das generalidades sobre o Autismo – desde os a aspectos e características do Desenvolvimento Infantil Autista, `as consequências na vida pessoal, mitos e verdades, bem como os Tratamentos e dicas da Medicina Alternativa.

Como é a Doença  – Causas e Sintomas

A causa exata ainda não foi encontrada, mas cientistas acreditam que uma combinação de fatores genéticos – envolvidos com os genes HOXA1 (relacionado ao sistema nervoso e `as estruturas do cérebro), o RELN (relacionados à comunicação entre as células nervosas) e os genes GABA (envolvidos em ajudar as células nervosas a se comunicarem) – e também fatores ambientais (como infecções virais ou exposição a substâncias químicas, como mercúrio ou mesmo certos remédios durante a gestação, como a Talidomida) são causadores do Autismo.

Recentemente, estudos encontraram uma relação entre exposição do feto a altos níveis de testosterona na gravidez e o desenvolvimento do autismo. Segundo a pesquisa, isso levaria ao desenvolvimento de um cérebro “extremamente masculino” o qual não conseguiria identificar os sentimentos dos outros, teria dificuldade de integração e outros distúrbios característicos da doença.

Assim, essa seria uma explicação para o fato de o Autismo ser cerca de 4 vezes mais frequente em meninos do que em meninas, conclui-se também que ha’ uma relação entre o equilíbrio dos hormônios sexuais e sua ação nos genes com as causas da doença.

Os Sintomas são perceptíveis, geralmente, a partir dos três anos de idade e as características principais do Comportamento sao : inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Aspectos do Desenvolvimento Infantil do Autista

O autismo pode desenvolver-se em três modos (Fonte Site Dr Drauzio Varella): 1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.

Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.

Mitos e Verdades sobre a Mente Autista (Fonte Site Corautista)

* Muitos dizem que os autistas têm mundo próprio, mas isso e’ mito eles possuem dificuldades de comunicação, mas não um mundo próprio.

* Ha’ também o Mito de que os autistas são super inteligentes, na verdade assim como as pessoas normais, os autistas tem variações de inteligência se comparados um ao outro, alguns chegam a ter características de genialidade.

* Os autistas gostam de carinho, o que pode acontecer e’ que ele tenha dificuldades com relação a sensação tátil, pode sentir-se sufocado com um abraço por exemplo. Nestes casos deve-se ir aos poucos, querer um abraço eles querem, a questão é entender as sensações. Procure avisar antes que vai abraça-lo, prepare-o primeiro por assim dizer. Com o tempo esta fase será dispensada. O carinho faz bem para eles como faz para nós.

* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina.  O autista não sabe se comunicar, tem medos, tem dificuldades com o novo, prefere a segurança da rotina, então episódios como a mudança de um brinquedo leva-os a tentar uma desesperada comunicação, e usam a que sabem melhor, gritar e espernear.

* Os autistas gostam de estar com os outros, principalmente se sentir-se bem com as pessoas, mesmo que não participem, gostam de estar perto dos outros. Podem as vezes estranhar quando o barulho for excessivo, ou gritar em sinal de satisfação, quando seus gritos não são compreendidos, muitas vezes pensamos que não estão gostando. Tente interpreter seus gritos.

Tratamentos e Medicina Alternativa

O autismo é um distúrbio crônico que não dispõe de um tratamento padrão e não possui cura, assim cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências – por exemplo alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos.

Neste contexto, muitos médicos e psicólogos recomendam o uso de terapias comportamentais e outras opções da medicina alternativa e outras, uma das mais usadas no tratamento é TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e com Deficiência em Comunicação)

As crianças também podem precisar de terapia ocupacional (para aprender as tarefas diárias), terapia de integração sensorial (para ajudar na estimulação), fisioterapia (para melhorar os movimentos) e fonoaudiologia.

2 de Abril é o Dia Mundial do Autismo

Um site bem interessante sobre o Autismo é o Corautista.org – Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista (Ong chamada CORA) – la’ ha’ sempre noticias sobre o mundo do autismo, pesquisas, novidades em tratamentos, propostas pedagógicas e mais…

** Deixe seus comentários ou dúvidas sobre o Tema aqui no ABC da Medicina …

Assuntos do Artigo
  • autismo sintomas
  • o que é autismo e quais os sintomas
  • sintomas de autismo
  • autismo infantil sintomas
  • consequencias do autismo
  • sintomas autismo infantil
  • sintomas autismo

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à O que é Autismo – Sintomas, Desenvolvimento Infantil e Mente Autista!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

5 Comentários

  1. alcelia disse:

    meu filho foi diagnosticado como autista muitas coisas q lêio vejo q ele tem,mas outras ñ e ultimamente ele vem bem agitado bate muito nas pessoas q trabalham na escola e nos coleguinha.isso é reação do autismo ou de outra sindrome costaria de saber ai tá meu email
    porfavor entre em contato comigo quero saber como ajudar o meu filho…

  2. Antonio Messa disse:

    Sr. Psicologo ou Psiquiatra o autista consegue casar-se e se relacionar bem o conjuge em termos: psicológicos, afetivamente e sexualmente satisfeitos?

  3. Edilene disse:

    Tenho 2 filhos (a) um foi dignosticado doenca intelectual dificuldade de aprendizagem ele tem 8 anos e minha filha 11 foi diagnosticada com autista leve sidrome de asper porfavor me explique sobre essas doencas e como trata-la e se eles tem beneficio a receber pelo governo

    • Bianca disse:

      Edilene, que eu saiba não existe um “beneficio a receber do governo” em casos como o de seus filhos, eles não possuem uma grave deficiencia ou são incapazes (alguns dos critérios usados pelo Inss para auxilios)…
      Bom, que eu saiba a Doença de Asper é um grau mais leve de Autismo, muitos famosos a possuem – Messi, Einstein … O ideal é procurar um acompanhamento médico! A dificuldade de aprendizagem tbm é algo que deve ser acompanhada por um profissional médico ou psicologo….

  4. Bruna Alves disse:

    Olá boa tarde, tenho um irmão de 18 anos de idade ele foi diagnosticado com autista, ele é obcecado por video games, toma remedios controlado porem não consegue dormir.. Por favor podem me auxiliar. Obrigada desde já

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: