Scroll Top

Vestibular

Passar em Medicina – Dicas para 2ª Fase da Fuvest, Provas e Notas

Quer passar no Vestibular da Fuvest? Pois estudo com treino e dedicação desde o começo do ano é palavra chave para o Sucesso no final do exame. Prepare-se sempre para as questões de segunda fase, que são dissertativas e em geral mais complexas e exigentes que as de alternativas.

Hoje eu separei algumas Dicas para o Vestibular de Medicina da USP Pinheiros, USP Ribeirão e Santa Casa, todos tem seleção pela Fuvest. Saiba como são os três dias de Prova, como costuma ser a correção e notas do Exame.

Como é a 2ª Fase da Fuvest?

Essa fase conta com três dias de prova – o primeiro dia com Português e Redação (as questões não são tao simples e exigem concentração e conhecimentos, alem de uma boa argumentação); no Segundo dia são 16 questões de todas as matérias, muitas são interdisciplinares e mesclam os conteúdos do ensino médio (inglês, historia, geografia, português, matemática, química, biologia, e física); no terceiro dia são as disciplinas especificas de cada curso, para Medicina são Física, Química e Biologia (para Usp Pinheiros e Santa Casa) e  Química, Biologia e Geografia (na Usp de Ribeirão Preto).

Cada dia vale 100 pontos, a nota da primeira fase conta também no resultado final, assim o desempenho tem valores das notas convertidas na escala de 1000.

Dicas e Informações sobre a Correção

A correção da Redação é exigente não so’ com estrutura do texto e normas gramaticais, mas avalia o fluxo do texto, a linha de raciocínio, os argumentos que sustentam sua tese, enfim é preciso ficar atento pois uma boa redação eleva bastante a nota do candidato, afinal ela vale metade da nota do primeiro dia.

Lembre-se que nas questões escritas você precisa explicar tudo o que esta fazendo (por exemplo: pelo Principio fundamental da dinâmica … e dai você aplica a equação da Força = massa x  aceleração), pois o corretor precisa ver que você domina o assunto e entende as teorias e não apenas decora formulas, alem de que sua resposta fica mais organizada.

As respostas devem ser completas e com ordem logica, escreva com começo, meio e fim sua interpretação ou o pedido no enunciado.

Uma dica valiosa  é fazer todos os simulados escritos de seu cursinho ou escola, pode ser cansativo mas desta forma você treina eficientemente como lidar com o tempo e compor suas respostas. Além disso, refaça as provas de Vestibulares Anteriores e Veja as Resoluções comentadas de Cursinhos como Anglo, Etapa e Objetivo.

Notas e Médias nas Provas

Depois de uma 1ª fase tensa e concorrida em que a nota de corte varia entre os 73 e 75, os convocados para a 2ª etapa do Curso de Medicina costumam estar entre os com as Maiores notas gerais, pois devido a concorrência as médias dos aprovados nas provas chegam a 80% ou mais, aqueles que querem garantir uma vaga em Medicina na Usp aproximam-se dos 92 %.

** Para mais informações acesse o site www.fuvest.br ou mande suas Dúvidas e Comentários para o ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • fuvest medicina
  • medicina fuvest
  • segunda fase fuvest medicina
  • especificas de medicina
  • como passar na fuvest em medicina
  • materias especificas de medicina
  • prova especifica medicina fuvest

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (9 Votos, Média: 4,33 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Passar em Medicina – Dicas para 2ª Fase da Fuvest, Provas e Notas!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

25 Comentários

  1. Anna disse:

    Achei a matéria super interessante, mas contudo gostaria de saber como é a prova do terceiro dia da segunda fase. Procurei no site da Fuvest mas ele não me indica a prova voltada para medicina neste dia,apenas mostra uma que creio ser no geral. agradeço desde já, se puderem me ajudar quanto a questão de achar uma prova deste dia.
    Atenciosamente.
    Anna.

    • Bianca disse:

      Oi Anna,

      a Prova do terceiro dia da segunda fase (Fuvest) de Medicina na Usp e Santa Casa tem 4 horas de duração. Ela é composta por 12 questões – 4 de física, 4 de química e 4 de biologia. Caso você tente Medicina na Usp Ribeirão, ao invés de física terá Geografia.

      Um site que tem as ultimas provas da fuvest com resolução comentada é o http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest.asp (aqui você pode treinar resolvendo os exercícios anteriores)

      Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande um comentário para o ABC da Medicina

  2. Mariana disse:

    Gostaria de saber se as questões interdisciplinares da prova do 2º dia da 2ª Fase da Fuvest são dissertativas?Já procurei em vários sites e não obtive resposta!Será que poderia me responder?
    Att: Mariana

    • Bianca disse:

      Oi Mariana,

      as questões da segunda fase do 2º dia são Dissertativas (num total de 16 questões no geral com a e b), elas são sobre todas as matérias e juntam numa questão por exemplo geografia com literatura…

      Qualquer dúvida ou outros comentários mandem para o Blog ABC da Medicina =)

  3. Pedro disse:

    Gostaria de saber como funciona a segunda opçao da inscriçao da fuvest.Posso colocar qualquer curso ou apenas aquele que tem o terceiro dia identico ao meu?

    • Bianca disse:

      Olá Pedro,
      ao fazer sua inscrição irá aparecer um quadro com as suas possíveis segundas opções – são cursos na mesma área, por exemplo Medicina USP e segunda opção Med Santa Casa, ou Engenharia Química e segunda opção Engenharia de Materiais… Esses cursos tem as mesmas matérias no terceiro dia específico.

  4. Cinoto disse:

    Aprenda a chutar: https://www.youtube.com/watch?v=otSy_nK99og

  5. Pedro disse:

    Para passar em medicina USP Ribeirão, que nota final eu tenho que alcançar? O ultimo a passar geralmente obtém qual nota? Obrigado.

  6. Ana disse:

    Gostaria de saber se Med Santa Casa é a mesma que Med Usp capital?

    • Bianca disse:

      Oi Ana,

      Medicina Santa casa e’ um curso pago, ofertado pela instituição particular Santa Casa de Misericórdia de SP…. Agora Medicina Usp e’ um curso gratuito, ministrado pela universidade de SP…

  7. Evelyn disse:

    gostaria de saber se no caso do curso que optei na fuvest terem 40 vagas e só 14 candidatos que passaram pra 2° fase, se obrigatoriamente todos estao aprovados, ou depende da nota, e se o curso corre o risco de ser cancelado devido o numero de candidatos. o curso é pelo Ead da usp, mas segue a prova tradicinal da Fuvest

  8. EU MESMA disse:

    QUERIA ERA SABER AS NOTAS DE DIREITO 2 FASE PARA SER APROVADO

  9. Caio disse:

    Qual é, em média, os pontos necessários na segunda fase para se passar na primeira chamada na pinheiros? E na unifesp?

    • Bianca disse:

      Olá Caio,
      na Fuvest cada dia vale 100 pontos, no final eles fazem uma média (que inclui os pontos da 1ª fase também), que está explicada no edital… Enfim, a nota mínima pra Medicina é uns 780, que pelo meu pouco conhecimento de matemática revela uns 78% de acertos mais ou menos…
      Na primeira fase, com a nota de corte de 73 pontos (2013) de 90, dá um percentual de acertos de 81% para ir para a segunda fase… Depois, vc precisa ir bem na redação e português (se quiser um diferencial – a maioria vai mal nesse dia kkk), no 2º dia a prova não é tão terrível, então as médias vão para uns 75 a 80% de acertos, já no 3º a prova é bem difícil, mas tente dar o máximo de si =D

    • Inara disse:

      Na UNIFESP, a nota do ENEM deve girar em torno de 85%. Para o primeiro dia, os testes de português devem ficar mais ou menos acima de 37 e a redação com pontuação acima de 40. As médias de biologia, fisica, quimica e matematica ficam entre 17, 18. Isso vindo de uma pessoa que passou em 76' na universal. Beijo e abraço!

  10. Nayara disse:

    Morro de medo de vestibular… da FUVEST então, nem me fale!
    Me desespero só de pensar… mesmo assim vou tentar.

  11. denise disse:

    Entrando na USP ,tenho que pagar o material didático de medicina???

    • Bianca disse:

      Ola Denise,

      a faculdade de Medicina da Usp é gratuita, mas os alunos arcam com os gastos referente a livros, transporte, alimentação e matérias para o curso, como o estetoscópio. Mas, para alunos carentes, ha’ projetos de bolsas auxilio para a compra de livros e materiais.

  12. Caio disse:

    Ouvi rumores que a prova de segunda etapa, para Medicina na USP Ribeirão Preto, possuirá física no terceiro dia, analogamente à USP Pinheiros. Sabe me informar acerca disso???

    • Bianca disse:

      Olá Caio,
      eu não soube de nada do tipo, acredito que não vá ser mudado de geografia para física… Uma mudança como essa seria amplamente divulgada, os detalhes maiores saem mesmo no Edital do vestibular, mas até agora não li nenhuma notícia sobre isso =)

  13. Beatriz disse:

    Gostaria de saber quanto eu devo tirar no minimo na segunda fase

    • Bianca disse:

      Olá Beatriz,
      em geral as notas finais dos que passam em Medicina na Fuvest são 770 780… Daí você entente que tem que acertar por volta de 78% das questões no mínimo…
      Mas é claro que você pode, por exemplo, tirar 70% na Redação, mas 80% no segundo dia (compensando a nota do primeiro dia de Português), no terceiro dia vem as específicas (as pessoas de cada área costumam ir melhora nesse dia, mas comigo foi diferentes rsrs fui muito bem em Português e Redação, fui super bem no segundo dia de generalidades, e fui razoável no terceiro dia…. Mas eles fazem uma média geral, pelo que entendi sem pesos diferenciados para cada dia…)

      Espero ter ajudado 😉

  14. Nikita disse:

    @denise
    Ai já quer de mais! Quer comidinha na boca tmb??

  15. Gabriel disse:

    Inara você me deu uma luz! Fui mal no ENEM(acertei 152 questões – 84,4% da prova), mas fui bem na UNIFESP(acertei 43 das 45 questões e devo ter tirado acima de 40 na Redação, pois na do ENEM fiz 960 e na da PUC-SP fiz quase 100%, e fiz entre 85% e 90% das dissertativas da Unifesp – o que corresponde a médias entre 17 e 18).

    Será que tenho chance de passar em alguma chamada? Dá apreensão porque não sei como o pessoal foi nesse ENEM(que pra mim é a prova mais difícil de todas, já que fui bem na Unesp – acertei 87 – e também na Fuvest – acertei 83).

  16. ivan disse:

    Olá, gostaria de saber qual a média dos cotistas no pra alcançar uns 780 na nota final.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: