Scroll Top

Profissão

Por quê ser médico? Escolha da Profissão que é Ciência e Amor

Sempre que penso no quero ser e fazer em minha vida uma única palavra ecoa – Médica! A princípio era um sonho de criança, depois um ideal de adolescente que agora aparece mais amadurecido – na hora da escolha da profissão e momento de enfrentar o Vestibular …

Pesquisei bastante sobre a vida e atuação do médico, desde os convencionais médicos de consultórios, aos cirurgiões, aos socorristas, … e os admiráveis médicos sem Fronteiras. O que percebi é que a Medicina é uma das mais maravilhosas ciências que o homem desenvolveu, não so’ pelo conhecimento e técnicas descobertas, mas pelo lado Humano de cuidar e ajudar o próximo em momentos de dificuldades.

Alguns dizem que para ser médico é preciso ser imparcial ou não se envolver com o sofrimento dos pacientes, mas eu vejo que isso não é o essencial, mas sim o contrário. Pois é necessária uma visão mais humana e solidária por parte desses profissionais, que devem agir também com responsabilidade e atenção, afinal trata com vidas (e nada se compara ao valor de uma vida!).

Como todo profissional, o médico busca a remuneração, mas como todos deveriam fazer quem quer ser médico deve buscar esse caminho se realmente gostar do que fara’. Serão anos de estudos, primeiro para passar no temido vestibular (eu ainda estou nesse processo, mas não vou desistir!), depois os anos de faculdade, depois a residencia, fora as atualizações constantes inerentes `a ciência.

Amor `a vida, ao ser humano e ao trabalho médico são pré-requisitos para quem escolher essa bela profissão. Temos muitos exemplos de pessoas que fizeram e fazem a diferença na área da saúde, como por exemplo o médico americano Patch Adams (fonte inesgotável de inspiração para os futuros médicos), os corajosos médicos sem fronteiras que atuam em locais de extrema necessidade como Sudão, o pianista Romayne Wheeler que fundou um hospital para ajudar os indígenas de uma região do México e arrecada fundos com seus concertos e CDs.

Enfim, a Medicina é apaixonante, é uma arte, é uma ciência que envolve principalmente amor e vocação!!!

A seguir assista um vídeo emocionante que achei no You tube sobre “Por quê ser médico?”, feito por Alice Casé (num trabalho sobre Psicologia médica), é incrível e realmente profundo …


 

** O que achou do Post? Deixe aqui seu comentário, dúvidas sobre a profissão ou Sua opinião sobre o  “Por quê ser médico?” 

Assuntos do Artigo
  • porque ser medico
  • porque escolher medicina
  • ser medico
  • o que é ser médico
  • porque escolhi ser medico
  • yhs-per_001
  • porque medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Por quê ser médico? Escolha da Profissão que é Ciência e Amor!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

5 Comentários

  1. Andrea disse:

    Eu adoro esta profissão. Para ser um bom Médico é preciso estudar muito, atualizar-se e além de tudo amar a profissão. Gostei da matéria. Parabéns!!!

  2. eduardo kuwaoka volino disse:

    Gostei muito do seu post….também sou vestibulando pra medicina. Escolhi essa profissão pelo lado humanitário, já que vejo tantas injustiças nesse mundo, milhares de pessoas morrendo por falta de um atendimento médico [ou não ter condições financeiras parar arcar com um]. Creio que essa ciência é acima de tudo amor e respeito ao próximo, procura-la apenas por status ou remuneração é perca de tempo e consequentemente um ônus para a sociedade, já que esses profissionais devem visar acima de tudo a vida do seu paciente e não o quanto vai “entrar na sua conta bancária” ao final do mês. Infelizmente, nos vestibulares, temos que concorrer com esses “empresários da saúde”, que fazem da medicina um negócio bastante lucrativo e sem nenhum ideal filantrópico. Na minha opinião, médicos tem que ser desprendidos de qualquer tipo de egoísmo e estar disposto a passar boa parte de sua vida estudando para melhor atender uma pessoa.
    Espero te encontrar no “Médicos sem fronteira” kkkk….obs: passaremos nesse vestibular esse ano :D…..Parabéns pelo post, vc traduziu quase tudo o que penso sobre essa profissão.

  3. Luísa disse:

    Simplesmente lindo. Adorei.

  4. Kamilla disse:

    Olá, Bianca Tenho 17 anos e estou já me preparando para essa jornada, sonho muito em ser médica poder ajudar as pessoas, trazer de volta a esperança para elas, sei que o vertibular é muito concorrido, mas tenho fé que irei conseguir e levo suas dicas comigo. Ah! Adorei seu post, bjss 🙂

  5. Amanda disse:

    Bianca, amei o seu post, eu também sou muito apaixonada por essa profissão. Espero poder realizar esse sonho, e espero que você tenha conseguido. Beijos 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: