Scroll Top

História e Evolução da Medicina

Prática Médica em Pinturas – Arte com Temas de Medicina e História

A História da Medicina é contada não apenas por escritos, mas por artefatos de arte e Pinturas de varias épocas. Hoje vou comentar sobre alguns quadros famosos de diferentes períodos da História do homem que refletem a evolução da ciência e prática médica.

Viagem pela Medicina em 4 quadros … Momentos da prática médica em evolução…

I) Na Antiguidade já existiam praticas médicas primitivas, os Egípcios possuíam grande conhecimento de anatomia, os chineses já desenvolviam uma ampla ciência de tratamento holístico do corpo. No ocidente, até a época do Renascimento no fim da Idade Média a pratica da medicina ainda era limitada e o principal direcionador da medicina era a manutenção da saúde pelo controle da nutrição e higiene. O conhecimento anatômico era pequeno e a Medicina medieval era uma mistura do científico com o espiritual.

No quadro abaixo, chamado Lição de Anatomia vemos uma prática que se iniciou no Renascimento e foi ganhando forca até o Iluminismo, a dissecação e o estudo por um método de investigação experimental.

Lição de anatomia do Dr. van der Meer Quadro de van Mierevelt, 1617. Localizada no Museu de Delft

II) No século XVIII, houve uma reestruturação do Hospital que antes era um local para se morrer “assistido” por médicos e religiosos. Mas a partir desse período o Hospital passa a ser o Local de curar, gracas aos avanços da Medicina, dentre as mudanças estão a busca pela limpeza e o uso do branco como seu sinônimo, desenvolvimento de espaços próprios para os tratamentos com correto uso da luz, ventilação, etc…

No século XIX, principalmente nos países ricos da Europa, houve grande avanço nos hospitais e universidades com destaque para a Cirurgia, especialmente com a entrada da Anestesia. No quadro abaixo, temos retratado “A Primeira Operação com Anestesia pelo éter”, nele vemos os mestres pioneiros e os alunos ao redor aprendendo as técnicas…

Ainda no século XIX, ocorreram grandes mudanças na Medicina e incríveis descobertas. Dentre elas houve a crescente preocupação com a assepsia em cirurgias e tratamentos. No campo das descobertas cientificas, a Medicina Laboratorial evoluiu enormemente iniciando, por exemplo, pesquisas sobre Bactérias e as patologias associadas a esses micro organismos. 

Primeira operação com anestesia pelo éter – 16.10.1846 Robert C. Hincley, 1893 – Boston Medical Library 

 III) No século XX, a Medicina progrediu mais rápido do anteriormente, as descobertas cientificas da Biologia e Química revolucionaram os tratamentos que passaram para o campo da prevenção das doenças por meio da imunização em massa e das ações desenvolvidas sobre o meio ambiente.

Além disso, no campo social a Medicina desenvolveu-se bastante nesse período, com uma evolução de conceitos a respeito de saúde e doença, pois a saúde já não é apenas ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social, conforme definição da Organização Mundial de Saúde.

É também do século XX a compreensão de que a saúde depende de múltiplos fatores, cabendo à medicina parcela importante, porém muito menos decisiva do que se acreditava.

No quadro abaixo “O médico e a Boneca” temos uma visão mais humanitária do profissional de saúde, esse pensamento ganha força mais no seculo XXI baseado em teorias da psicologia, em influencias da medicina oriental que trata o corpo e mente interligados e numa visão da ciência a serviço do bem estar do homem…

O médico e a boneca. Norman Rockwell, 1929 Norman Rockwell Museum, Stockbridge, U.S.A.

 IV) No fim do seculo XX as inovações e descobertas da ciência médica atingiram patamares elevadíssimos, foram bases para os caminhos trilhados atualmente…

Dentre os fatos que marcaram a Medicina neste periodo estao: a engenharia genética, cuja história teve início com a determinação por Francis Crick e James Watson, da estrutura do DNA, base de toda matéria viva e responsável pela transmissão do código genético; estudo do uso de bactérias modificadas para produção de substancias; a ultra-sonografia, a ressonância magnética, as potencialidade das células-tronco e tantos outros avanços …

Primeiro transplante renal em 22/12/1954. Joel Babb, 1996 The Harvard Medical Library, Cambridge, U.S.A

 No quadro acima, temos retratado o Primeiro Transplante Renal, essa pratica medica teve inicio no seculo XX inicialmente com transplantes de rim e atualmente ja chegaram a de coração, pulmão, fígado, tecido pancreático e medula óssea … Esse sucesso se deve, antes de tudo, à imunologia, pela descoberta dos antígenos de histocompatilidade (o que causava rejeição dos tecidos), e à farmacologia, pela obtenção de drogas imunossupressoras.

Ao lado dos progressos tecnológicos devemos incluir, entre as grandes idéias que iluminaram o século XX, os estudos de Freud. As descobertas de Freud sobre o comportamento humano, com suas motivações instintivas e inconscientes, representam um marco na história da medicina. 

E, hoje no seculo XXI a Medicina não para, os profissionais e pesquisadores seguem descobrindo novos tratamentos, possibilidades de prevenção, intervenção cirúrgica, novos campos tecnológicos para reabilitação de pessoas e muito mais

** O que achou dos Quadros e das Informações? Deixe seu comentário sobre a Arte e Evolução da Medicina …

Assuntos do Artigo
  • medicos que eram pintores
  • pintura em tecido de médico
  • quadro famoso medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Prática Médica em Pinturas – Arte com Temas de Medicina e História!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

1 Comentário

  1. alana disse:

    uuuuh que pesquisa legal ufff que fofoo fofs msmo, bjjjjjjjjjs. obg a quem escreveu.
    ass: laninha

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: