Scroll Top

Vestibular

Prestar Vestibular em Outros Estados – Prós e Contras, Dicas de Moradia

Estudar longe pode ser uma alternativa para estudantes que buscam vagas em cursos concorridos como Medicina, pois quando você presta diversos vestibulares ganha mais experiencia em provas, além de aumentar as chances de ser aprovado numa instituição pública.

Mas é preciso ficar atento na hora de tomar a decisão de prestar vestibular em outros Estados ou mesmo em cidades longe de casa, já tive experiencia nisso e devido a alguns fatores como falta de preparo em todos os sentidos (psicológico, financeiro e organização) acabei por desistir de me mudar e fiquei mais um ano no cursinho.

Prós e Contras

E’ super positivo estudar numa Universidade Pública tanto pelo reconhecimento profissional ser maior, quanto pela vantagem financeira, sendo assim ao prestar exames vestibulares em diversos locais como São Paulo, Rio de Janeiro, Parana, Minas Gerais ou regiões próximas `a sua cidade  aumenta as suas chances de ingressar numa dessas instituições públicas.

Outra Vantagem é o acumulo de experiencias e desafios que o estudante terá de enfrentar nessa jornada, agora sozinho tendo que tomar decisões e atitudes mais maduras.

Já para a família, especialmente avos e pais, a separação e a distancia são grandes empecilhos, dependendo sempre dos princípios de cada um. Além disso, muitos gastos surgirão e um planejamento financeiro ajuda nessa hora.

A maioria das Universidades Federais e Estaduais oferecem Bolsas de Auxilio Moradia, Alimentação e Transporte, além de projetos como o de Monitoria em que o estudante realiza certas funções ou pesquisa e recebe uma bolsa por isso. Isso compensa um pouco os custos do estudo, mas tudo deve ser analisado – o curso escolhido, pois se for Medicina, por exemplo, na maioria das vezes sai o mais barato do que estudar numa particular mais próximo de casa.

O pior sentimento é o de dúvida, portanto escolha o te faça Feliz e vá rumo a seu Sonho!

Outro fato que ajuda atualmente é o SISU, que utiliza a nota do Enem, para selecionar estudantes do país todo. Isso proporcionou maior oportunidade de se candidatar a vagas em locais mais distantes sem ter que ir para o outro Estado realizar o Vestibular.

Dicas de Moradia

Esse dilema depende do estilo de vida e personalidade de cada pessoa – há desde Repúblicas a Casas de Famílias e Pensionatos.

As Repúblicas são mais indicadas para quem gosta de viver em grupos, pois alugam casas ou apartamentos maiores e dividem todas as despesas igualmente.

Já para os mais seguros, maduros e independentes o ideal é alugar um apartamento individual com cozinha, sala, etc. Outra opção para os que buscam maior segurança, são os Apart Hotéis (kitnets com serviços de faxina, café da manhã, portaria, garagem e em certos casos área de lazer).

Pensionatos e Casas de Família são opções mais procuradas por moças ou estudantes mais novinhos. O ambiente é  mais familiar e seguro, além de contar com serviços de alimentação e limpeza.

* Dica: Não se esqueça de começar a se Organizar desde o começo do Ano, veja opções de Universidades para Prestar, veja como são as provas, Lista de Obras Literárias e Calendário. Veja como é  a cidade e o Campus de seu Curso, assim todos vão se preparando psicologicamente para uma mudança de estado ou cidade.

** Deixe aqui suas Dúvidas, Comentários ou Depoimentos sobre o Tema “Morar e Estudar Longe de Casa”

Assuntos do Artigo
  • como fazer vestibular em outro estado
  • quero fazer faculdade em outro estado
  • como passar em uma universidade em outro estado?
  • Estados que teram 2faze do enem
  • moro em belem do para como faço para prestar vestibular em outro estado
  • moro em sao paulo posso prestar vestibular para petrolina
  • o estudante que passa no enem pode estudar em uma faculdade em outro estado

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Prestar Vestibular em Outros Estados – Prós e Contras, Dicas de Moradia!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

8 Comentários

  1. weslley disse:

    ola, sou de Maringá e queria prestar o vestibular na federal do parana ,só que não sei como devo prosseguir ,devo ir até a instituição e prestar o vestibular la , ou procuro um polo da federal por aqui mesmo . Por algum acaso sabe me dizer se em Maringá há algum polo da federal .Obrigado

    • Bianca disse:

      Olá Weslley, geralmente as universidades dão algumas opções de locais para realização da prova (você escolhe na hora da inscrição)… acredito que haja várias opções de cidades em diferentes regiões do Paraná, mas recomendo que vc veja no site ou edital do Vestibular…

  2. Thays disse:

    Olá sou de São Paulo e gostaria de prestar vestibular em vitória da conquista , maringá , ponta grossa ou londrina. quero sair da correria de Sp , porém não sei se devo ir até essas cidades prestar ou posso prestar aqui em Sp mesmo . desde já obgda

    • Bianca disse:

      Ola Thays,
      o melhor lugar para vc ver isso e’ no edital (pode ver no do vestibular do ano passado, pois nao costuma mudar muito)….
      Sei que a maioria das do Parana so’ podem ser feitas em cidades paranaenses… Outras tem uma primeira fase em SP, mas 2 fase no proprio Estado da faculdade….

  3. ciro ariel disse:

    olá, eu queria saber como é que o aluno faz para se sustentar longe de casa cursando medicina, tendo em vista que o curso é de tempo integral, logo, não sobra tempo para trabalhar.
    me ajudem nessa duvida por favor.
    desde já, agradeço a todos.

    • Bianca disse:

      Olá Ciro,
      a questão do sustentar-se na faculdade de medicina é complicada mesmo… se você estudar numa univesidade pública, em geral, são oferecidas bolsas auxílio para estudantes de outros Estados ou estudantes de baixa renda… Tem bolsas auxilio alimentação, transporte.. tem aquelas que o aluno faz alguma atividade junto a um professor – como pesquisa ou projeto – e ganha uma bolsa…

  4. douglas disse:

    oi gente eu moro em cuiabá, Mato Grosso ja tenho umas opções de extituição que quero estudar prestei o enem esse ano e vou tentar para ufal em maceió, só queria saber se eu for aprovado tem como eu ir pra la cursar o curso que eu quero ja com esses auxilios ou e só depois que faço a matricula lá

     

    • Bianca disse:

      Olá Douglas, 

      para você receber auxílio de uma instituição precisa estar matriculado, e tem um processo burocrático de entrega de documentos para comprovar carências e tal.. Mas procure maiores informações no site da universidade que está prestanto 😉

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: