Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Primeiras Semanas de Aula do 4º ano de Medicina USP

Olá, pessoal! As férias já acabaram e agora é aquele momento de voltar a rotina corrida da faculdade de Medicina, minhas aulas voltaram agora dia 26/01/2016 e já estou na segunda semana de aula. Como faz um tempinho que não escrevo aqui no blog resolvi contar no meu "Diário de Uma Estudante de Medicina" um pouquinho do se passou nesses dias e expectativas sobre esse semestre.

Foto do Instagram Vlog Mediários

Foto do Instagram Vlog Mediários

Como escrevi no meu resumo do Sexto Semestre (o passado), estou no 4º ano do curso agora (ano de 2016) e isso me deixa imensamente feliz! Saber que já passei por metade da graduação de Medicina é algo incrível, principalmente por estar cada vez mais perto de me formar médica e por tudo estar mais legal e interessante na faculdade também! Mesmo nas épocas de cursinho não imaginava o quão feliz ficaria, o quanto iria me desenvolver nesses anos de estudo, muitas aulas e provas… Agora posso dizer que valeu a pena todo o esforço!

No quarto ano a gente tem mais matérias Clínicas, e no currículo tradicional da USP (foi reformulado para as turmas novas) temos nesse início de semestre uma matéria chamada Moléstias Transmissíveis. Estou passando por ela agora, na verdade é um bloco com umas 6 disciplinas integradas – clinica médica, Moléstias Infecciosas, Patologia, Epidemiologia, Imunologia e Microbiologia. Dai você pode perceber que trata-se de um curso super puxado, eu já ouvia falar desde que entrei na faculdade devido sua fama de ser difícil de passar e bem intenso – o que eu estou vendo na prática!

Cronograma Primeira Semana

Cronograma Primeira Semana

Como vocês podem ver na foto do meu cronograma semanal de aulas, temos muitas matérias por dia, as aulas duram muitas horas e são bem densas. Nessa fase vemos poucos pacientes, ficamos mais com a teoria e com casos clínicos para ilustrar mais os temas. 

Estou aprendendo muitas doenças a cada aula, e tendo revisões de matéria básicas que tive no segundo ano, principalmente. Elas são dadas de maneira mais aplicadas a pratica médica e voltadas ao entendimento da fisiopatologia das doenças. Imunologia, por exemplo, foi meu grande trauma de segundo ano haha não conseguia entender nada tanto nas aulas quanto nos estudos individuais e quando soube que teria essa parte novamente agora fiquei meio que em pânico… Felizmente, até essa semana do curso estou conseguindo me concentrar melhor e pegar o livro para estudar sem ficar maluca com tantos nomes de células e mediadores da imunidade, foi uma grande superação para mim e me mostrou que de alguma maneira estou melhorando…

Ah, umas das coisas mais legais desse início de aulas tem sido a Liga Acadêmica de Assistência Multidisciplinar ao Pré-Natal na qual eu comecei agora! Como é costume em Liga, a gente faz o atendimento inicial, pergunta a queixa/evolução na gravidez, faz o exame físico – que inclui coisas fofas como: fazer ultrassom para ouvir os batimentos cardíacos do bebê, medir altura uterina e ver movimento fetal. Depois disso passamos o caso para um residente ou professor discutidor e eles nos ajudam a entender a história/exame, a colher algum exame (tipo papanicoulau), nos orientam na conduta adequada etc. É muito bom, estou gostando muito dessa experiência que vai me ajudar bastante caso eu continue com esse propósito de seguir na Ginecologia e Obstetrícia. s2

Pré-Natal - Liga de Ginecologia

Pré-Natal – Liga de Ginecologia

O cansaço é um sentimento comum quando se faz um curso longo assim, de seis anos de graduação – a gente quer poder se formar logo, se tornar independente dos pais e começar a caminhar mais pelas nossas pernas. Eu sinto muito isso ainda mais que sou meio ansiosa, mas estou feliz por mais uma etapa estar começando e daqui a pouco entrar no Internato, estagiar no hospital e colocar tudo em pratica, espero que tudo continue fluindo e progredindo bem como está!

Vou tentar escrever mais regularmente aqui no meu Diário, pois o que mais fiz até agora foram resumos de semestres, mas não contei tanto da rotina da faculdade… Se gostarem da ideia e tiverem mais sugestões podem deixar aqui nos comentários. 

Um abraço e obrigada por acompanhar o Blog! 🙂

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Primeiras Semanas de Aula do 4º ano de Medicina USP!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

6 Comentários

  1. Fernanda disse:

    Adorei o post! Quero muito fazer medicina (estou no terceirão) e também sinto muita admiração por Ginecologia e Obstetrícia!Parabéns pelo seu blog e pelo vlog!Você e o Fabio arrasam! 

    • Bianca disse:

      Ebaaa, fico feliz que tenha gostado do post ^^ Obrigada por acessar o meu blog e acompanhar o Vlog também!! E boa sorte nesse terceiro ano, bons estudos e que em breve a gente esteja juntos nessa profissão maravilhosa s2 

      Abraços

  2. Ola, dra Bianca!

    tenho 44 anos sempre quis ser medica pediatrica em razão de situaçao financeira familiar acabei formando me professora concursada da rede publica de brasilia DF. Hpje em fim de carreira venho com sonho cada vez mais vivo em mim em fazer faculdade de medicina sabendo da minha idade avançada e do dificuldade tamanha que o curso apresenta,,mesmo assim a vontade e determinação em fazer está cada vez maior, O que me fez entrar em seu blog foi comecar a entender o caminho da medicia.. e gostaria de fazer uma pergunta que não quer calar,,o curso é feito na lingua inglesa ou eles os livros tods esncontramos traduzidos em nossa lingua materna? não sei nada de ingles..isso já ém um fato que vc acha negativo ou ponto p eu esquecer meu sonho ou no decorrer do curso aprendo..Vi um medico de 22 anos de atuaçao dizendo que é até incontitucional, que qdo ele cursou não sabia nada e que todos os livros tbm encontramos em portugues..o que vc estudante hj do ano 16 me diz? Obrigada saude e sucesso na linda carreira!

    • Bianca disse:

      Olá, tudo bem?

      Fico feliz ao ler seu comentário e saber que mesmo após formada e com anos de profissão você tenha tomado coragem para correr atrás do seu sonho! Nunca é tarde para estudar e aprender coisas novas, a Medicina é incrível e você vai amar! Quando a sua dúvida: hoje em dia a maioria dos livros são traduzidos para o português, alguns perdem um pouco da qualidade nessa tradução, mas dá para seguir no curso sem dominar tanto o idioma… Apenas a leitura de artigos científicos e publicações em revistas médicas boas são em inglês, mas dá para ir pegando um pouco do básico para leitura 😉 

      Muito obrigada pelos bons desejos!! Sucesso para você também, precisando pode me escrever! Beijos

  3. Mickaelle disse:

    Gostei muito do seu blog, vim através do seu canal no youtube com o Fábio…Estpu vendo vídeos sobre medicina pois minha irmã quer fazer esse curso! Muito interessante os vídeos de vocês também!

    ps.: as suas aulas voltaram dia 26/02? rs…entendi que digitou errado…apenas aviso para caso queira arrumar.

    Beijos…bons estudos, que você e o Fábio sejam ótimos profissionais!!!

    • Bianca disse:

      Oi, Mickaelle!! Fico muito feliz que tenha gostado do Blog, apesar de eu não postar com tanta regularidade! E Obrigada por nos acompanhar no Youtube, estamos super empolgados com o projeto! 

      ps> eu errei haha voltaram dia 26/01, obrigada por avisar, já arrumei lá!! 

      Beijos, muito obrigada mesmo! <3

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: