Scroll Top

História e Evolução da Medicina

Primeiros Estudos de Anatomia – Andreas Vesalius

A História da Medicina é cheia de descobertas marcantes e estudiosos apaixonados por desvendar os mistérios do corpo humano e da doença. Uma das ferramentas necessárias para todo bom médico é o conhecimento da Anatomia Humana, cada órgão, músculo, vaso e suas relações e funcionamento, pois dessa maneira pode raciocionar os processos de adoencimento e das queixas dos pacientes.

O estudo da Anatomia nem sempre foi como o é hoje! No inicio do desenvolvimento da Medicina Ocidental, o corpo humano era tido como algo sagrado e disseca-lo em estudos era um pecado. Muitos anatomistas do final da idade média e renascimento acabavam realizando seus estudos "ilegalmente", pegando corpos em cemitérios, por exemplo. Hoje vou contar a história de Andreas Vesalius, um importante nome para a Medicina e para os Estudos de Anatomia.

Capa De Humani Corporis Fabrica

Capa De Humani Corporis Fabrica

Breve Biografia

Andreas Vesalius nasceu em Bruxelas, 31 de dezembro de 1514, e morreu em 1564, sendo considerado o “pai da anatomia moderna”.

De familia ligada a Medicina – seu bisavô e avô haviam sido médicos, e o pai era o boticário – Andreas foi incentivado a seguir a carreira médica, começou os estudos em Bruxelas, depois foi para Paris, mas foi graduar-se em Medicina pela Universidade de Pádua, na Itália.

Durante seus estudos, os professores liam livros da Antiguidade sobre personagens como Galeno, o anatomista grego, enquanto seus assistentes conduziam dissecações desastradas. Vesalius dizia que conseguiria aprender mais com um açougueiro no mercado de carnes.  Logo que se formou, tornou-se professor de anatomia e conduzia as dissecções enquanto explicava os achados aos seus alunos – o que foi inovador.  

Sua Obra Magna

Vesalius publicou, em 1543, o maior livro médico: De humani corporis fabrica, mais conhecido como Fabrica, impressionando a comunidade por sua imponência e conteúdo. Foi perseguido pela Inquisição, sua obra foi proibida na época.

De Humani Corporis Fabrica possui alguns volumes: o Livro 1 dedica-se ao estudo dos ossos, o livro 2 aos músculos, o livro 3 às artérias e veias, o Livro 4 ao sistema nervoso, o Livro 5 aos órgãos abdominais, o Livro 6 ao coração e pulmões e, finalmente, o Livro 7, ao cérebro. Além disso, publicou o Epítome, uma condensação do Fabrica, para que os estudantes utilizassem na mesa de dissecação como um Atlas de Anatomia.

Veja abaixo algumas das Gravuras de Fabrica de Vesalius:

* Desenho retratando o sistema Muscular:

vesalius-dissecção-muscular

 

* Gravura da Base do Encéfalo e saida dos pares cranianos

vesalius-pares-cranianos

 

* Sistema Genito-urinario desenhado por Vesalius

vesalius-sistema-gênito-urinário

Depois de Vesalius, muitos estudiosos, incluindo aprendizes dele, seguiram descobrindo mais sobre a anatomia e funcionamento do organismo humano, aperfeiçoando e corriguindo os detalhes anteriormente descritos. Para quem quiser se interessar por mais desenhos anatômicos de Vesalius segue o link: http://www.nlm.nih.gov/exhibition/historicalanatomies/vesalius_home.html

Assuntos do Artigo
  • a origem da anatomia moderna com andreas vesalius
  • a origem da anatomia com andras vesulius
  • A origem da anatomia moderna
  • a origem da anatomia moderna com andreas versalius
  • A origem da anotomia moderna andreas vesaluiS
  • anatomia moderna com andreas vesalius
  • andreas vesalius inquisição

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Primeiros Estudos de Anatomia – Andreas Vesalius!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: