Hoje vou comentar sobre uma das partes mais temidas dos exames de Vestibular – a Redação. Esse temor, em geral, vem do peso das notas da Redação na composição da média final, no Enem por exemplo a produção textual vale 50% da nota final.

Assim toda a atenção e preparação nesse quesito é imprescindível, principalmente para quem vai prestar cursos concorridos como Medicina! Veja também quais foram as mudanças na Redação do Enem a partir de 2012 (critérios de correção, exemplos de textos nota 1000 e mais informações).

redacao no vestibular dicas 2 Redação Vestibular e Enem   Gêneros Textuais, Dicas para Boa Redação

Tipos de Redação e Gêneros Textuais:

No Enem e na maioria dos Vestibulares clássicos como a Fuvest e a Vunesp (que fazem as provas da Usp, Unesp, Unifesp, UFTM por exemplo) o gênero de redação pedido é a Dissertação. Ela possui uma estrutura básica, que não precisa ser seguida rigidamente, mas que ajuda na organização das ideias e composição de um bom texto – sendo dividida em Introdução, Desenvolvimento (mais ou menos 3 parágrafos de argumentação) e uma conclusão. No geral, a dissertação pede impessoalidade, logo não se deve usar a primeira pessoa Eu.

Há a Crônica, gênero textual já pedido na Unicamp por exemplo, que tem como principal característica uma analise argumentativa e pessoal sobre fatos do cotidiano ou históricos – como noticias, hábitos, politica e outros. Muitos cronistas utilizam-se do bom humor mesclado a toque sutil de ironia, aposta no intento de fazer com que as pessoas vejam por outra “face” aquilo que parece óbvio demais para ser observado. A dica é ler as cronicas de Luis F. Veríssimo, Fernando Sabino, Rubem Braga e outros conhecidos para conhecer mais sobre esse tipo de texto.

Outros gêneros pedidos na Unicamp e em outras universidades como a UEM e a UFPR (duas do Parana) são artigo de opinião; carta argumentativa (na qual você tem de convencer seu interlocutor quanto a algo); carta de reclamação; carta réplica; crônica; Verbete; relato; reportagem/entrevista; resposta de questão interpretativa/argumentativa; resumo; comentário num site quanto a pesquisa; Manifesto.

A dica é ver temas de vestibulares anteriores que cobraram tais textos e tentar escrever, depois peça para seu professor ler ou colegas para que possam dar suas opiniões.

Redação do Enem - Mudanças e Critérios de Correção

A avaliação do Texto no Enem é feita em cinco competências(com valor de 200 pontos), sendo a maior nota possível de 1.000 pontos.

(1) domínio da norma padrão da língua portuguesa; (2) compreensão e desenvolvimento do tema utilizando várias áreas do conhecimento; (3) construção e defesa de um ponto de vista; (4) construção de argumentação; e (5) proposta de intervenção para o problema, respeitando os direitos humanos.

A redação devera ser corrigida por 2 professores, e caso haja divergência superior a 200 pontos na nota um terceiro corretor sera solicitado para avaliar a redação.

Neste ano foi lançado um Guia, pelo MEC, sobre o que se espera da redação do Enem e exemplos de Redações que tiveram nota 1000. Veja o guia completo Enem pelo link a seguir: Clique Aqui

Evite os Erros Frequentes na Hora da Redação:

redacao no vestibular dicas 1 e1343784272608 Redação Vestibular e Enem   Gêneros Textuais, Dicas para Boa Redação

* Atente para o Gênero do textual pedido, pois escrever uma dissertação no lugar da narração ou crônica pode resultar na anulação da redação;

* Tenha cuidado com a Linguagem – Use sempre a linguagem culta (padrão), em textos como “carta” é recomendado adequar o grau de formalidade ao seu receptor – por exemplo se for para um amigo sera mais informal e intima do que para órgãos do governo, para isso fique atento para os pronomes de tratamento.

*Fuja do Senso-Comum ou Lugar-Comum – pois estes consistem numa argumentação vazia baseada em pesamentos prontos e já desgastados pelo uso. Como exemplos de frases clichês temos: “Se o homem tomasse consciência do valor da paz, não haveria mais guerras no mundo”, “O racismo é uma chaga social (…)”, “Fechar com chave de ouro”…

* Evite a Redundância – Palavras repetidas e idéias que são saem do lugar são erros que comprometem a qualidade do texto, para tanto utilize-se de pronomes e sinônimos para retomadas de um termo já citado, alem de buscar organizar seu texto numa ordem compreensível de começo, meio e fim (para quem ler entender uma mensagem clara).

Dentre as maneiras para eficientes de treinar para escrever uma Boa redação estão: a Leitura de diversos tipos de textos como editoriais de jornal, romances, cronicas, noticias, etc; Treinar varias Redações ao longo da preparação para o vestibular; Ler as Redações que tiraram nota máxima nos últimos anos; e pesquisar sobre fatos da atualidade que podem ser usados como exemplificação em seu texto.

** O que achou das Informações? Deixe seus comentários ou dúvidas sobre o Tema aqui no ABC da Medicina.