Diário de um Estudante de Medicina

Resumo do 2º Mês de Internato – Cirurgia do Aparelho Digestivo

Olá, amigos!! Escrevendo hoje para contar para vocês como foi meu segundo mês de Internato no curso de Medicina!! Como já é de costume aqui no Blog, tenho feito resumos das matérias e atividades do curso para vocês conhecerem mais da rotina de estudante e das situações e aprendizados que vivenciamos, espero que estejam gostando!!!

Diário de Estudante de Medicina – Rotina do Internato

O meu segundo estágio prático foi na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, esta é uma das especialidades cirúrgicas que mais gosto, pois trata de muitas doenças bem prevalentes como calculos em vias biliares, tumores de trato digestivo, úlceras, obesidade e outras. O estágio foi mais leve, em termos de carga horária e em volume de pacientes, do que o de Cirurgia Geral, sendo também dividido em subáreas nas quais rodiziávamos.

Tinhamos 6 blocos dentro de Digestório: Cirurgia do Fígado, Cirurgia Bariátrica, Esôfago, Estômago, Vias Biliares e Colon. Tivemos que escolher duas dessas áreas para participarmos, então nas duas primeiras semanas passávamos em uma e nas outras duas semanas em um bloco diferente. Cada uma delas exigia um número de internos passando, por exemplo, Bariátrica e Colon tinham um maior número de pacientes internados na enfermaria e dai precisavam de 4 alunos, já os outros blocos precisavam de 2 alunos por menor volume de atendimentos feitos… assim, os grupinhos de prática foram sendo alternados de forma que todo mundo pegasse uma área mais puxada e uma mais leve ao longo do mês…

Eu passei em Cirurgia do Fígado e em Cirurgia Bariátrica, em ambas ficava bastante na Enfermaria, então admitindo novos pacientes, acompanhando pré e pós cirurgia, fazíamos exames e evoluções diárias, além de seguirmos a atualização das prescrições e prontuários. Tínhamos também dias cirúrgicos em cada subárea que variavam de 2 a 3 vezes por semana. Nesses dias a rotina era mais puxada porque tínhamos que chegar mais cedo para deixar tudo da enfermaria pronto e poder ir ao centro cirúrgico umas 7h – lá nós assistíamos as operações, alguns residentes deixavam os alunos realizarem procedimentos como sondagem e paramentação cirúrgica para ficar mais perto do campo operatório…

Uma vez por semana havia uma reunião geral da Cirurgia Gastro na qual eram discutidos temas com todos os alunos e médicos das subáreas. Tivemos apresentações de doenças com desafios e novos tratamentos, além dessas reuniões tínhamos os encontros de cada bloco específico e também aulas gerais com um preceptor. 

Foto da Anatomia do Trato Gastrointestinal

Como atividade de avaliação tivemos que apresentar um seminário sobre uma cirurgia que cada grupo assistiu no ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), então contando o caso clínico, exames diagnósticos e como foi o tratamento clínico e cirúrgico. Neste dia de visita ao centro cirúrgico do ICESP podemos vivenciar um novo ambiente do complexo HC, com infraestrutura moderna, conforto aos pacientes e profissionais etc. Tivemos também uma prova no formato de testes com casos clínicos que cobrava bastante aspectos de conduta terapeutica, bem mais focada para o novo formato de prova de residência da FMUSP que passou de questões discursivas para alternativas =)

Seguimos tendo aulas e atividades práticas de Técnica Cirúrgica e também aulas de Radiologia. Essas aulas tinham começado quando ainda estávamos no estágio de Cirurgia Geral, continuamos a aprender procedimentos e a discutir casos clínicos e exames de imagem.  Ao final do mês, tivemos provas dessas atividades também: Técnica cirúrgica foi uma prova online baseada numa aula de dissecção e acesso venoso que tivemos; e em Radiologia, tivemos uma prova com casos clínicos, identificação de órgão nas imagens, hipóteses diagnósticas e exames que são necessários para elas.

Vídeo Vlog Mediários

Ao final desses dois meses de Internato, passei pelas Cirurgias e tive uma ótima vivência e aprendizado na área. Os estágios conjuntamente foram bem cansativos, mas essa foi a grade que preferíamos ter, começando pelo mais difícil e ir melhorando ao longo do ano haha. Já iniciei o estágio seguinte, agora na Pediatria que está tendo suas atividades no HU (Hospital Universitário da USP), os demais estágios desse primeiro semestre de 2017, Obstetrícia e Ginecologia, também serão no HU!! Daqui a pouco conto como está sendo essa volta para a clínica depois de dois meses na Cirurgia!!

Espero que tenham gostado do meu relato, se tiverem dúvida sobre a faculdade podem me escrever aqui no Blog ou nas Redes sociais do ABC da Medicina !! Grande abraço e até a próxima…

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Marcelly disse:

    Esses estagios ja são remunerados ? fico pensando em fazer medicina, mas no sustendo tbm.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.