Diário de um Estudante de Medicina

Resumo do Estágio de Pediatria – Enfermaria e PS – Meu Diário de Internato

Olá, queridos leitores!

Hoje vou contar um pouquinho para vocês de como foi meu Estágio em Pediatria do 5º ano do curso de Medicina – o chamado período de Internato!! Foram dois meses de muito aprendizado e experiências bem diferentes em Enfermaria, em Posto de Saúde e em Pronto Socorro. Espero que gostem do relato e se tiverem dúvidas, não deixem de escrever aqui no Blog ABC da Medicina.

Foto do Hospital Universitário da USP, onde fiz estágio de Pediatria

 

Divisão do Estágio de Pediatria

O estágio é dividido em 1 mês na Enfermaria do Hospital Universitário (HU) e 1 mês no Pronto socorro. Além disso, temos aulas teóricas quase todos os dias no período da manhã (11h) sobre diversos temas da Pediatria. Concomitantemente à Enfermaria e PS, tinhamos atividades em um Posto de Saúde na região do Butantã, onde atendíamos a cada quinze dias. Além disso, tivemos um curso de Radiologia Pediátria toda quarta de tarde, que era uma matéria associada, então com professores diferentes e avaliação à parte das do estágio de pediatria em si. 

Como foram as Atividades de Enfermaria?

Todos os dias tinhamos que fazer a Evolução de pacientes pela manhã, ou seja, cada aluno tinha seus dois a três pacientes que acompanhava. Dai todo dia de manhã íamos conversar com os pais das crianças internadas, ver como passaram a noite, se houve melhora com o tratamento ou se tinham algum novo sintoma etc. Fazíamos o exame fisico, depois discutiamos com uma residente sobre quais poderiam ser as condutas e alterações na prescrição, e depois lá pelas 9h tinhamos uma Visita didática. A Discussão de casos ou Visita era ou com um Médico assistente da enfermaria ou com os Residentes da Pediatria, nós contavamos o caso da criança e os discutidores explicavam a doença, faziam perguntas etc. O enfoque era nosso aprendizado, muitas vezes os assistentes pediam para estudarmos um tema x e na hora da visita a gente debatia o assunto. 

Tínhamos Aulas gerais, em conjunto com o pessoal que passa no PS, elas eram sempre as 11h e sobre os mais diversis temas da pediatria. Alguns exemplos de aulas que tivemos: Dermatologia, Asma, Infecções de partes moles, Traumatismo craniano, Convulsões e seu manejo no PS, Parada cardiorrespiratoria, Pneumonia etc. Além dessas aulas, enquanto estavamos na enfermaria, tinhamo também Discussão de Casos clínicos e Seminários no período da tarde. Meu grupo teve que apresentar sobre Anemias carenciais na infancia e seus tratamento, mas tivemos muitos mais temas dados. A professora sempre cobrava que lessemos antes e chegassemos na aula já estudados – o que muitas vezes era meio dificil!!!

Tinhamos também Plantões noturnos todos os dias, neles a gente fazia muitas admissões de pacientes do pronto socorro para a enfermaria e também acompanhavamos como os pacientes mais graves ficavam durante a noite. Eu cheguei a dar uns 3 plantões desses, sempre muito intensos até o começo da madrugada, mas tinhamos um tempinho para descansar haha. Aos finais de semana, tinhamos plantões de enfermaria para analisar a evoluação deles, fazer exames fisicos e tinhamos até visita, mas faziamos um rodizio de pessoas que precisavam vir durante o dia e a noite também =P. Acabaram-se os finais de semana totalmente livres na nossa vida…

Estágio de Pediatria 5°ano do Internato de Medicina

Como Foram as Atividades de Pronto Socorro?

O PS era dividido em Retaguarda (onde ficam paciente em Observação, como que internados) e Porta (onde vão chegando os novos pacientes). Nós como alunos atuavamos em ambas as partes, tanto em Plantão Diurno (7h da manhã as 19h) quanto em Plantão Noturno (19h as 7h do dia seguinte). Essa foi a fase mais puxada do estágio, pois ao todo peguei 11 plantões, 6 diurnos e 5 noturnos!!! Fora isso ainda tinham as aulas as 11h na maioria dos dias..

Nessa fase do ano chegam muitos pacientes com doenças respiratorias, fora as que sempre chegam como diarreia, vomitos, crises de asma, emergencias, alergias etc. Vi muita coisa diferente, em especial de emergencias clínicas em crianças (convulsão, insuficiencia respiratoria, choque anafilatico) e também queixas gerais (alterações de pele, gripe, diarreias, cefaleia, dor de ouvido). Tanta coisa que nosso conhecimento médico aumenta a cada dia, pois o numero de pacientes que vemos num dia é enorme!!! A todo o momento somos ensinados e orientados, não tomamos nenhuma conduta sozinhos, mas temos liberdade para falar o que pensamos de hipótese e o que achamos que pode ser feito nas discussões, e é otima a sensação quando se acerta o diagnostico e conduta <3

Como foram as Atividades em Posto de Saúde?

A cada quinze dias tínhamos atividades em um Centro de Saúde escola, uma especie de Posto de Saúde, no Butantã que fica bem ao lado da Cidade Universitária. Nossos atendimentos eram sempre de tarde, a partir das 13h30 num regime de ambulatório no qual atendíamos pacientes com consulta marcada. Era bem legal para treinar mais consultas de Puericultura, o nome para o seguimento de crianças que em sua maioria não tem doenças ou acomentimentos mais graves. As principais coisas que avaliamos são o Crescimento, Ganho ponderal, Alimentação, Alterações de Pressão, Queixas agudas como infecções e Problemas sociais e do desenvolvimento geral. Ao todo eu fui 5 vezes para o posto nesses dois meses.

Vlog Medi&aacute;rios no Plant&atilde;o da Pediatria

Outras Atividades (Sim, tem mais!)

  • Tivemos uma disciplina de Radiologia Pediátrica conjuntamente com toda a grade de Pediatria, em geral, com aula a tarde uma vez por semana. Discutimos alguns temas diferentes dos vistos nas demais aulas de Ped, como afecções cirúrgicas de procura ao médico. A matéria passou um trabalho para nós, discutir o caso e a imagem de um dos pacientes com os radiologistas (ficamos meio que enrolando, e no final todo mundo foi na ultima hora haha). 
  • Além dessa grade de Pediatria, estamos tendo Aulas de Medicina Legal ao longo de todo o semestre. A cada quinze dias a tarde, metade da panela vai para a FMUSP ter aulas teóricas e práticas dessa matéria. Nossa prova está se aproximando agora (socorro), vai ser em Junho =P
  • E uma coisa doida que fiz nesses tempos: Entrei em uma Liga!! hahah Assim, estou meio pensando bastante em prestar Ginecologia e Obstetrícia (GO) e quando soube que tinha sido aberta uma Liga de Cirurgia Ginecológica, fiquei mais do que com vontade de participar haha. Fiz provas e entrevista, e agora estou participando das atividades, tem tanto ambulatório quanto centro cirurgico, onde instrumentamos e ajudamos em cirurgias =) Estou gostando bastante !!!

Desafios e Aprendizados

  • Pediatria era uma área que eu tinha pouco contato, estava com medo e não tinha jeito para examinar crianças… Mas com o tempo, fui amadurecendo e aprendendo técnicas para ir fazendo o exame fisico na ordem mais propícia para cada criança, lançando recursos para me comunicar bem com os pacientes e pais etc. Foi muito desafiador e difícil, mas no final desses dois meses me sinto bem mais confiante para conversar com pais e examinar crianças num pronto socorro. Ainda acho dificil e as vezes fico meio irritada por dentro (hahaha serio, gente), mas são coisas que todo bom profissional tem que aprender a lidar para cuidar bem de seus pacientes. 
  • A Divisão de plantões, como sempre, foi meio estressante, porque tinhamos muitos plantões e vários feriados para dividir – muita gente queria viajar, outros tinham outros compromissos etc.
  • Como sempre a parte mais dificil é encontrar tempo para estudar com qualidade e se preparar para as provas de residencia, e mesmo para as provas do estágio. Fiz infinitos cronogramas hahaha ia riscando o que já tinha feito e marcando metas diárias para tentar me organizar. 

Vídeo do Canal Vlog Mediários

Espero que tenham gostado desse meu diário de Internato, o meu próximo estágio será na Obstetrícia (área que eu amo muito), desejem-me sorte!!! Grande abraço e até o próximo post!!

Assuntos do Artigo
  • medicina diario de um estudante
  • abc da medicina plantao
  • rotina de estudante de medicina
  • abc da medicina bianca
  • diario de uma estudante de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.