Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Resumo do meu Primeiro Semestre de Medicina – Diário de uma Estudante

Estava tão perdida/desorganizada nesse começo de curso, que acabei nem postando muito no Blog, teria tantas coisas para contar, o que aprendi, o que deveria ter aprendido rsrs, como foram esses primeiros meses de estudo, enfim… Hoje vou fazer um Resumo desse Primeiro Semestre, com um pouco das impressões iniciais que estou tendo, das minhas dificuldades e experiências… até para que os que estão pretendendo entrar na Medicina já vão conhecendo os espera!!!

Bom, na semana pós recepção dos calouros (que eu já contei aqui no Blog) a realidade começou, com aulas extensas e nas quais você não entende como passou no vestibular vem.

Primeiro Semestre de Medicina - Diário...

Primeiro Semestre de Medicina – Diário…

As minhas Maiores Dificuldades…

Quase sempre, o momento de se aprender é no estudo individual, na aula você consegue pegar um pouco dos conceitos gerais, mas só vai aprender mesmo quando estudar sozinho, eu desenvolvi muito isso no meu jeito de estudar durante o cursinho (e eu sempre comento isso quando me pedem dicas de preparo para o vestibular)… E a dificuldade maior da faculdade de Medicina é encontrar o tempo para fazer isso, e estudar de verdade para cada matéria é realmente um desafio!!! As aulas são em período integral (em geral temos 2 matérias por dia, o que resulta de aulas de 4 horas, sendo humanamente impossível estar concentrado em todas elas)…

Assim, organizar o tempo é a maior dificuldade que estou enfrentando (e todo mundo da turma), além do dilema: Dormir ou Estudar loucamente rsrs!?!? Normalmente, eu opto por dormir… Nesse empasse, meus momentos de lazer e de dedicação ao blog foram perdidos, mas no final do semestre, com o desespero das provas finais, optei por estudar por prioridades, porque estudar tudo de tudo não dava mais.

Matérias…

No primeiro semestre de Medicina na Usp a gente estuda muitas matérias do ciclo básico:

* Biologia celular, Histologia e Embriologia que são dadas juntas (chamadas carinhosamente pelos alunos de BioHell), o esquema são aulas teóricas combinadas com práticas de microscópio para ver estruturas celulares, tipos de células, tecidos e  partes do desenvolvimento (vimos mais placenta)… Essa matéria é uma das mais importantes desse começo de curso, aprendemos as bases celulares do funcionamento de músculo, neurônios e vários tecidos…

* Fisiologia de Membranas, ou chamada de Biofísica, na qual estudamos a natureza elétrica das células, como se dá o transporte através da membrana (difusão, transporte ativo, bombas de Na-K, Canais), geração de potencial de ação, de repouso, como se dá a transmissão sináptica… Eu gostei da matéria, apesar de no início não estar entendendo nada que o professor falava (ele se esforçava para nos fazer entender, sempre perguntando se havia dúvidas e dizendo a frase célebre ‘Reúnam-se ao meu redor…’)

* Bioquímica foi uma das matérias que mais gostei, pela sua aplicabilidade mais clara na prática médica… a gente estudou Equilíbrio Acido-Base, Tamponamento Sanguíneo, Proteínas (suas estruturas, funções etc), Enzimas (com cálculos e gráficos que nunca davam resposta exata, o que me deixava bem confusa…), e por fim Metabolismo (tivemos que fazer um Mapa metabólico, ou melhor, Diabólico rsrs)..

O livro mais usado nesse primeiro semestre - The Cell, ou sua versão simplificada Albert Fundamentos

O livro mais usado nesse primeiro semestre – The Cell, ou sua versão simplificada Albert Fundamentos

*  Biologia molecular – no começo amava a matéria, Dna e Rna, Recombinação em Bactérias (os conhecimentos do colégio e cursinho davam uma base suficiente)…mas no final do semestre a matéria atingiu um nível muito alto de especificação, técnicas sofisticadas de manipulação genética e eu viajei legal em tudo… (Dica para os futuros alunos, não subestimem Bio Mol e estudem!!!)

* Anatomia Geral e do Aparelho Locomotor – uma matéria bem organizada, a dificuldade maior é conseguir assimilar e decorar muitos nomes… Aprendemos o básico de ossos e músculos, depois fomos focando em cada membro locomotor (superior e inferior), aprendendo seus músculos, vasos, nervos…

e outras matérias mais práticas nas quais você se sente mais médico…são o que temos de mais próximo da profissão, além de que as aulas são mais contextualizadas e os professores mais dinâmicos….

primeiros_socorros

* Introdução a medicina – aprendemos noções básicas de enfermagem (higienização, dar injeção, tirar sangue, medir pressão), primeiros socorros (melhor aula de todas, a gente treina em bonecos os procedimentos de ressuscitação cardiorrespiratória, desengasgo etc…o professor é super engraçado e didático).

* Atenção Primária em Saúde – aprendemos sobre o SUS, suas diretrizes, sobre o funcionamento de uma UBS e sobre a Estratégia de Saúde da Família…

Alguns Acontecimentos Felizes…
Para quem quer complementar a graduação tem as ligas e as extensões, eu participo do EMA que é uma extensão acadêmica que ensina como atender pacientes, pegar o histórico da pessoa, fazer o exame físico, é bem pratica e leva a gente a campo desde o começo do curso…. Essas oportunidades extras são um grande diferencial da FMUSP…. 
Nesse primeiro semestre, eu fiz dois atendimentos no EMA (num mini postinho na Penha), foi muito legal – aprendi demais, sobre como fazer uma consulta, a ouvir mais o paciente (me senti muito médica passando o caso para a supervisora que discute conosco as hipóteses e tratamentos).
nextfrontiers
Participei também de um Congresso do Hospital AC Camargo (Cancer Center), o tema era: ‘Next Frontiers to Cure Cancer’. Apesar de eu não saber muita coisa foi bem legal, o evento foi num hotel bem chique de São Paulo… Assisti palestras sobre tipos de canceres, cuidados paliativos, biologia molecular do câncer (realmente o ciclo básico é essencial rsrs) e outras… Fomos eu e mais três amigos de turma, nos sentimos importante vocês devem imaginar!! 
 
No geral, eu estou gostando bastante, as vezes paro e penso… Não acredito que estou aqui!!! Foi tão difícil a fase de vestibular…isso me faz valorizar mais onde estou e ter a consciência de que o caminho para me formar também não será fácil….
 
** Espero postar mais para relatar aos meus internautas freqüentes mais sobre minha vida na universidade 🙂  … Aguardem as cenas do próximo capitulo, ou devo dizer, Semestre!!!
Assuntos do Artigo
  • primeiro semestre de medicina
  • Materias do primeiro ano de medicina
  • primeiro periodo de medicina
  • disciplinas medicina 1o ano
  • como se dar bem na faculdade de medicina
  • materia mais dificil de medicina
  • o que se estuda no primeiro ano de medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (4 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Resumo do meu Primeiro Semestre de Medicina – Diário de uma Estudante!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

9 Comentários

  1. Matheus disse:

    Oi! Eu gosto DEMAIS desse seu site, seeempre entro aqui pra pegar dicas e tudo mais. Mas queria fazer uma pergunta e não sei onde fazê-la. Vc tem algum e-mail que eu possa te mandar? Obrigado desde já. E parabéns.

    • Bianca disse:

      Olá Matheus, tenho o email do Blog – contato@abcdamedicina.com.br… e recentemente fiz uma página no facebook – Abcdamedicina… Vc pode mandar uma mensagem pelo face que é mais rápido de eu ver do que pelo email rsrs…

      Ps.. aproveite e se quiser, curte a página e compartilhe =)

  2. Deisy disse:

    Olá! Adorei seu diário.. Meu sonho é passar em uma faculdade de Medicina, estou fazendo o segundo semestre de cursinho, e sei que ainda tenho um longo caminho pela frete! Adorei seu blog, aprendi muito com vc!! Obrigada!! Espero que continue postando suas experiências!!

  3. Caroline disse:

    Olá! Adorei a postagens… não só ela, mas tudo aqui! Meu sonho é passar em Medicina. Ainda tenho 14 anos e faço o 9 ano, tenho muito tempo ainda, mas me dedico bastante ao estudo. Espero que consiga terminar o faculdade inteira, torço por vc rs. Gostei muito do blog, espero também que continue postando suas experiências aqui!! Beijos.

  4. Raimundo disse:

    Olá! Vou iniciar o curso de Medicina esse ano e fiquei um pouco assustado ao ler sobre o seu primeiro semestre, parece que vai ser bem complicado, se puder me dar uma dica, ficaria grato.

    • Bianca disse:

      Olá Raimundo, tudo bem?

      Super parabénnsss pela aprovação em Medicina =D

      Não precusa ficar assustado, no começo a gente fica meio perdido porque é tudo muito novo e diferente da escola e do cursinho, mas aos poucos você encontra seu jeito de estudar, vai tendo mais afinidades por certas matérias e por outras não, faz amizades com pessoas com quem se identifica… 

      A minha dica é não pirar para os extremos: chegar e se afundar nos estudos ou relaxar geral e curtir só as festas e diversão da faculdade.. É bom ter um controle, dedicar um tempo à graduação, mas conhecer algumas extensões, fazer atividades extras que sua faculdade oferece, se envolver em algum projeto… Isso faz toda a diferença na sua formação. 

      Outra dica é não se comparar muito com os outros, tipo em notas e tal, você tem que sentir que está aprendendo algo e fazendo o melhor para você, mas não vale a pena se comparar às outras pessoas – isso as vezes é a causa do meu estresse na faculdade, por isso que estou te falando hahaha. 

      Boa sorte na sua graduação!! Conte-nos as novidades!!

      Abraços

  5. Hadassah disse:

    Oi! Bom, ainda estou no Ens. Médio , mas minha paixão por medicina ja vem ha algum tempo! Achei incrivel o seu jeito de explicar que nao vai ser uma coisa facil, mas tambem nao vai ser um bicho de 7 cabeças! estou amando cada vez mais! Muito sucesso com seu blog!

  6. Patricia Fagundes disse:

    Olá tudo bem, gostei muito da suas dicas, me incentivou muito, gostaria de saber de vc, se é possível fazer um vestibular sem ter feito o cursinho. Será que é possível ☺️

    • Bianca disse:

      Oi Patricia, tudo bem!! Que legal, fico feliz que o post tenha te incentivado =)

      Sobre sua dúvida, é possível estudar sozinho, mas o caminho acaba sendo bem mais dificil – precisa de muita organização, encontrar um bom material para estudos, não terá professores para tirar suas dúvidas etc. Mas se você não puder fazer um cursinho, minhas dicas são: conseguir um material completo de algum cursinho (Objetivo, Anglo etc) para guiar seus estudos (com apostilas teóricas e com parte de exercícios); além disse, organize muito bem sua rotina de estudos e tempos livres; faça simulados abertos/ os online; baixe as provas anteriores dos exames que for prestar para treinar as questões e cronometrar o tempo!!

      Se tiver mais alguma dúvida, pode escrever para o Blog =)

      Beijos e sucesso com os estudos

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: