Scroll Top

Vestibular

SISU Seleção Unificada – Dicas Vestibular pelo Enem, Provas e Notas

O Enem, exame nacional do ensino médio, antes era apenas utilizado para que o governo avaliasse como os estudantes deixavam as escolas do país e era utilizado para o programa de Bolsas de Estudo do Prouni. Nos ultimos anos, o exame sofreu algumas alterações – o numero de questões, os dias de prova, o sistema de atribuição de notas e aplicações das mesmas.

Foi criado o Sistema de Selecao Unificada (SISU) que seleciona estudantes para ocupar vagas em Universidades públicas de todo o Brasil – em geral as Federais – que usa a nota total do enem ou parte do Enem e uma prova própria (como a Unifesp para os cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Engenharia Química e outros). Algumas instituições estao aos poucos aderindo integralmente ao SISU, como é o caso da UFF (Federal Fluminense que a partir do Vestibular 2013 so’ usara o enem).

Essa é uma oportunidade para que os estudantes vestibulandos prestem menos provas e possam concorrer a vagas em locais distantes, aumentando a acessibilidade ao exame.

Como sao as Provas?         

O Enem tem dois dias de Prova totalizando 180 questões mais uma Redação. O Primeiro conta com as matérias Ciências da Natureza e suas tecnologias (o que engloba química, física e biologia) com 45 testes e Ciências Humanas e suas Tecnologias (historia e geografia) com 45 testes. Já no segundo dia, são 45 questões de Linguagens e Códigos (Português e Língua Estrangeira), 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e uma Redação em gênero Dissertativo.

Desde 2012 a correção e calculo da nota do enem usa de um método “da Resposta ao Item” TRI que avalia a dificuldade de uma questão e atribui notas diferentes, além de tentar analisar se houve “chutes” – um aluno acerta uma difícil, mas erra uma fácil, por exemplo. As redações são as que causam maior polemica, pois são corrigidas por vários professores pelo território nacional, assim ha’ grande divergência nas correções e o Mec nao aprova o acesso do aluno `a correção.

Dicas para o Enem

Como a prova é extensa e cansativa, o que é mais difícil não são as questões(que costumam ter nível de fácil a médio de dificuldade) e sim o tempo e o estresse da prova longa.

Assim é preciso se preparar com Simulados tipo Enem (para se acostumar com o ritmo da prova) e treinar leitura e interpretação de texto, pois isso é grande parte da prova.

Leve uma garrafa de água, bolacha ou frutas para se alimentar durante a tarde. Vá com roupas confortáveis, se possível deixe o celular em casa ou então desligue como pedem no edital, leve apenas materiais necessários e permitidos (caneta azul ou preta), leve o cartão de confirmação de inscrição e documentos.

Treine redações em Dissertação – busque aprimorar seus argumentos, leia sobre atualidades e tudo o que julgar bom para aumentar a visão critica e expositiva de assuntos, nunca deixe de escrever por mais de 15 dias, e leia sobre alguns Filósofos políticos, pensadores da educação e outros que possam ter suas citações devidamente colocadas em sua redação.

Links de Sites Uteis e Importantes

Enem: Clique Aqui

Mec (Veja a relação de cursos e Universidades participantes): Clique Aqui

Enade (Consulte a nota da Faculdade de seu interesse): Clique Aqui

Prouni (Veja como Conseguir uma Bolsa): Acesse Aqui

** Deixe seus Comentários ou dúvidas sobre o Enem e o SISU aqui no ABC da Medicina…

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à SISU Seleção Unificada – Dicas Vestibular pelo Enem, Provas e Notas!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: