Scroll Top

Vestibular

Temas que Mais Caem no ENEM – Dicas de Estudo e Como Revisar

O ENEM é, com certeza, a prova mais aguardada do ano, e ele está chegando!! Nessa reta final, é comum que muitos se sintam inseguros sobre o que fazer e estudar, se vale a pena investir em uma rotina intensa de estudos ou ir desacelerando! No Canal Vlog Mediários, eu e o Fabio postamos algumas dicas gerais de estudos: que temas estudar em cada matéria e como se organizar. Mas resolvemos também fazer esse post para explicar um pouco mais a fundo quais temas são essenciais que você saiba para a prova e mostrar exemplos práticos da abordagem deles. Vamos lá?!

Como se organizar nos estudos (foto WikiHow)

Como se organizar nos estudos (foto WikiHow)

Dicas de Estudo por Matéria

A) Matemática 

O Enem cobra muitas questões que podemos considerar básicas e essenciais aos estudantes formados no ensino médio, sem tanto aprofundamento e detalhes em regrinhas chatas (ponto positivo), mas o problema é conseguir resolver a maioria das questões no pouco tempo disponível (ponto negativo) – dado que há ainda a parte de português e redação no mesmo dia de prova.

Tendo isso em mente, recomendamos que revise bem os temas para conseguir resolver as questões mais rapidamente no dia, pois esse treino bem focado antes ajuda muito. Falando, então, sobre os temas que mais aparecem nas provas e que você deve se organizar para revisar:

  • Regra de Três e Proporção, os modelos das perguntas são na maioria das vezes na forma de problemas cujo raciocínio envolve conceitos de proporção.  
  • Perímetro, Área e Volume de figuras geométricas, como mostrado na questão abaixo, mas que só na prova de 2015 teve mais de 5 perguntas seguindo essa temática. 

Questão Enem 2015) Uma carga de 100 contêineres, idênticos ao modelo apresentado na Figura 1, deverá ser descarregada no porto de uma cidade. Para isso, uma área retangular de 10 m por 32 m foi cedida para o empilhamento desses contêineres (Figura 2).

De acordo com as normas desse porto, os contêineres deverão ser empilhados de forma a não sobrarem espaços nem ultrapassarem a área delimitada. Após o empilhamento total da carga e atendendo à norma do porto, a altura mínima a ser atingida por essa pilha de contêineres é: A) 12,5 m. B) 17,5 m. C) 25,0 m. D) 22,5 m. E) 32,5 m

enem2

  • Funções de 1º e 2º grau: que são cobradas na forma de gráficos e situações do dia a dia como, por exemplo, através de problemas que envolem a compra de uma mercadoria a juros. Outra forma de cobrar esse conteúdo é dando uma função que expressa alguma correlação e pedir uma informação a partir da fórmula apresentada. Esses dois formatos de questão estão explicitados nas questões da foto abaixo:

enem3

  • Probabilidade e Análise combinatória: são temas muito frequentes nas provas, por isso vale a pena dar uma estudada nas definições das fórmulas usadas, tentar resolver questões básicas e médias para se acostumar com os conceitos que muitas vezes são mais complicados. 

Questão Enem 2015) Uma competição esportiva envolveu 20 equipes com 10 atletas cada. Uma denúncia à organização dizia que um dos atletas havia utilizado substância proibida. Os organizadores, então, decidiram fazer um exame antidoping. Foram propostos três modos diferentes para escolher os atletas que irão realizá-lo:

Modo I: sortear três atletas dentre todos os participantes; Modo II: sortear primeiro uma das equipes e, desta, sortear três atletas; Modo III: sortear primeiro três equipes e, então, sortear um atleta de cada uma dessas três equipes.

Considere que todos os atletas têm igual probabilidade de serem sorteados e que P(I), P(II) e P(III) sejam as probabilidades de o atleta que utilizou a substância proibida seja um dos escolhidos para o exame no caso do sorteio ser feito pelo modo I, II ou III. Comparando-se essas probabilidades, obtém-se:

A) P(I) < P(III) < P(II) ; B) P(II) < P(I) < P(III) ; C) P(I) < P(II) = P(III); D) P(I) = P(II) < P(III) ; E)  P(I) = P(II) = P(III)

B) Português e Língua Estrangeira 

Nesse campo do conhecimento linguistico, o Enem foca muito na interpretação de textos, vale a pena criar o hábito de ler (desde jornal, revistas a literatura) um pouco todos os dias, pois assim você se acostuma a refletir e se manter concentrado na leitura. Fora esse lado bem intenso da interpretação, há também uma constante cobrança dos seguintes temas em todos os anos da prova:

  • Gêneros textuais e Recursos linguísticos: normalmente as perguntas giram em torno de tipos de textos para cada fim, por exemplo, texto jornalistico x texto narrativo. Há também perguntas sobre quais recursos um autor usa para dar efeitos a sua escrita, por exemplo, escrever paragrafos longos ou curtos, efeitos estilísticos e poéticos de iniciar as fases de maneira semelhante etc. 

enem4

  • Figuras de Linguagem: É legal dar uma revisada nos tipos de figuras, pode aparecer em uma ou outra questão ou com tirinhas, por exemplo perguntando se é uma metonímia, metáfora ou comparação.
  • Funções da Linguagem: Pegando o exemplo da prova do ano passado, havia uma questão que tinha a figura de um cartaz e perguntava qual o seu objetivo, isso é função da linguagem escrita, a resolução dessa questão envolver interpretar o contexto e a mensagem passada a um determinado público. Outro exemplo, nessa mesma prova de 2015 foi a seguinte pergunta após um determinado texto: "O texto tem objetivo educativo. Nesse sentido, além do foco no interlocutor, que caracteriza a função conativa da linguagem, predomina também nele a função referencial, que busca?" e daí vinham as alternativas. 
  • Variantes linguísticas: Essa é uma tendência das últimas provas que pede para o estudante diferenciar as aplicações da Norma culta do português dos Regionalismos e Linguagem popular. O que eles buscam não é definir o que é certo ou errado, mas mostrar nas questões que tudo depende do contexto e que tudo tem seu valor linguístico, basta atentar para essa dica e não se perder nas respostas 😉

C) Redação

É dificil de saber qual será o tema cobrado na prova, mas uma coisa importante é se familiarizar com a estrutura exigida na prova: a Dissertação Argumentativa combinada a uma Proposta de Intervenção Social. Um bom  jeito de se preparar é escrevendo redações nesse modelo e testando assim suas possibilidades e estilo de escrita.

Outra forma de se preparar é lendo redações divulgadas como Nota máxima (nota 1000), isso ajuda a ter um parâmetro de como seguir uma linha de raciocínio e se expressar bem nas linhas exigidas (sem escrever nem muito nem pouco). E mais uma dica que ajuda muito é estar ligado em atualidades, notícias, novas leis, conflitos sociais gerados pelas desigualdades etc, pois isso te dará bons exemplos para aliar à sua argumentação.

D) Química 

Alguns temas são muito recorrentes nas provas de química do Enem, muitas vezes eles vem integrados com conceitos de biologia e física, então não se assuste e foque na pergunta e não nos muitos textos auxiliares. Alguns tópicos que com certeza serão cobrados na prova são:

  • Estequiometria: há associação de textos explicando determinada reação química, e eles pedem quantidade formada/consumida de substâncias, mols, volume etc.  Há muitas possibilidades de questões, principalmente envolvendo rendimento, substâncias com impureza. 
  • Termoquímica: é algo que sempre cai, principalmente usando exemplos de reações de combustão na qual comparam diferentes combustíveis (etanol, gasolina, metano). Eles costumam cobrar custo benefício de se usar um ou outro, baseando-se no preço por litro e no quanto a combustão gera de energia.

enem6

  • Química Orgânica: últimamente tem caído questões para identificar funções orgânicas (por exemplo, se é álcool, se é éster etc) e algumas reações, como a transesterificação (estão dão a reação e pedem para dizer qual é ou fazer algum cálculo estequiométrico).
  • Cinética Química: pedem para identificar fatores que influenciam nas reações (temperatura, superfície de contato etc), função de catalisador e conceitos mais teóricos, por isso, dê uma lida.
  • Separação de Misturas: tema bem cobrado combinado à temática da poluição, eles podem pedir para explicar quais os processos para limpeza da água que consumimos nas estações de tratamento, por exemplo.
  • Polaridade de Substâncias: tanto de moléculas orgânicas como de inorgânicas:

Questão ENEM 2015) Pesticidas são substâncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto, após sua aplicação em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados são arrastados pela água até lagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipídicos e lá se acumularem. A característica desses compostos, responsável pelo processo descrito no texto, é o(a):

A baixa polaridade. B baixa massa molecular. C ocorrência de halogênios. D tamanho pequeno das moléculas. E presença de hidroxilas nas cadeias.

E) Física

É frequente a presença de questões mais conceituais, de teoria da física mais aplicada ao cotidiano. Então vale a pena dar uma revisada nas principais leis, como as de Newton, as de Keepler, as da Optica e Ondulatória, pois sempre tem alguma questão  relacionada. Fora isso, alguns outros temas são frequentemente pedidos no Enem:

  • Cinemática envolvendo questões com velocidade e distância; aceleração e lançamento de objetos;
  • Energia: fontes de energia (renovável x não renovável); transformação de energia (ex: Energia Eólica em elétrica). A seguir temos um exemplo bem clássico de como esse tema aparece na prova, essa questão é de 2015 também:

enem7

  • Elétrica: Potência elétrica, resistores e corrente, esses temas são encaixados em situações cotidianas como, por exemplo, contas de luz em uma casa, mostra-se o valor de potência de cada utensílio, lâmpada etc e você tem que calcular quanto está gastanto.

Exemplo de pergunta teórica de física (prova de 2015): Ao se ouvir uma flauta e um piano emitindo a mesma nota musical, consegue-se diferenciar esses instrumentos um do outro. Essa diferenciação se deve principalmente ao(à):

A)  intensidade sonora do som de cada instrumento musical. ; B) potência sonora do som emitido pelos diferentes instrumentos musicais. ; C) diferente velocidade de propagação do som emitido por cada instrumento musical. ; D) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes. ; E) altura do som, que possui diferentes frequências para diferentes instrumentos musicais. 

F) Biologia

Os temas mais frequentes são:

  • Ecologia: Sucessão ecológica, relações competitivas e de simbiose, definições de ecossistema
  • Teorias de Evolução: podem aparecer perguntas, textos ou tirinhas que ilustrem determinado pensamento e pedem para você identificar se é mais Darwinista ou Lamarkista, por exemplo;
  • Poluição Ambiental: geralmente em questões integradas com a química, cobram os processos de Eutrofização, Efeito Estufa, Ilhas de calor nas cidades; 
  • Genética: uma tendência das últimas provas tem sido cobrar temas desde características de DNA e RNA, projeto Genoma, Mutações e Transgênicos.

enem8

  • Reinos animais e Fisiologia: sempre caem questões comparativas entre os reinos, aspectos de sua fisiologia que são mais marcantes, vale a pena dar uma revisada através de tabelas e esquemas que mostram o que difere e o que é igual nas espécies;

G) Geografia

A prova de Geografia é bem contextualidade e em muitas vezes é bem integrada a História. No geral, segue uma tendência de cobrar muito os seguintes temas:

  • Globalização e Influência da Internet e Tecnologias na sociedade: através de textos noticiários, de filósofos e outros esse tema é abordado, ser bom em interpretação ajuda muito, mas se você der uma estudada nesse tópico vai chegar mais preparado para não errar de bobeira.
  • Geopolítica e atualidades: há sempre algumas questões nessa linha, já vi sobre Primavera árabe, sobre imigrantes haitianos no Brasil, e nesse ano não será diferente. Mantenha-se atualizado, seja por documentários ou textos jornalíticos de editoriais sobre o que está acontecendo no mundo.
  • Climas e Biomas do Brasil: uma forma de cobrar a geografia física é através de gráficos e esquemas com mapas, se você não lembra bem os principais tipos de clima, vegetação e relevo do Brasil dê uma estudada nisso que costuma cair.

enem9

  • Estrutura econômica brasileira: foco na produção agropecuária, geralmente apresentam gráficos, tabelas e esquemas, pedindo para interpretar; podem ser cobrados quais as atividades econômicas mais características de cada região do país;

H) História

A prova é bem equilibrada em temas de História Geral e História do Brasil, vale a pena revisar através de uma linha do tempo ou tabela resumo que você tenha para ficar com os conceitos gerais da evolução de fatos. Não precisa se preocupar com detalhes, basta entender a sucessão das grandes épocas da história (Antiguidade, Feudalismo, Absolutismo, Grandes Navegações, Período Colonialista etc).

  • Filosofia e Sociologia: aparecem frequentemente na prova, é colocado um textos explicando um pensamento de um filósofo e pedem a correlação com o período histórico e que corrente política ou social que ele influenciou. Ex: Hobbes, Rousseau, Montesquieu.
  • Um exemplo de pergunta modelo ENEM é aquela que coloca fotos ou textos da época e pergunta que tipo de pensando típico está sendo mostrado, quais as consequências desse pensamento etc.

enem5

Questão ENEM 2015) Considerando o contexto histórico em que foram produzidas [imagens de D. PedroII ] e os elementos simbólicos destacados, essas imagens representavam um A jovem imaturo que agiria de forma irresponsável. B imperador adulto que governaria segundo as leis. C líder guerreiro que comandaria as vitórias militares. D soberano religioso que acataria a autoridade papal. E monarca absolutista que exerceria seu autoritarismo. 

Esperamos que tenham gostado do post e das dicas de estudo, se tiverem mais dúvidas podem nos escrever aqui pelo Blog ABC da Medicina ou pelo Canal do Youtube, Vlog Mediários!!

Bons estudos, queridos!! 😉 

Assuntos do Artigo
  • como passar arrastado no enem

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (6 Votos, Média: 4,83 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Temas que Mais Caem no ENEM – Dicas de Estudo e Como Revisar!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: