Vestibular

Temas que mais Caem no Vestibular da FUVEST – Dicas de Estudo

Olá, queridos! Estamos há menos de um mês da primeira fase da prova mais aguardada em São Paulo – A FUVEST!!! Hoje vou comentar com vocês os temas que mais caem nesse Vestibular tanto na primeira quanto na segunda fase! Aproveitem para tirar dúvidas pelos comentários e ficar mais preparado nesse reta final 🙂 

Temas mais recorrentes na Prova da FUVEST

Temas mais recorrentes na Prova da FUVEST

Química 

Estequiometria e Equilíbrio sempre aparecem na FUVEST também, pois são conceitos químicos muito importantes. Portanto, revisem as fórmulas de constante de equilíbrio, reação com limitante/pureza e deslocamento de equilíbrio – vai ajudar tanto para a primeira quanto para a segunda fase.

As questões de química costumam cobrar bastante Orgânica, desde identificar as funções de um composto a compreender bem uma reação orgânica – podem pedir para que o aluno explique o mecanismo de uma reação ou deixar a equação com um reagente ou produto para seja completado, por exemplo.  

fuvest-1

O tema de Soluções e Misturas também caem bastante, vale a pena revisar aquelas fórmulas de concentração e diluição, além de tipos de misturas possíveis e métodos de separações.

E, claro, podem aparecer umas questões de inorgânica, então é bom ter aqueles fundamentos de sal/ácido/base bem sólidos, também saber nomear substâncias porque isso ajuda na resolução de várias outras questões.

Física 

Todos os anos a prova cobra os temas de Cinemática, então movimento retilíneo sem/com aceleração; lançamentos; queda livre; e, em especial, movimento circular. Além disso, a prova engloba muitos conceitos de Óptica que costumam estar em probleminhas mais chatinhos (associação de espelhos, lentes etc). 

A temática da Energia e Trabalho é outra que sempre aparece, não só na FUVEST, mas em todos os vestibulares. Vale a pena saber direitinho quando usar cada fórmula, fazer exercícios de revisão focando em transformações de energia e que misturem outros conceitos também, por exemplo, uma Força que move um carro e gera trabalho. 

Elétrica e Resistores são temas frequentes também

Elétrica e Resistores são temas frequentes também

Um tema que vem aparecendo nos últimos anos também é o da Física Moderna, então partículas e energia de fótons, por exemplo. Como não é um tema comum de ser cobrado, eles dão as fórmulas, mas se você der uma estudada pode ajudar mais ainda na hora da resolução.

Física é uma daquelas matérias que para se ir bem no vestibular é preciso fazer muitas questões de formatos diferentes, pois os mecanismos de resolução são sempre meio iguais o que pode confundir o aluno é a forma como é perguntado. 

Biologia 

Dentre os principais temas da prova estão Ecologia, então estudem relações ecológicas entre as espécies, como que é a sucessão ecológica num espaço inabitado, cadeia alimentar e balanços num ambiente (ciclo da água, carbono, eutrofização etc). 

A prova cobra bastante também Fisiologia Animal, com questões sobre os diversos sistemas, hormônios responsáveis pelas principais vias humanas (digestório, sistema reprodutor feminino).  Normalmente, a FUVEST gosta bastante de perguntar as principais características das células e pedir uma comparação entre os reinos, por exemplo comparando Vegetal e Célula animal.

Outro tema bem frequente nesse Vestibular é a Genética, então é dado um heredograma e pede-se qual o tipo de herança ou qual a probablidade de um ou outro evento ocorrer.

fuvest-biologia

Geografia 

A FUVEST costuma cobrar bastante sobre a estrutura agrária do Brasil, quais as regiões que produzem o que e quais pontos fortes da economia local/regional. 

É importante saber domínios morfoclimáticos: relevo, vegetação e clima de cada região do país! Em especial, eles gostam de perguntar com maiores detalhes sobre o Estado de São Paulo, por exemplo, bacias hidrográficas daqui, como é o relevo do litoral até o interior.

Há sempre questões sobre a Urbanização em nosso país, como foi o processo, migrações regionais e problemas gerados. E em termos de geopolítica, podem cair questões sobre os principais conflitos políticos do mundo e atualidades, como Estado Islâmico, Revoluções árabes etc.

fuvest-4

História 

Uma prova clássica, sem muitas pegadinhas e traços marcantes. Pedem história geral e do Brasil bem equilibradamente. As questões de História geral são mais focadas no período do Feudalismo em diante, abrangendo os movimentos modernos e contemporâneas – Revolução Francesa, Independência dos EUA, Grandes Guerras.

Em História do Brasil, a prova costuma pedir mais questões sobre o Período Colonial, características do latifundio, das bandeiras, períodos de mineiração. Também podem cobrar a Vinda da família real e o processo de independência de Portugal.

fuvest-3

Português 

A prova tem várias questões sobre os livros da Lista de Leituras Obrigatórias, então é muito importante ter entendido bem o livro, o movimento literário do qual  este participa e estar pronto para refletir sobre ele. 

fuvest-portugues

Alem disso, há questões voltadas a interpretação e semântica, porém poucas que peçam gramática pura, quando cobram, a questões são de regência/concordância/ tempos verbais (eles amam imperativo). 

Inglês 

Prova de leitura e interpretação, normalmente não pedem gramática e detalhes chatos. O que pode aparecer são trechos de noticiarios e revistas famosas, e podem pedir também qual o sentido de uma ou outra palavra naquele contexto (semântica).

Matemática 

Considero a parte mais chata e dificil, por isso eu tentei acertar o maximo das outras questões e deixar meus erros aqui haha Mas falando sobre o que sempre aparece na FUVEST, todos os anos caem questões sobre os temas abaixo:

fuvest-matematica

  • Propabilidade e Análise combinatória: não tem muito como se preparar a não ser se acostumando com o estilo dessas questões e o raciocínio básico necessário.
  • Geometria Plana e Geometria espacial: muitas vezes não dão a imagem e apenas a escrevem, em geral, são questões que exigem certas scadas do aluno.
  • Funções de primeiro e segundo grau: cobrados diretamente ou através de probleminhas nos quais o estudante deve montar a expressão por si mesmo.
  • Funções exponenciais e Logaritmo.

Espero ter ajudado vocês, todas as fotos de questões do post são da FUVEST 2016!! Desejo ótimos estudos por ai, pessoal!! Abraços e até a próxima!! =)

Assuntos do Artigo
  • conteudos mais cobrados fuvest
  • o mais cai em matrmatic na fuvest
  • o que cai na fuvest 2017
  • quais os temas de matematica que mais caem na fuvest
  • temas mais recorrentes fuvest

Comente Via FaceBook

Comentários




| Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Ivet disse:

    Olá Bianca,tudo bem ?

    Sei que esse post é um pouquinho antigo e já tinha visto antes de fazer a primeira fase da fuvest esse ano.

    Mas,vim aqui para agradecer pelo post que foi muito útil para mim.

    Muito obrigada.

  2. Josué disse:

    Olá Bianca

    Eu gostaria de saber se as notas de corte mostradas no site da Fuvest já estão corrigidas pelo bônus de Escola Pública, ou são as notas originais.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.