Scroll Top

Estudante de Medicina

Transcrição de RNA – Fluxo Genético, Polimerases, Splicing Eucariotos

A informação genética das células esta codificada na seqüência de nucleotídeos de seu DNA, tanto nuclear quanto mitocondrial. O fluxo dessa informação genética se dá em sua expressão a qual é feita pela transcrição do DNA à RNA, formando os RNAs mensageiro, transportador e ribossomal. Tais RNAs vão para o citosol e direcionam a síntese de proteínas que são essenciais para a estrutura e o funcionamento das células.

Esse processo de fluxo genético envolve uma maquinaria complexa de enzimas, substratos e vias de reações e sinalizações. Hoje vou tentar explicar um pouco sobre como ocorre a Transcrição e sobre a Estrutura dos RNAs, confira abaixo um breve Resumo de Biologia Molecular….

O fluxo da informação genética nas células segue, portanto, uma rota do DNA para o RNA para a Proteína, o que é conhecido como o Dogma Central da Biologia Molecular…

A transcrição é uma das formas de leitura dos Genes, possibilitando uma amplificação da informação: um gene pode ser transcrito em vários RNA e cada um deles pode gerar cópias idênticas de proteínas.

Estrutura e Funcionamento da Enzima RNA Polimerase - Fonte: molecular Biology of The Cell

Estrutura e Funcionamento da Enzima RNA Polimerase – Fonte: molecular Biology of The Cell

## Como ocorre esse Processo?? 

A transcrição tem inicio com a abertura e o desespiralamento de uma porção da dupla fita de DNA, isso expõe bases nitrogenadas que servirão de molde para o RNA – acido nucleico de fita simples, com bases nitrogenadas (uracila, guanina, citosina e adenina), pentose (ribose).

A enzima que catalisa esse processo é a RNA polimerase, em procariotos ela precisa se ligar a uma região chamada Promotor (possui uma seqüência de nucleotideos indicadora do ponto de inicio da transcrição), já em eucariotos ela precisa de fatores gerais de transcrição (TFIIA, TFIID).

A transcrição ocorre em um ciclo de reações descritas na figura abaixo, e envolve as fases de Identificação do gene; abertura da dupla fita; formação do Complexo iniciador de Transcrição; Elongamento da cadeia polinucleotídica; terminação.

Transcrição RNA - Fonte da Figura: Biologia Molecular (The Cell) de Alberts

Transcrição RNA – Fonte da Figura: Biologia Molecular (The Cell) de Alberts

 Ao final do processo, o mRNA é transportado do núcleo para o citoplasma através do Complexo do Poro Nuclear que os reconhece. O poro possui diferentes proteínas que se ligam a Cauda Poli-A, outras ao quede e proteínas que marcam RNAs que sofreram Splicing total.

 ## Características Gerais da Transcrição de RNA:

– A RNA polimerase não precisa de um Primer para iniciar a reação (como ocorre na Replicação de DNA);

– As ligações entre os nucleotídeos são chamadas de Fosfodiester;

– A Transcrição ocorre numa bolha (espaço entre as duas fitas de DNA);

– Unidade de Transcrição é a sequência de nucleotídeos entre os sítios de Iniciação e Terminação lida pela Rna Polimerase;

– O transcrito de RNA não permanece associado à fita molde de DNA

– Processo menos preciso que a replicação (incorporações de bases erradas 10^4);

– A transcrição do Rna ocorre no Sentido 5′ para 3′, usando um molde que está na direção 3′ para 5′.

Exportação de RNA do Núcleo para o Citoplasma

Exportação de RNA do Núcleo para o Citoplasma

 ##Processamento do RNA em Eucariotos

Deixa o acido nucleico o mais estável o que facilita a exportação do RNA do núcleo para o citoplasma. Ocorre ainda durante a transcrição e consiste na adição de um Cap de proteção, na extremidade 5′, e de uma Causa Poli-A, na extremidade 3′.

Além disso, a maioria dos RNAs passa por uma etapa adicional de processamento antes de se tornarem funcionais, o Splicing. Nessa etapa, são retirados do RNA os trechos não codificadores, os íntrons.

Pequenas moléculas de RNAs nucleares (snRNAs) reconhecem os limite íntrons-éxons (por meio de pareamento de bases por complementaridade) e, associadas a proteínas, formam os snRNPs os quais geram os Splicepssomos.

Resumo do Splicing do RNA em Células Eucariontes (Figura do Livro Biologia Molecular da Célular)

Resumo do Splicing do RNA em Células Eucariontes (Figura do Livro Biologia Molecular da Célular)

Splicing Alternativo – os transcritos de diversos genes podem ser processados por Splicing sob diferentes formas, cada uma delas levando à produção de uma proteína distinta. Isso permite que diferentes proteínas sejam produzidas a partir do mesmo gene (60% dos genes humanos podem sofrer Splicing Alternativo), conferindo um certo grau de flexibilidade evolutiva.

** O que achou das Informações sobre Transcrição?? Deixe suas dúvidas ou comentários sobre o Tema aqui no Blog ABC da Medicina…

Assuntos do Artigo
  • transcrição da informação genética
  • transcrição de DNA e splicing
  • fluxo da informação genética
  • como é o fluxo de informação genetica nos procariontes
  • Como ocorre a transcrição do RNA?
  • etapas do fluxo da informação genética
  • na transcriçao primer de rna

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Transcrição de RNA – Fluxo Genético, Polimerases, Splicing Eucariotos!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: