Scroll Top

Seriados e Filmes

Um Herói do Nosso Tempo: Filme de Compaixão e Superação

Eu assisti o filme "Um Herói do Nosso Tempo" (Va, vis et deviens) numa amostra internacional de cinema da Tv Cultura, simplesmente me apaixonei pela história, pelos temas tratados sob um olhar inovador. Achei interessante compartilhar aqui no Blog esse Filme já que fala de Superação, de Compaixão, de Religião e Amor! O filme retrata muito bem as desigualdades, a violência e pobreza de muitos povos da África… É uma boa opção para assisitr nessas férias!! 

Filme de Superação e Compaixão

Resenha de Um Herói do Nosso Tempo

O protagonista da História é Salomão, com apenas 9 anos ele é a mistura viva de diferentes culturas e religiões: é um cristão negro nascido na Etiópia, que vive em um campo de refugiados no Sudão. Para sobreviver sua mãe o ensina a se dizer judeu, para que possa ir para Israel e conquistar uma vida melhor. Isso porque apenas os etíopes judeus poderiam ir para Israel de acordo com a Lei do retorno, que permite qualquer judeu de qualquer país retornar a Israel e lá estabelecer-se.

Essa lei foi adotada em 1950, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e da fundação do Estado de Israel. Apesar de tal lei estabelecer Israel como o lar de todo o povo judeu, muitos povos sofrem preconceito, como é no caso dos etíopes judaicos, conhecidos como Falashas. Esse é um nome pejorativo dado pelos etíopes não judeus que significa "exilado", "estranho".

A mãe, vendo que não conseguirá partir com o filho, o manda com uma mãe "postiça" Hana e lhe fala duramente “Vá, Viva e se Transforme” (título original do filme). Em Israel, ele é adotado por uma família de judeus de origem francesa. Obrigado a usar os mais variados recursos para justificar a mentira de que é judeu e também órfão, Salomão também enfrenta dificuldades em se adaptar com sua nova vida dado os preconceitos que sofre por ser negro e um "falasha".

Filme Um Heroi do Nosso Tempo2

Para não contar muito do filme, vou só adiantar que Salomão não é muito popular e tem ideias diferentes de muitos jovens com quem estuda. Em certo momento se apaixona por uma jovem judia de uma família tradicional e os pais dela são totalmente contra um namoro. Depois, quando saem da escola, o jovem deseja ingressar numa Universidade e cursar Medicina… 

Comentários sobre o Filme 

* O filme é inspirado no êxodo de 8 mil judeus etíopes (os chamados “falashas”), em 1984, que fugiam do governo pró-soviético de seu país para tentar algum tipo de salvação em Israel. Eles empreenderam a pé uma peregrinação de aproximadamente 600 quilômetros, da Etiópia ao Sudão, buscando a partir dali chegar à terra prometida.. Porém, apenas a metade chegou viva a um campo de refugiados no Sudão, onde famintos de toda a África disputavam pela sobrevivência.

Algumas das cenas que eu mais gostei no filme foram:

* Quando é festa de aniversário da garota que ele gosta, os pais o expulsam da festa. Ela fica chateada e vai atrás de Salomão, ela mostra que ganhou um discman (antecedente dos ipods de hoje em dia rsrs) e coloca um fone no ouvido dele e um no dela, e os dois dançam no meio da rua ao som de Eveytime you Say Good Bye (Armand Amar)… Achei lindo, super romantico (e fiquei viciada na musica, claro).

* Quando Salomão lê sua redação sobre Deus, seu texto é muito lindo – todos na sala ficam meio admirados e espantados com suas ideias não convencionais.

* Depois de formado em Medicina, Salomão retorna ao seu país de origem para prestar auxilio, a cena em que ele distribui canetas entre as crianças é emocionante!

* E mais linda de todas é a do reencontro dele com sua mãe!!

Vídeo

Assuntos do Artigo
  • frases estudante de medicina
  • series de medicina
  • series que inspiram medicina

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Um Herói do Nosso Tempo: Filme de Compaixão e Superação!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: