Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Visita ao Centro Cirúrgico HC – Diário de uma Estudante de Medicina

## Por Diário de uma estudante de Medicina …

Na terça passada, eu fiz minha primeira visita a um centro cirúrgico, foi um experiência muito interessante e engraçada também…

Diário de uma Estudante de Medicina - Visita ao centro cirúrgico

Diário de uma Estudante de Medicina – Visita ao centro cirúrgico

   Essa visita era parte de uma aula de Pratica Medica, de introdução a medicina – disciplina do 1º ano, que é mais para gente ir conhecendo os diferentes locais de atuação do medico, o cotidiano do hospital…. Mandaram um e-mail avisando que a aula seria mais cedo, as 13:30… Eu cheguei oito minutos atrasada e o professor já tinha saído da sala que a gente sempre se encontra!!! Na hora entrei em pânico, perder a melhor aula do semestre… nããooo…
   Nisso encontrei um colega atrasado da minha turma e fomos atrás do professor, mas ninguém sabia informar para onde ele tinha ido. Como teria visita ao centro cirúrgico, logo imaginamos que eles tinham ido para o tal centro… Lá fomos nós numa maratona para localizar o lugar, alguns dos prédios do complexo do HC estão conectados e tem uma ordem estranha nos andares, num momento eu reparei que fui do 7º para o 9º andar!!!
Vista do Instituto central do HC -Fmusp (um dos meus queridos locais de estudo)

Vista do Instituto central do HC -Fmusp (um dos meus queridos locais de estudo)

Quando chegamos no centro cirúrgico do instituto central do HC, resolvemos entrar. Tinha um lugar que você dava sua carteirinha (a minha era de graduação) e pegava umas roupas especiais, tocas, mascara e protetores para os pés… Nós fomos lá, nos trocamos e entramos num lugar enorme, cheio de salas de cirurgia… E ninguém reparou se a gente era medico, aluno, residente rsrs fomos andando e vendo tudo (do lado de fora das salas, há umas janelas de vidro e telas com vídeos que mostram o que esta acontecendo nas cirurgias)…. Ficamos mais de meia hora andando por lá, procurando nosso grupo e professor, mas sem nenhum resultado… De repende apareceram outros dois alunos perdidos, e (não sei como não pensamos antes?!?) resolvemos ligar para alguém da turma para ver onde eles estavam…. Eles falaram que estavam num sala x, e lá fomos nós procurar a sala (thanks God!! era no mesmo andar)
Só tinha um “pequeno” problema, não podia sair do centro cirúrgico com aquela roupa… Mas como a gente estava desesperado, saímos daquele jeito mesmo rsrsrsrs Fomos correndo pelo hospital, para ninguém reparar na gente, mas era impossível não chamar a atenção com toca, roupa-macacão!!! Demorou mais uns minutos para a gente encontrar o lugar certo (no meio da busca a gente tinha vários ataques de riso, o que não colaborava com a hipótese que poderiam ter que a gente estava a caminho de uma emergência rsrs), e aí aconteceu a parte cômica:
Os alunos estavam, pacificamente, tendo uma aula, que ia ser antes da visita, todos com roupas normais, com caderno etc… E de repente, entram quatro alunos com aquelas roupas de cirurgia, desesperados e falando alto “É aqui?!?”…. Foi hilário… as caras do pessoal e do professor foram demais… É claro que atrapalhamos a aula um pouquinha, mas ainda bem que o professor não deu bronca, ele achou engraçado também…
Nossa aventura pelo instituto central do Hospital da Clinicas foi mais ou menos isso rsrsrs Eu peguei a aula introdutória no final, dai logo o professor nos levou para o centro cirúrgico, dessa vez era o momento certo… Vimos algumas cirurgias, eu entrei em duas (uma de tireoide  e uma de olho, o prof deu até uma parte da glândula que foi removida para a gente ver), assisti de fora por uma tela uma cirurgia por laparoscopia, e depois demos uma volta na UTI.
Enfim, essa tarde foi bem divertida, eu nunca tinha pensado num centro cirúrgico como um lugar mais descontraído, mas na realidade, pelo menos no HC, as salas ficam em três grandes corredores, em geral, as portas ficam abertas para esses corredores, alguns cirurgiões põe música, outros param rapidinho para comer (quando a cirurgia é muito longa, tipo 12 horas), os alunos da graduação podem assistir os procedimentos (desde que peçam licença para o medico responsável)….
Nossa, teve uma hora, quando estávamos perdidos e perguntamos para uma senhora se ela sabia o local da aula, que dissemos que éramos do primeiro ano (da graduação), e ela virou e falou para um dos médicos que a gente era R1 (residente do primeiro ano, da especialização)… Nessa hora foi engraçado, justo nós os calouros perdidos, com cara de criança, fomos chamados de R1 rsrsrs…
Bom, e esse foi mais um capitulo do meu diário de curso!!! Me despeço, agora pensando em temas menos felizes, como as provas dos próximos dias rsrs…
Assuntos do Artigo
  • estudante passa mal cirurgia
  • o que se encontra em uma visita ao centro curigico
  • visita tecnica ao centro cirurgico

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (5 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Visita ao Centro Cirúrgico HC – Diário de uma Estudante de Medicina!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

3 Comentários

  1. Loren disse:

    Nossa! Muito engraçado, é tão legal esses diários de estudante! Ano que vem eu que vou me perder no HC (espero muito)

  2. Leonardo disse:

    Curti muuuito seu blog, sempre quis ser medico desde criancinha assim, tive uma cirurgia de neurologia que atrapalhou os estudos mas agora to terminando o terceiro em supletivo e ano que vem vo entra pro melhor cursinho da cidade e vo segui oque vc fez vc é “foda” vc passo na usp é um sonho usp sou do parana quero passa na UFPR em curitiba é bem boa tb como vc disse estuda no HC *–* QUE SONHO
    vou ver teu blog todo dia
    sou seu fã
    beeeijos

  3. Deisy disse:

    kkkkkkkkkkkk.. Amei sua aventura.. Espero acontecer comigo alguma coisa hilaria desse tipo tbm.. rsrsrs

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: