Estudante de Medicina Bianca

Clínica Médica na Faculdade de Medicina da USP – Diário de uma Estudante

Olá, queridos leitores! Hoje vou contar um pouco para vocês sobre como foram esses dois meses e pouco pós férias aqui na Faculdade. Muitos de vocês acompanham o trabalho do Vlog mediários, então já tem uma ideia maior do que se passou no curso etc, mas para quem ainda não acompanha vou explicar aqui em mais um Diário de Estudante de Medicina 🙂 

Estou no 4º ano de Medicina na Universidade de São Paulo, atualmente no 8º período. É uma fase bem diferente do curso porque estamos nos preparando bem mais intensamente para a parte de Internato (5º e 6º anos) no qual faremos estágios quase que 100% práticos no hospital. Por isso, a carga horária e a carga de conteúdos aumentou muito e fica difícil até de postar com regularidade aqui no Blog…

Mas como estava dizendo, nesses meses tive uma Matéria muito renomada e temida por todos os alunos aqui – a Clínica Médica. Nessa matéria aprendemos o que todo médico precisa saber de conceitos gerais de saúde, isso porque várias doenças se interrelacionam e o conhecimento sobre as principais afecções de saúde é primordial para se formar um bom médico, independente da futura especialidade escolhida.

Diário de uma Estudante de Medicina - Rotina de Estudos e Estágios

Diário de uma Estudante de Medicina – Rotina de Estudos e Estágios

Clínica Médica no 4º Ano de Medicina

Esse curso é formado por vários blocos de estágios, um de Clínica Geral e outros de Rodízio em especialidades clínicas. Durante esse curso, desenvolvemos muito nosso raciocínio clínico, em especial, no bloco de Clínica Geral. Contando com mais detalhes, nele tínhamos 2 aulas por semana em pequenos grupos de 10 alunos, tirávamos história e fazíamos exame fisico completo de pacientes que estavam internados após serem atendidos no PS. Em geral, eram casos agudos ou de pessoas com doenças crônicas que tinham descompensações.  Nós íamos acompanhando a evolução da pessoa, vendo exames e conversando para ver que sintomas mudaram etc. 

Depois dessa parte de atendimentos, ainda tinha a discussão com o grupo e professor, quando um caso era finalizado tínhamos que passar para os outros colegas, sem dar o diagnóstico para que eles fossem perguntando e investigando, até darem o diagnóstico também. Foi super interessante, crescemos muito como futuros médicos com essas atividade. 

Livro de Clínica Médica da FMUSP

Livro de Clínica Médica da FMUSP

Havia também outros blocos dentro dessa grande matéria chamada de clínica médica, esses blocos eram Estágios teórico-práticos em diversas especialidades, cada um deles durando 6 dias. Então, fomos passando pelas especialidade, tínhamos aulas teóricas e discussões sobre temas mais relevantes e depois víamos pacientes internados no nas enfermarias do HC ou pacientes que tinham consulta no Ambulatório. 

Passamos pela: Pneumologia, Gastroenterologia, Oncologia, Cardiologia, Nefrologia, Hematologia, Imunologia, Reumatologia, Geriatria, Endocrinologia. Ao final de cada um desses blocos tínhamos provas! Dá para imaginar que tínhamos que estudar muito todos os dias, afinal era prova quase que constantemente haha. E além dessas provinhas, tivemos 2 provas gerais bem difíceis (que tinham peso maior) que envolviam tudo o tínhamos aprendido, essas provas eram na forma de casos clínicos e normalmente pediam: qual exame para fazer diagnóstico, qual sua Hipótese diagnóstica, como é a fisiopatologia da doença em questão, o que você espera acahar num exame físico etc. 

Outra coisa que conta muito nessa matéria é a presença e participação, isso tem peso maior do que todas as provas!! O que é bom para quem é dedicado e não falta, mas sentimos uma cobrança intensa o que nos prepara para as próximas fases de Internato e Residência. 

Como Sobreviver com tanta pressão e rotina intensa?! 

Eu passei por varias fases ao longo dessa matéria, animação no começo, cansaço e estresse no meio pro final… O jeito foi ir me organizando para estudar o máximo que conseguia, mas também reservando momentos de descanso! Acabei mudando coisas na minha rotina, como praticar menos atividade física do que gostaria/estava acostumada; estudava mais no ônibus (porque chegava muito tarde em casa); tentava absorver o máximo possível nas aulas; descobri coisas que me deixavam feliz na minha rotina e tentava sempre inserir, como tocar um instrumento, levar lanches gostosos (e saudáveis também haha).

Foto que tirei do Complexo do Hospital das Clínicas, onde estudo

Foto que tirei do Complexo do Hospital das Clínicas, onde estudo

Enfim, sobrevivi a essa fase intensa e de muita pressão, não vou dizer que não tive momentos de estresse e descrença de que conseguiria aprender tudo/ter forças para estudar mais, porém consegui superar essas fases ruins!! Lembrem-se disso nas suas fases ruins também, as vezes bate o desânimo no cursinho e achamos que não vamos conseguir, mas basta acreditar que você está fazendo isso por um objetivo maior, para conquistar seus sonhos que terá as forças necessárias =D 

No geral, posso dizer que mesmo sendo super corrido e cansativo, gostei muito dessa super matéria, aprendi demais tanto sobre os conteúdos quanto sobre mim, como vencer o estresse de uma rotina pesada e tentar encontrar um equilíbrio nessa vida de estudante. E esse é o maior desafio para quem quer seguir nessa área!!! 

Espero que tenham gostado desse relato de uma Estudante de Medicina, se tiverem dúvidas ou comentários podem me escrever aqui no Blog!! Abraços e até a próxima 😉 

Comente Via FaceBook

Comentários




Sobre o autor | Website

Sou estudante do 6º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Também participo do Vlog Mediários, um canal do You tube!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.