A época do Vestibular é uma das mais importantes na vida dos estudantes, ainda mais para quem pretende cursar Medicina – o curso mais Concorrido das Universidades.

Devido a dificuldade de se ingressar numa boa faculdade que na maioria das vezes é sinônimo de instituição pública, muitos ficam alguns anos no Cursinho. Isso é normal, eu mesma fiz dois anos de cursinho porque sempre quis estudar Medicina – um junto com o terceiro ano do ensino médio (mas não estudei direito) e um depois (dai foi pra valer!).

vestibular orgaizacao e1327939173966 Como Estudar e Passar em Medicina   Técnicas e Dicas para Vestibular
Em tempos de Vestibular, a maior dificuldade é saber se organizar …

Assim, separei algumas dicas valiosas de Como você pode estudar e passar em Medicina ou no curso de seu interesse, são conselhos baseados em minhas experiencias e na de vários colegas, pois sempre fui muito observadora e agora torno públicas algumas de minhas constatações sobre o Vestibular. Espero que ajudem …

Durante o Ensino Médio …

Ter foco e planos é muito importante nesse período, pois quanto mais cedo você decidir sobre o que quer ser, mais tempo de preparação você terá. Pesquise sobre cursos e áreas de interesse – como Saúde (caso a primeira opção seja Medicina, veja outras profissões correlacionadas como fonoaudiologia ou fisioterapia) – veja os campos de atuação e se você se adequaria aos ambientes e funções, é legal participar de feiras nas Universidades e conversar com alunos.

Fora a decisão da carreira, é imprescindível que você aproveite o período da escola para estudar bastante – use seus livros e estude um pouco a mais, busque baixar provas na internet e desafios, caso não consiga resolver tire as duvidas com seus professores (eles terão muito prazer em ajudar alunos com sede de aprendizado). Se você vem da rede de ensino pública (como eu) o esforço deve ser maior ainda, pois a defasagem no aprendizado é inegável.

Preste vestibular como treineiro no segundo ano, pois essa é uma forma de você ver em que matérias está com mais dificuldades e assim estudar mais no terceiro. Além disso, faça os simulados abertos dos cursinhos como Anglo e Objetivo que é outra forma de preparação.

Como se Organizar no Cursinho …

dicas de estudo Como Estudar e Passar em Medicina   Técnicas e Dicas para Vestibular
Faça um Horário de Estudos com tempos para relaxamento

No começo do ano já elenque as matérias com mais dificuldade, no meu caso foram Matemática e física, procure estudar um pouco mais a fundo essas matérias (resolva mais exercícios e frequente o plantão de duvidas) assim você fica mais familiarizado aos tipos de exercícios e como os tópicos são cobrados em exames.

Mas isso não quer dizer que você so deve estudar so’ algumas matérias, o importante é ter um Conhecimento Horizontal, ou seja, geral o que lhe permite pontuar uniformemente numa prova.

Nunca deixe se saber das atualidades politicas, sociais e em questões ambientais pois são frequentes temas de redação ou questões interdisciplinares. Treine redações desde o começo do ano, participe dos laboratórios e discussões - assim é mais fácil desenvolver argumentos críticos e defender pontos de vista.

Tenha uma rotina de estudos, sempre revise a aula do dia e faça a tarefa relacionada, se possível veja a aula seguinte e tente responder as questões da apostila – assim na aula você vê os pontos que precisa reforçar e tira duvidas. Aos finais de semana diminua o ritmo de estudos, é preciso relaxar – pratique alguma atividade física, saia com a família e amigos (mas nada de excessos com baladas e festas).

 Tenha um cantinho reservado para seus estudos, cole resumos e lembretes na parede e deixe o local mais confortável. Estude no minimo  40 minutos de cada matéria, intercale os estudos, eu fazia assim Matemática e geografia, física e biologia – para não esgotar muito. Faça intervalos para se alongar, comer um lanche e tomar um ar na janela depois de umas 2 horas de estudo seguidas (ou em seu tempo máximo de concentração).

A Dica clássica – estude e faça simulados (assim acostuma-se com as horas de provas). Outra coisa, muitas pessoas vão ficar falando que estudam 8 horas ou mais e que nos fins de semana estudam o dia inteiro, e as vezes a gente pode ficar intimidado. Mas o importante não é a quantidade e sim a qualidade - não adianta ficar o dia inteiro sentado se voce estiver sem foco e distraído - portanto esquematize uma rotina progressiva (comece com poucas horas de estudo e vá aumentando ate o meio do ano, no final não se desespere e mantenha o ritmo).

 Como Estudar e Passar em Medicina   Técnicas e Dicas para Vestibular
Crie um Ritmo de Estudos

Qual Faculdade escolher? 

Eu sempre busquei as universidades públicas pelo fato de meu curso ter mensalidades caríssimas, fora o custo de livros e custos extras de sobrevivência! Caso possa, uma opção interessante é o Prouni em instituições privadas, mas para escolhe-las observe a nota no Enade e outras avaliações de profissionais do ramo.

Veja opções de estudo em outros Estados e cidades – eu prestei todas de São Paulo e uma no Rio de Janeiro, e conheci vários vestibulando que fizeram o mesmo – pois você terá custos morando longe, mas não chegarão nem aos pés de um curso pago de Medicina ou outro concorrido (fora que muitas Universidades oferecem auxílios e bolsas).

Veja também opções em faculdades privadas, mas com reconhecimento e qualidade na formação. Muitas oferecem bolsas para os primeiros colocados no vestibular.

Na Hora das Provas … Técnicas e Dicas

Se você tiver feito sua parte, estudando, as provas serão menos assustadoras do que parecem, pois os assuntos serão sempre os mesmos com diferentes carinhas nos enunciados. Assim tente manter a calma, não fique pensando “isso vai decidir minha vida” ou “não posso errar essa por que estudei…”.

Use a técnica de fazer tudo o que sabe, ir pulando aquelas que não conseguiu resolver de primeira. Depois volte para pensar nas que teve duvida, quando faltar uma hora ou um pouco mais para o termino passe no gabarito as que já tem certeza e depois pense mais nas outras.

A maior dificuldade durante a prova é organizar o tempo. Como meu professor de Biologia do cursinho (Mou do Objetivo) falava, não queira ser Herói e resolver a questão mais difícil, perde-se muito tempo que poderia ser usado para outras questões mais fáceis. Para provas como o Enem, treino é fundamental - é preciso vencer o cansaço e interpretar muitos textos.

Outra dica, é levar um lanche leve - água fresca, uma fruta fácil de comer (tipo uva em caixinha), um biscoito salgado e um doce (eu preferia as balas `a chocolate). Vá com roupas confortáveis e não esqueça os documentos.

 

** Ficam as Dicas e algumas Tecnicas de Estudo, tenho certeza que vao ajudar a voc se preparar e Passar no Vestibular!

Ah, deixe seus comentários ou duvidas aqui em meu Blog…Tem questões sobre o Curso de Medicina ou sobre o Cursinho, partilhe aqui …