Scroll Top

Literatura e Arte

Desenhos Anatômicos de Leonardo da Vinci – Arte e Ciência na Medicina

Leonardo Da Vinci (1452-1519) é, sem dúvidas, um dos maiores gênios da humanidade, não apenas por seus quadros e esculturas, mas também por seus estudos profundos em Anatomia que renderam desenhos de uma perfeição e detalhes impressionantes, por sua invenções, projetos em arquitetura, engenharia e ciência em geral… Essa mente renascentista estava mesmo à frente de seu tempo e nos deixou um legado artístico e científico muito rico!

Por centenas de anos, nas escolas medievais não se ensinava a Anatomia, a prática de dissecação era proibida. Isso ocorreu por conta do domínio dos ideais religiosos que faziam o homem se ver como ser imperfeito, não louvável, cujo corpo não devia ser explorado, conhecido…. No Renascimento, a ciência deu um salto e as artes também… o Humanismo e o Cientificismo permitiram o desenvolvimento de maiores estudos anatômicos, por exemplo, os quais revolucionaram a Medicina e são essenciais até os dias de hoje!

No Renascimento, artistas como Leonardo aproximaram-se de médicos-anatomistas para retratar melhor a forma humana em pinturas e esculturas, eles foram chamados de “artistas-anatomistas”:

No Renascimento, artistas como Leonardo aproximaram-se de médicos-anatomistas para retratar melhor a forma humana em pinturas e esculturas, eles foram chamados de “artistas-anatomistas”

Ao longo de 15 anos (de 1498 a 1513), Leonardo desenhou órgãos e elementos dos sistemas anatomofuncionais do corpo humano em um estudo que começou pela leitura das obras de autores da medicina pré-renascentista, como Galeno de Pérgamo (129-200), Mondino dei Luzzi (1270-1326) e Avicena (980-1037). Ele também participou de dissecações do corpo humano e de diversos animais. Porém, jamais terminou e publicou a obra que, segundo pesquisadores, poderia ter revolucionado a medicina mais de 20 anos antes que o belga Andreas Vesalius, considerado o “Pai da Anatomia”, publicasse seu livro “De Humani Corporis Fabrica”, em 1543, obra que marca a fase inicial dos estudos modernos sobre anatomia.

“Com seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci ultrapassou os conhecimentos dos artistas de sua época, pois, ao observar o interior do corpo humano, viu de perto as características dos seus músculos e dos seus órgãos vitais, e mais ainda, tentou e conseguiu entender e dar explicações lógicas sobre os seus movimentos, sobre as suas ações e sobre as suas funções”, explica o cirurgião do coração Pedro Carlos Piantino Lemos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que traduziu o livro do inglês para o português, em parceria com a tradutora Maria Cristina Vilhena Carnevale.

Livro "Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci"

Livro “Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci”

Para quem quiser conhecer mais sobre a História da Medicina, como que os estudos Anatômicos se desenvolveram desde a época medieval e mais da Ciência e Arte de Da Vinci, uma dica de leitura é o livro “Os Cadernos Anatômicos de Leonardo da Vinci” (Leonardo on the Human Body), publicado pelas editoras Unicamp/Ateliê.  Ele contém 520 páginas com informações que mostram em detalhe o lado anatomista do gênio italiano, além de 1200 desenhos anatômicos por ele feitos.

Confira alguns dos Desenhos Anatômicos de Leonardo Da Vinci

leonardo-Vinci

“Embora fosse fundamentalmente um artista, [Leonardo] considerava a anatomia como sendo algo mais que simples coadjuvante da arte. Essa atitude o levou a prosseguir com seus estudos, de tal maneira que seus conhecimentos anatômicos ultrapassaram aqueles que seriam suficientes para desempenhar sua arte”.

Estudos de Anatomia - Esboços de Leonardo da Vinci

Estudos de Anatomia – Esboços de Leonardo da Vinci

Os detalhes, os cortes e os ângulos dos desenhos impressionam pelo realismo e respeito pela proporcionalidade que existe no corpo humano. A influência da engenharia e da matemática, nos estudos de Da Vinci, é visível: roldanas, formas geométricas e engrenagens estão presentes nas gravuras, ao lado de estruturas ósseas, de conjuntos de tendões e músculos, indícios de que ele recorreu a cálculos para interpretar os movimentos e a funcionalidade dos elementos anatômicos que observou.

Leonardo-Da-Vinci

A partir do Renascimento, os estudos de anatomia nunca mais foram os mesmos, o próprio professor passou a mostrar diretamente no cadáver os aspectos dos elementos anatômicos. Além disso, o desenho mudou e ajudou a ciência, antes disso os materiais de estudo de Anatomia eram essencialmente compostos por textos e descrições, as figuras eram raras…

Estudos Anatômicos da Cavidade Abdominal e Pelve

Estudos Anatômicos da Cavidade Abdominal e Pelve

Assuntos do Artigo
  • desenhos anatomicos de leonardo da vinci
  • anatomia leonardo da vince
  • desenhos de médicina
  • Desenhos sobre medicina sem pinturas
  • esboços de leonardo da vinci
  • leonardo da vinci desenhos e esboços

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (3 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Desenhos Anatômicos de Leonardo da Vinci – Arte e Ciência na Medicina!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: