Scroll Top

Diário de um Estudante de Medicina

Meu Terceiro Semestre de Medicina: Diário de uma Estudante

# Por Diário de Uma Estudante de Medicina

Pois é, fazia tempo que eu não escrevia sobre como anda meu curso… Na verdade, eu pouco postei nos últimos meses (não foi fácil eu me organizar). Mas hoje, vou fazer meu clássico resumo do semestre!! 

Em 2014 iniciei meu Segundo ano da faculdade de Medicina, foi emocionante deixar de ser considerada "caloura" e recepcionar os novatos, entre eles minha prima =)

Meu Terceiro semestre começou com um promessa de ser terrível – isso era o que eu, caloura, ouvia dos meus veteranos do 2o ano assim que passei na faculdade de Medicina… eles sempre falavam que não tinham tempo pra nada, que as matérias eram muito difíceis, que se eles sobrevivessem seria demais! Agora, fazendo um balanço, eu percebo que sim, esse foi um semestre difícil…

Diário de uma Estudante de Medicina

Eu amo Medicina #Sóestoucansada

No começo eu estava animada com tudo, nem senti que passaram os dois primeiros meses de aula, quase sem provas… Mas depois, com matérias acumulando, muitas provas, milhares de atividades extras em que eu me meti, pouco tempo para estudar, senti um peso e cansaço supremos. 

Vou começar com todas as coisas boas que vivenciei…

O início do semestre foi animador, acho que a maioria é assim, chegamos cheios de disposição e planos para nos dedicarmos mais rsrsr. Eu me envolvi em várias atividade extras na faculdade, entrei para a Diretoria da Liga da Tireóide, continuei com um projeto de E-saúde e educação na Telemedicina, entrei na Liga da Geriatria (sim, eu ainda penso em fazer essa especialidade), continuei no Ema (grupo de estudo e atendimentos voluntários aos sábados).

Também me aventurei a entrar no Mad Alegria (grupo de Humanização da Faculdade de Medicina da USP que conta com Palhaços e Contadores de Histórias em Hospitais) – eu sempre quis participar de um projeto assim, fiquei super nervosa, com medo de não ser aceita e tudo mais… mas quando fui chamada para participar da Contação de Histórias eu fiquei mais que feliz!! Eu tinha minha oportunidade de desenvolver uma atividade maravilhosa com pessoas das mais variadas idades, histórias de vida e situações.

Eu comecei meu treinamento em Abril e acabo em Agosto, as aulas são muito dinâmicas e quase que Terapias (cantamos, dançamos, treinamos a voz, contamos histórias nossas, ouvimos contos e lendas, brincamos, rimos e nos emocionamos a cada encontro!)… Realmente está sendo maravilhoso, os professores são Contadores e Musicoterapeutas incríveis!! Depois eu começo a parte prática, indo nos hospitais, sempre com supervisão, e conversando com os pacientes, contando histórias… 

contacao-historia

Eu também participei de um evento super interessante nesse semestre, o World Healthy Summit, que foi sediado na faculdade de Medicina da Usp. Esse evento internacional discutiu os desafios da Medicina atual, perspectivas para o futuro, ações governamentais e mais. A cerimônia de inauguração foi no Palácio do Governador em São Paulo, foi muito chique (me senti super importante rsrs). Eu já comentei no blog, mas eu nunca deixo de participar de eventos, congressos e simpósios que a faculdade oferece, eu sou meio "caloura empolgada" com palestras interessantes, lugares diferentes e claro, muitos coffees legais!

Matérias do Terceiro Semestre (Foram Muitas : o )

Eu acabei todas as anatomias, acreditam? Sim, nem eu… Eu tenho uma noção geral, mas parece impossível saber em detalhes ou lembrar o nome de certas estruturas.. Falam que com os anos (são 6 anos de graduação em Medicina) vamos revisando, e com a prática tudo se internaliza, espero que isso funcione comigo. Mas vamos lá, eu tive as duas anatomias que faltavam nesse semestre:

  • Anatomia do Sistema Urinário – foi relaticamente boa, as aulas, como sempre, são difíceis de se manter acordado ou super concentrado. Tivemos partes práticas e dissecção de estruturas e órgãos como Rins, Bexiga, ureteres e adrenais (tentei achá-las mas foi difícil).
  • Anatomia do Sistema Reprodutor – foi razoável, mesmo esquema de aulas e práticas (não tão supervisionadas quanto poderiam ser) e dissecções de peças reprodutoras como útero, ovário, testículos, próstatas etc. Eu gostei bastante das aulas de Casos clínicos que tive, eram meio que extras com correlações práticas dadas por médicos – eu até comecei a pensar em seguir a área de Ginecologia e Obstetrícia, me interessei bastante.

Outra coisa que gostei nesse período, foi que as matérias estavam bem integradas, logo após as anatomias vinha a Histologia e a Fisiologia abordando temas relacionados o que facilitou a assimilação.

  • Histologia – esse foi meu terceiro bloco de Histo, e finalmente terminei também!! Foram longas aulas teóricas e práticas no microscópio para decifrar os diferentes pontos rosas e roxos das lâminas..

Tive matérias que me deixaram de cabelo em pé, coração na mão e todas essas expressões para desespero da nossa lingua portuguesa… e elas foram:

Diário de uma Estudante de Medicina

  • Genética – tive aula com nomes famosos (como Mayana Zats) no Instituto de biologia da Usp, bem ao lado do prédio do Projeto Genôma. Foi tudo muito dificil, precisei revisar matérias do 2o semestre que tinha esquecido, muita Biologia molecular! As provas foram um pesadelo!!
  • Métodos Quantitativos – aprendemos muitos conceitos estatísticos e a importancia de aplicá-los em pesquisas, na prática da Medicina (para analisar procedimentos, medicamentos etc). Usamos um pacote estatístico chamado Rcmdr. As aulas teóricas eram dadas por pessoas de formação matemática (engenharia) e médica, eu viajava demais e foi meio complicado para mim. As práticas eram melhores porque tinham roteiros e tutoriais sobre como usar o programa. Mesmo assim, as provas foram terríveis!!
  • Imunologia – matéria super mega importante na Medicina moderna, envolve mais do que alergias, mas transplantes, canceres, diversas doenças autoimunes, medicamentos e mais… Mas, eu me perdi um pouco no início do curso (não encontrei tempo de estudar a cada aula dada) e comecei a me perder muito nas aulas… o resultado foi que as semanas de provas foram sinonimo de estresse, ansiedades supremos e estudos de ultima hora …

Outras matérias do terceiro semestre…

  • Patologia – essa disciplina é anual, continua no quarto semestre… Temos aulas e assistimos Autópsias por vídeo-conferencia. As autópsias são feitas no SVO da Faculdade de Medicina da USP ao mesmo tempo em que professores e médicos discutem com os alunos as possíveis causas da morte, explicam tópicos da matéria… As aulas são gravadas e disponibilizadas, temos exercícios e provinhas online em um portal Moodle.
  • Microbiologia – foi dividida em três blocos, um de Bacteriologia, um de Micologia e outro de Virologia.. TIvemos as noções básicas de estrutura, classificação, fisiologia desses microorganismos, vimos algumas doenças e exames laboratoriais… Tivemos aulas práticas com Placas de Petri, cultivos, flambagens para esterilização dos materiais (essa parte era mais divertida rsrs) etc.. 

Tive ainda Fisiologia EndócrinaFisiologia Renal, porém por conta da Greve da Usp, os professores dessas disciplinas pararam de dar aulas. Não critico os motivos da grave (baixos salários, pouco investimento etc), porém essa paralisação só causa mais transtorno para os docentes e para nós, alunos – nós da Medicina já temos uma grade horária puxada, agora teremos que repor essas aulas e provas perdidas nos sabados, horários pró-estudo e talvez a noite semestre que vem (será bem caótico e pesado, vamos ver o que acontece)….

A Greve dos professores aliada aos dias de Greves do Transporte público, fora as dispensas para os dias de jogos da Copa, fizeram o final desse semestre bem caótico… Foi tudo muito estresse e, agora, o melhor que podemos fazer é descansar e repor as energias para o proximo semestre!! 😀

Assuntos do Artigo
  • Diario de medicina
  • materias do terceiro semestre de medicina
  • na medicina se conta por ano ou por semestre

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 4,50 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Meu Terceiro Semestre de Medicina: Diário de uma Estudante!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

7 Comentários

  1. Barbara Monique disse:

    Hum…. Ela se acha…. Estude mto hein!! Não vale passar as férias todas no Celular ou Ipad…. #FicaaDica =D

  2. Neto disse:

    Gosto muito de acompanhar seu blog, não acho que você se acha ou algo do tipo. Suas dicas são valiosas, e seu determinismo me insentiva a continuar. Obrigado pelo ótimo blog.

  3. Luana disse:

    Olá Bianca.. Muito bom o site.. Acabei de conhecer e já "vasculhei" inteiro… Estou há alguns anos tentando vestibular para medicina e vir aqui foi inspirador para mim. E bom, moro no Nordeste, entretanto, tenho planos de prestar vestibular em SP esse ano, Unicamp ou USP. E, gostaria de, se possível, poder tirar umas dúvidas com você. Tentei ler o espaço "sobre" aqui no site, mas não tá aparecendo nada. Você se importa de me passar seu email? Desde já, obrigada!

    • Bianca disse:

      Olá Luana, fico feliz que tenha gostado do Blog =)

      Estou com um probleminha do site mesmo, já tentei colocar meu texto de sobre diversas vezes, mas não vai rrsrs 

      Pode me mandar um email sim: contato@abcdamedicina.com.br

      Ou tente pelo Facebook do Blog 😉  (Eu costumo checar mais vezes rsrs)

      Abçs

  4. Natan disse:

    Oi Bianca, uma vez eu vi um cara que passou na FMUSP falando que tinha tirado 875 (não lembro exatamente, mais ou menos isso). Eu fiquei um pouco assustado hehe. Dessas 175 vagas a galera tira essa nota mesmo pra passar ou tem gente que passa com menos?

    • Bianca disse:

      Olá Natan,

      essa não é a nota mínima, em geral os últimos classificados passam com 780/ 790 não sei exatamente, mas fica numa faixa próxima a isso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: