Scroll Top

Profissão

Doutores da Alegria – Equipe, Projetos em Hospitais, Missão, Fotos e mais

A Alegria e o Sorriso estão realmente entre os melhores remédios para pessoas que estão em sofrimento, essa filosofia ganha a cada dia mais adeptos tanto entre os profissionais da Medicina – como médicos e enfermeiros – quanto de atores e palhaços que fazem um belo trabalho social em Grupos Profissionais como os Doutores da Alegria, em Ongs e Equipes voluntarias como os Amigos do Sorriso.

Hoje vou falar um pouco do trabalho de um dos mais conhecidos grupos de palhaços e atores que atuam em hospitais – Os Doutores da Alegria!

Os Doutores da Alegria atuam e mantêm sede nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife., sua Equipe é formada por profissionais treinados e qualificados em Teatro, sendo portanto artistas, selecionados a cada dois anos. O trabalho nos Doutores da Alegria exige do artista disponibilidade mínima de dezoito horas semanais para as visitas sistemáticas aos hospitais e o desenvolvimento do seu repertório artístico.

O Grupo, que não possui fins lucrativos, arrecada fundos por meio de patrocínios, sócios-mantenedores (pessoas físicas e jurídicas), doações e permutas – em grande parte esses recursos são deduzidos do Imposto de Renda do contribuinte, via benefícios da Lei Rouanet.

Missão e Trabalhos

Possuem o intuito de promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde – e compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas. (fonte site oficial Doutores da Alegria)

Oferecem Palestras ( para agendamento ligue para (11) 3061.5523 ou escreva para empresas@doutoresdaalegria.org.br) e Cursos para Artistas, para Profissionais da Saúde (ensinando o olhar do Palhaço), para Jovens aprendizes e interessados. Para maiores informações sobre os cursos ministrados entre em contato pelo e-mail nucleo@doutoresdaalegria.org.br.

Outros Grupos que levam Alegria para Hospitais … Fotos, Videos e mais …

Cerca de 75 % dos grupos que levam divertimento a pacientes em hospitais são constituídos por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de escritório e muitos outros. Essas pessoas, em seu tempo livre, buscam levar mensagens de solidariedade, carinho e alegria para pessoas hospitalizadas. Assim utilizam da figura do palhaço não como uma linguagem artística mas como uma fantasia com o objetivo de facilitar o contato com os doentes e familiares, sendo todos voluntários.

Essa é uma tendencia super positiva da Medicina Humanitária e da Ação Social, pois mostra que mesmo numa sociedade tão individualista e cheia de contrastes muitos ainda veem na Caridade e Trabalho voluntario uma forma de fazer a diferença e ajudar ao próximo.

Outra fonte de inspiração para essas ações de grupos de palhaços é o Médico Patch Adams – que mostrou um belíssimo trabalho ao redor do mundo, levando assistência médica e alegria em lugares em que a situação da população é difícil …

Patch Adams – Clowning Around

** O que você achou do Post? Deixe aqui seu comentário ou dúvidas sobre o Tema da Medicina Humanitária … 

Assuntos do Artigo
  • projeto doutores da alegria
  • doutores da alegria como fazer parte
  • videodopalhacoqueestanabaixadasantista
  • como ser voluntario doutores da alegria
  • doutores da alegria em bh hospital que visitm quais seus beneficios
  • doutores da alegria no abc
  • doutores da alegria principais profissoes

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Doutores da Alegria – Equipe, Projetos em Hospitais, Missão, Fotos e mais!

Sobre o autor | Website

Sou estudante do 4º ano de Medicina na Faculdade de Medicina da USP, blogueira desde 2012 quando fazia Cursinho pré-vestibular. Há poucos meses comecei o Vlog Mediários no You tube.

27 Comentários

  1. Reginaldo disse:

    Tenho interesse em um trabalho semelhante a este, porém, voltado a educação, ou seja, destinado a educação infantil. Existe ? Vcs. tambem prestariam este trabalho ?

    • Bianca disse:

      Olá Reginaldo,
      eu não sei se existe uma equipe de palhaços que faça um trabalho semelhante ao dos Doutores da Alegria em escolas… Mas creio que deve haver sim, o que eu sei que existe são os grupos de recreação infantil (tipo os de festas, mas são contratados e não voluntários…)
      Eu achei um site – o Portal do Voluntário – que traz algumas informações bem legais sobre grupos como o doutores da Alegria, um exemplo são os “Doutores da Gargalhada, grupo voluntário de pessoas que se vestem de palhaço e doam seu tempo e talento com muita alegria, levando atenção carinho e muita gargalhada aos pacientes e funcionários do Hospital Neurológico Ritinha Prates em Araçatuba – SP”…
      Nesse site tem opções de ações voluntárias diversas que você pode buscar, uma que achei ser de seu interesse é de Acompanhamento pedagógico…

      Fica a dica, acesse: http://portaldovoluntario.v2v.net/aggregators?category=acts e saiba mais

      Grande abraço e sucesso com seus objetivos = )

  2. inesiane machado lopes disse:

    olha so moro no bailique interior do municipio de macapa no estado do amapa e tive a sorte de receber a visita do grupo palhacadas na amazonia em minha casa foi emocionante e marcante nunca vou esquecer.

  3. Diana disse:

    Boa noite….
    Eu moro em Santos, sou Pedagoga e gostaria de saber se vocês atuam em Santos, Cubatão ou aqui pela Baixada Santista.., Porque eu gostaria de ser voluntaria dos Doutores da Alegria…:)
    Aguardo anciosa pela resposta…:)

    • Bianca disse:

      Oi Diana,

      entre em contato com os Doutores da Alegria pelo telefone: São Paulo (11) 3061-5523 ou http://www.doutoresdaalegria.org.br/contato/fale-conosco/

      ATT

  4. Pedro Rezende disse:

    Olá !!!! queria pedir uma ajuda para vc pois gostaria de montar um grupo da alegria em minha cidade pois, não tem e estamos necessitando muito. queria que voces me enviassem alguns materiais que eu posso trabalhar com o grupo pois não tenho e estou necessitando muito
    conto com a boa vontade de voces.
    Desde já obrigado!!!!!
    Pedro Rezende

  5. Danielle disse:

    Ola!!!
    moro na cidade de conselheiro lafaiete minas gerais, gostaria muito de estar montando um grupo de Doutores da Alegria aqui em minha cidade sempre tive vontade de fazer trabalhos voluntarios e atuar como os Doutores da Alegria,gostaria de saber o que é necessario se precisamos de algum tipo de formação autorização.
    Quero muito poder trazer esse trabalho aki pra cidade

    • Bianca disse:

      Ola Danielle,
      para fazer parte dos Doutores da Alegria tem um processo, uma especie de curso… Ha diversas formas de se associar a eles, para que vc fale diretamente com eles seguem as informações da Sede:
      Sede dos Doutores da Alegria
      Rua Alves Guimarães 73
      Pinheiros 05410-000
      São Paulo SP
      (11) 3061-5523
      doutores@doutoresdaalegria.org.br

  6. alan rogerio disse:

    Amo o trabalho de vcs . Mas infelismento moro em Ro . Sou da igreja weleyana Tenho 18 anos e amo mas amo trabalhar com crianças sei que moro muito longe , mas espero que em alguma oportunidade eu possar estar asistindo pelo menos uma palestra de vcs , =)

  7. Samuca disse:

    Pessoal, estou procurando algum grupo estilo Doutores do riso para participar em Belo Horizonte, entrei no site de voluntariado mas não encontrei =(

    Alguém poderia me ajudar ?

    Abraços !

  8. sandra l m zanetti disse:

    gostaria de saber se com a idade que btenho posso participar de algum grupo como esse de doutores da alegria,e gostaria de saber se existe algum grupo desse aqui no abc

  9. Jaqueline disse:

    Eu já trabalho com um grupo de artes em minha cidade,e sentimos o desejo de ajudar o próximo levando alegria,gostaria de montar um grupo da alegria em minha cidade queria que voces me enviassem materiais que possa ser desenvolvido com o grupo pois não temos.Desde já agradeço pela sua atenção!!!

    • Bianca disse:

      Ola Jaqueline… o melhor e’ vc entrar em contato com os Doutores da Alegria pelo telefone: São Paulo (11) 3061-5523 ou http://www.doutoresdaalegria.org.br/contato/fale-conosco/

  10. Robinho Oliveira disse:

    Gostaria de saber se vocês oferecem este trabalho na cidade de Jundiaí-SP. Obrigado!

  11. silmara disse:

    olá…eu gostaria de receber um projeto que me diga como começar um trabalho assim, pra ser desenvolvido em minha cidade.Pois temos um grupo de jovens bem unido e gostaríamos de fazer essas visitas no hospital de nossa cidade

  12. jaqueline araujo disse:

    Gostaria de saber se a equipe tem algum profissional que trabalha individualmente,pois eu estava dentro do metro de BH e uma moça si apresentou como doutor da alegria eu achei muito estranho .

  13. dionicelle disse:

    Olá, gostaria de saber se em MONTES CLAROS (MG) tem esse grupo de doutores da alegria? Trabalho na aréa da saúde,sou técnico em enfermagem e gostaria de saber se é possível ou se vcs precisam de voluntários no grupo de vcs pois estou interessada em participar se for possível. obrigado

  14. Bianca disse:

    Ola dionicelle … o melhor e’ vc entrar em contato com os Doutores da Alegria pelo link http://www.doutoresdaalegria.org.br/contato/fale-conosco/

  15. Flavio disse:

    boa noite!!!!eu sou evangelista da iurd pois o DEUS me deu um trabalho a fazer que é ir para os hopitais infantil pois eu já faço um trabalho de palhaço em aniversario e inauguração de lojas pois tenho que ir junto com as obreiras e levar alegria a te essa criança pois me ajuda por favor!!!!!o que precisa para nós fazer parte e como e feito pois eu moro em morato mais gostaria de saber se em júndia tem hospital infantil , em são paulo. se precisar de alguma carta do meu pastor !!!!!!!!!!!!!!!!! DEUS e contigo o homens e mulheres guerreiras

  16. Roberta Mara da Silveira disse:

    Boa tarde;
    Gostaria de fazer um trabalho com crianças e idosos,mas estou sem ideias para interagir com ambos,vocês poderiam me enviar ideias,obrigada!!!
    Esse trabalho estou querendo fazer nas minhas horas vagas aqui na cidade de Barbacena-MG.
    Pois acredito que o mundo estar precisando de mais alegria e solidariedade,só para distrair mesmo.

  17. Eustáquio Clímaco disse:

    Olá,Tenho 64 anos, contador, perito judicial, motociclista, tempo disponível, residente em Belo Horizonte e gostaria muito, mais muito de participar deste grupo.
    Temos uma moto clube (Familia Real) composto só de familiares.
    Como posso participar?
    Por favor, aceite este mineiro de “belzonte” neste grupo maravilhoso!

    Abraços!

  18. Evaldorocha2012@gmail.com Rocha disse:

    ÓTIMO TRABALHO REALIZADO PELOS DOUTORES DA ALEGRIA. AS CRIANÇAS, JOVENS E PESSOAS MAIS VELHAS QUE ESTÃO HOSPITALIZADAS SERÃO ETERNAMENTE GRATOS À VOCÊS. UM GRANDE ABRAÇO.COMPOSITOR EVALDO ROCHA.

  19. ANDRESSA CRISTINA PEREIRA DE OLIVEIRA disse:

    Boa dia!!
    Eu moro em São Bernardo do Campo, sou Pedagoga e gostaria de saber se vocês atuam próximo ao abc. Porque eu gostaria de ser voluntaria dos Doutores da Alegria…:)
    Aguardo ansiosa pela resposta…

  20. Elisa Rosa Zitei disse:

    Olá Sou de Santos SP, e gostaria de saber como posso doar meu tempo, amor, dedicação para ser voluntaria. Sou estudante tenho 33 anos e muita disposição a me dedicar a quem precisa!

    Desde de ja agradeço!

    Meu telefone: (13) 3272-1546

    email: elisarosazitei@gmail.com

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: